NAVEGAÇÃO EM FOCO – CMG Enes é o novo Comandante do CIABA

Momento da transmissão de cargo no CIABA
Milva Rebelo (SOAMAR-PA), CMG Josué e Orson Feres (SOAMAR-BRASIL)

Na manhã da última terça feira, durante cerimônia presidida pelo Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Comandante do 4º Distrito Naval, o CMG João Orlando Enes tomou posse como novo Diretor do Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), a nossa “Universidade do Mar”. Enes está substituindo o também CMG Josué Teixeira.
A cerimônia contou com um grande número de convidados, entre eles, o Presidente da SOAMAR Brasil, Orson Feres, da SOAMAR-PA, Milva Rebelo – representando o Presidente Relton Osvaldo Pinto; Oficiais do Exército, Aeronáutica e Polícia Militar; Comandantes das OMs subordinadas ao Comando do 4º DN, além de Professores. O CMG Josué Teixeira Junior vai ao Rio de Janeiro participar da turma do CPEM 2022, Curso de Política e Estratégia Marítima da Escola de Guerra Naval.

Posse do novo comandante do Esquadrão de Helicóptero

Capitão de Fragata Wesley Gonçalves da Cruz, Comandante do 4º DN Vice-Almirante Edgar e Capitão de Fragata Rodrigo Gerundo Cavalcante dos Santos

Dando continuidade a troca de Comando nas Organizações Militares subordinadas ao comando do 4º Distrito Naval, o Capitão de Fragata Rodrigo Gerundo Cavalcante dos Santos assumiu na última terça-feira, 18, o Comando do 1º Esquadrão de Helicóptero de Emprego Geral do Norte, substituindo o também Capitão de Fragata Wesley Gonçalves da Cruz.
A cerimônia de posse foi presidida pelo Comandante do 4º DN, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e aconteceu no Hangar HU-41 do Esquadrão de Helicóptero.

Posse do novo Capitão dos Portos do Amazonas

Paulo Bernardes – Diretor Presidente – Praticagem de Manaus; José Silva – Diretor Presidente – Proa; Comandante 9º Distrito Naval (Vice-Almirante:Ralph Dias da Silveira Costa), CMG Marcelo Fontes Dornellas (Novo Capitão dos Portos), João Coelho – Diretor Proa; Sergio Viana – Presidente Soamar-AM.

Tomou posse no último dia 18, na sede da Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, o novo Capitão dos Portos CMG Marcelo Fontes Dorneles, em substituição ao também CMG Paulo Roberto de Oliveira Ferreira Junior. A cerimônia foi presidida pelo Vice-Almirante Ralph Dias da Silveira Costa, Comandante do 9º Distrito Naval. A solenidade foi prestigiada pela comunidade marítima do Estado do Amazonas, pelas Autoridades locais, SOAMAR-AM representada pelo Presidente Sergio Viana, SOAMAR-Brasil pelo Presidente Orson Feres, e pelos três presidentes das Empresas de Praticagem da ZP-02, Paulo Bernardes da Praticagem de Manaus, José Silva e Gilberto Coelho da Praticagem Proa.

Mares & Rios

O Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, que estará deixando o I COMAR dia 9 de fevereiro, em conversa com o colunista, falou que ficará com muita saudade da culinária paraense. Por conta disso, estaremos providenciando um saboroso pato no tucupi para que o nosso Brigadeiro saboreie antes de deixar a capital paraense.

No último final de semana, o Almirante de Esquadra (R1) Alípio Jorge esteve na capital paraense, onde reuniu com um grupo de amigos para agradecer o apoio recebido quando esteve ao comando do 4º Distrito Naval.

O colunista esteve ontem na ESG (Escola Superior de Guerra), no Rio de Janeiro, acompanhado do Delegado da ADESG-PA, Dr. Madson Brandão, prestigiando a posse do novo presidente da ADESG-NACIONAL, Coronel Antonio Celente Videira.

Assim como o Comandante Josué, a CMG (MD) Mônica Luna e o CMG (IT) Luiz Otávio estão sendo movimentados para a EGN (Escola de Guerra Naval), no Rio de Janeiro, participaram do Curso de Estratégia Política Marítima, o CEPM 2022.

O Juiz José Torquato é um dos grandes incentivadores do esporte mosqueirense. Ele faz questão de ir aos eventos esportivos da ilha para prestigiar. O magistrado atuou como goleiro nos anos 70 pelo Paysandu. Era conhecido como “Thor”, o “Rei da Curuzú”, onde fez inesquecíveis defesas (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next