CONVÉS PRINCIPAL – Passagem de Comando do Centro de Intendência da Marinha em Belém (CeIMBe)

O Vice-Almirante Edgar enalteceu os serviços prestados pelo CMG (IM) Otranto a frente do CeIMBe e deu as boas vindas ao CMG (IM) Souza de Assis.
Ato de investidura.
CMG (IM) Souza de Assis se dirigindo aos presentes pela primeira vez como Diretor do CeIMBe.
CMG (IM) Otranto ao lado do colunista.
CMG (IM) Souza de Assis e família.
CMG (IM) Otranto e Família.

Na manhã do dia 17 de Janeiro de 2022, ocorreu a transmissão do cargo de Diretor do “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe), Organização Militar da Marinha do Brasil na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, presidido pelo Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, contando ainda com a presenta do Contra-Almirante (IM) Villela Moraes, Diretor de Gestão Orçamentária da Marinha.
O grande amigo do colunista, Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Claudio Otranto Alves passou o Comando ao Capitão de Mar e Guerra (IM) Marcos Antônio Souza de Assis, em Cerimônia Militar.
O Comandante Otranto agora partirá ao Rio de Janeiro (RJ), onde em breve iniciará o “Curso de Política e Estratégias Marítimas” (C-PEM) da “Escola de Guerra Naval” (EGN). Em sua passagem por Belém, realizou grandes feitos à frente dessa instituição, responsável pelo abastecimento de toda a área que envolve os Estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.
A coluna deseja boa sorte ao Comandante Otranto na sua próxima comissão e dá as boas vindas ao Comandante Souza de Assis, na certeza que dará continuidade no bom desempenho de seu antecessor.

Capitã de Cabotagem Mannom Tavares da Costa é condecorada com a Medalha de Mérito Tiradentes

Capitã de Cabotagem Mannom Tavares da Costa ao lado do Comendador Rodrigo Agostini e CLC Gondar.

Em Cerimônia ocorrida na Sede no “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM), no Rio de Janeiro (RJ), tarde de sexta-feira (07), a Capitã de Cabotagem Mannom Tavares da Costa foi condecorada com a Medalha de Mérito Tiradentes da “Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz” (ABFIP).
A entrega da Medalha foi realizada pelo Comendador Rodrigo Agostini, Presidente da “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil), contando com a presença do ilustre Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, responsável pela indicação da agraciada.
Recentemente, a Capitã de Cabotagem Mannom concluiu o Curso de Mobilização da “Escola Superior de Guerra” (ESG), campus Brasília, destacando-se com aproveitamento e recebendo elogios do Ministério da Defesa.

Luto na Marinha Mercante Brasileira. – Comunicação de Falecimento.

No dia 12 de Janeiro de 2022, perdemos o nosso estimado colega Severino Almeida Filho, aos 67 anos, sendo informado oficialmente pelo “Sindicato Nacional dos Oficiais de Marinha Mercante” (Sindmar).
Em nota, a instituição destacou Severino como líder sindical marítimo mais representativo do seu tempo, presidindo o Sindmar até Março de 2020 e a Conttmaf até Janeiro de 2021, deixando um legado dedicado à defesa dos direitos, das remunerações e das condições de trabalho dos marítimos brasileiros.
Que Deus o receba em seu reino e conforte a família nesse momento de perda. A coluna se solidariza com os familiares, amigos e colegas.

Capitania dos Portos da Amazônia Oriental promovendo educação durante o verão 2022.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), que tem no seu comando o ilustre Capitão de Mar e Guerra André Luis Martini Vieira realizou importante ato com objetivo de conscientizar os aquaviários nas conduções de embarcações por ocasião do verão deste ano, iniciado em dezembro de 2021: a “Operação Verão”.
Atitude louvável de uma das organizações militares da Marinha do Brasil, na jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, uma das mais movimentadas no país, onde “os rios são as estradas naturais”. Vídeo no link abaixo:
https://www.marinha.mil.br/cpaor/sites/www.marinha.mil.br.cpaor/files/VID-20201220-WA0022.mp4

Rumo Certo.

  • Ministério da Defesa destacou contribuições à sociedade nos últimos 100 dias, em ações conjuntas das Forças Armadas que beneficiaram a população brasileira.
  • A Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil) virá com grandes novidades nesse ano. Informaremos com as devidas ocorrências.
  • O Editor Chefe Edson Sabbá do “Portal da Navegação”, além das colunas, sempre postando excelentes notícias do nosso setor aquaviário na Amazônia, no Brasil e no mundo.
  • O colunista participou recentemente do “4º Jobsafe Podcast” da “Safety Seeds Consultoria” tendo boa aceitação do público. Agradecimentos aos Srs. Altair Souza e Ralph Souza.
  • O Coronel Regis Lermen, Presidente da Abrammil, confirmando sua candidatura a Deputado Federal pelo Estado do Rio de Janeiro nas próximas eleições.
  • O Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, assumiu o Comando do 4º Distrito Naval a pouco mais de um mês e já atuando junto a Sociedade Paraense.
  • O amigo colunista Luiz Omar Pinheiro estará no Rio de Janeiro junto com a família, para curtir o verão chuvoso, onde receberá importante Moção.
  • O Capitão de Longo Curso Afonso Almeida Corrêa já nos preparativos finais para o lançamento da próxima edição de “O Sextante” do CCMM.
  • O Presidente da Soamar-Pará, Relton Osvaldo Pinto, vem realizado um grande trabalho a frente dessa instituição. O Natal dos Ribeirinhos foi um sucesso. Parabéns, soamarinos.
  • O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho e o Prático Pantoja (porto de Rio Grande) são alegrias e sensações de deveres cumpridos. O Planetário do CIABA teve grande incentivo dos dois.

Navegando

Livros bons têm que ser lidos. O Livro “Marinheiras e Brejeiras IV”, do autor Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar, além das histórias engraçadas, trazem frases importantes e de grandes reflexões, dentre as quais cito: “O verdadeiro Capitão já decidiu e tomou seu rumo. E não lhe pouparam críticas daqueles que somente assistem e jamais jogam. O verdadeiro Capitão é aquele que já sorriu e já chorou. E em que pese sua riqueza de espírito, conheceu bem o gosto da vitória e da derrota”.

O Navio-Escola “Brasil”, já em águas nacionais realizou no dia 02 de Janeiro, no porto de Fortaleza (CE), o Cerimonial à Bandeira Nacional, tendo as presenças do Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Moraes Ferreira, que foi Comandante do CIAGA, além de outras personalidades civis e militares. O navio realiza a XXXV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha.

No veto do Presidente da república em relação a “BR do Mar”, o colunista recebeu várias mensagens com opiniões divididas de alguns colegas marítimos. Se vai dá certo ou não, veremos com o tempo. Só o que podemos prever no momento é que o marítimo brasileiro terá que concorrer com os estrangeiros, geralmente de baixo custo e não tendo empregos em seus países e dentro de nossas águas territoriais.

Muito triste o evento ocorrido no cânion de Capitólio, no Estado de Minas Gerais, quando uma rocha desabou e atingiu várias pessoas que estavam em atividades turísticas nas lanchas conduzidas por pessoal devidamente habilitado. A Marinha do Brasil prestou auxílio ao Corpo de Bombeiros com Equipes de Busca e Salvamento (SAR). O inquérito para apurar o acidente está aberto pela força de mar.

A “Operação Verão 2021-2022” da Marinha do Brasil tem sido bastante difundido de norte a sul do país. No Amapá, através da Capitania dos Portos, com o slogan “Navegue Seguro: a nossa melhor escolha”, além das abordagens em embarcações, que resultou até o presente momento em apreensões (2) e notificações (8), também participa com palestras educativas e doações de coletes salva-vidas e coberturas de eixos.

O Canal de Suez faturou US$ 6,3 Bilhões no período de 2021, sendo registrada como sua maior tonelagem e marca mais alta da história. A divulgação ocorreu no início do ano, em 02 de Janeiro, tendo o aumento de 12,8% em relação a 2020. Cerca de 20.649 embarcações passaram pela hidrovia, registrando-se o aumento de 10% em relação ao ano anterior.

Novos casos de infecção pelo variante ômicron do vírus da Covid-19 aconteceram a bordo de vários navios de cruzeiros que navegavam em água territoriais brasileiras. Com isso, as embarcações ficaram nos portos cumprindo período de quarentena imposta pela Anvisa, que é a autoridade sanitária responsável.

O “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM), que tem na Presidência o ilustre Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Junior, recebeu importante mensagem do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, elogiando o ato dos Comodoros da Marinha Mercante, quando escreveram importante mensagem sobre a “BR do Mar”, saindo inclusive nos meios de comunicações.

A Marinha do Brasil vem realizando nesse mês de Janeiro a Operação “Aspirantex/2022”, nas áreas marítimas compreendidas entre as regiões sul e sudeste, contribuindo para os adestramentos dos meios navais, aeronavais da Esquadra e familiarização dos Aspirantes do 2º Ano da Escola Naval. No dia 27 se encerrará essa importante missão.

Ainda durante a operação “Aspirantex 2022”, os Aspirantes treinaram navegação astronômica, colocando em prática as teorias do período escolar e, através do Sextante, equipamento utilizado para esse fim, retiram as alturas dos astros (sol, estrelas, lua e planetas), calculando a posição nas cartas náuticas. Daí vemos a importância do treinamento. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next