CONVÉS PRINCIPAL – Destaque da Coluna, Major Policial Militar Juniel Costa Maciel.

A coluna de hoje faz referência a um dos nossos grandes Oficiais Superiores da Polícia Militar do Estado do Pará: o Major do Quadro de Combatentes Juniel Costa Maciel, atual Comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar, que abrange as cidades de Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu.
O Major Juniel também possui bacharelados em Direito e em Ciências de Defesa Social, tendo pós-graduação em Ciências Sociais e em Defesa Social e Cidadania, incluindo vários cursos durante sua carreira policial.
O Oficial serviu na Força Aérea Brasileira de 1996 a 1998, tendo ingressado na Academia de Polícia Militar “Coronel Fontoura” em 16 de Abril de 2001. Serviu no Comando do Policiamento Rodoviário (como Comandante), Comando de Polícia Ambiental (CPA), Comando de Policiamento da Capital II (CPC-II), além de muitos outros Batalhões.
Detentor de várias homenagens e condecorações, onde podemos destacar os 14 Elogios Individuais pelos trabalhos realizados como policial militar, Láurea do Mérito Pessoal pelos relevantes serviços prestados a Polícia Militar, Medalha de Bons Serviços (10 anos e 20 anos), Medalha do Mérito Judiciário (Graus de Cavaleiro e de Oficial), Medalha de Mérito Desembargador “Ermano Domingues do Couto” e Menção Honrosa da Câmara Municipal de Belém.

Marinheiro Saraiva é homenageado pelo bom comportamento disciplinar e operacional

Marinheiro Saraiva – exemplo disciplinar e operacional
Marinheiro Saraiva recebendo a Estrela de Bom Comportamento do Comandante Josué.

No mês de Dezembro de 2021, o nosso grande amigo Saraiva, Marinheiro fotógrafo do CIABA, foi homenageado pelo Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior, por ter completado 5 anos de bons serviços prestados à Marinha do Brasil, de forma exemplar.
Das mãos do Comandante, recebeu a “Estrela Dourada de Cinco Pontas”, que é utilizada por Cabos, Marinheiros e Soldados, que fizerem jus a distinção de bom comportamento.
Parabéns, Marinheiro Saraiva! Fez por merecer. Bravo Zulu!

“Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA) completa 51º Aniversário

CIAGA.

O CIAGA é responsável pela formação e aperfeiçoamento da mão de obra para a Marinha Mercante, através de seus vários cursos existentes.
No último dia 12 de Janeiro, o Centro de Instrução completou exatamente 51 anos de existência, lembrado pela Comunidade Marítima essa importante data.
Seu atual Comandante, o Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva, em sua mensagem do dia, exaltou o histórico de criação, as ações e atualizações do “Ensino Profissional Marítimo” (EPM), além do desenvolvimento da Educação a Distância (EAD).
No CIAGA são formados os Oficiais da Marinha Mercante através da “EFOMM”, bem como funciona o “Núcleo de Preparação dos Oficiais da Reserva Não Remunerada” da Marinha do Brasil (NFORM). Seus Alunos recebem toda a didática necessária para exercer as funções em um navio mercante, podendo navegar em qualquer bandeira internacional.
Parabéns ao CIAGA e a todos que colaboram para o funcionamento e engrandecimento dessa importante Organização Militar.

Aniversariante de 19 de Janeiro – 2ON Raíssa Lebrão

Aniversariante Raissa Lebrão com sua família.

Aniversariou no último dia 19 de Janeiro, a nossa ilustríssima grande amiga 2º Oficial de Náutica Raíssa Lebrão, que aparece na foto ao lado de sua linda família.
A 2ON Raíssa, ainda na função de Praticante Oficial de Náutica, esteve embarcado com o colunista a bordo do gaseiro NT “Oscar Niemeyer” em 2017, fazendo as viagens que seriam as últimas como Comandante num dos melhores navios de empresa estatal na época.
Desde então a amizade é mantida. A última vez em que estivemos presentes foi na Cerimônia da Abrammil (Academia Brasileira de medalhística Militar) no ano de 2019, no Rio de Janeiro (RJ).
Ao lado de sua família, comemorou sua data com muita devoção e paz.
Feliz aniversário, amiga Raíssa. Muita paz, saúde, fé e esperança!

Rumo Certo

  • O Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudêncio assumiu o Comando do CIABA com todo o “gás e vapor”. Com certeza realizará uma excelente administração.
  • O Oficial da Reserva da Marinha do Brasil Fábio Lobato continua com todo o vento a favor, realizando diversos cursos importantes da área onshore e offshore, através de sua empresa “Anchor”.
  • O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Carvalho Panda, no porto de Singapura, conseguiu excelente resultado em uma inspeção da “Repsol”. Parabéns a ele e sua tripulação.
  • O grande irmão José Cândido Gonçalves da Costa teve excelente participação da 1ª reunião do ano do Rotary Club Satélite Vésper no quadro “Companheirismo” ao nos repassar sua carreira exemplar. Parabéns. Somos seu fã.
  • O Capitão de Longo Curso Moreira Neto, que por muitos anos esteve nas rotas da China, Estados Unidos e Singapura, presta relevantes serviços em terra numa grande empresa estatal.
  • O colunista teve o privilégio de reencontrar um dos seus Ex-Comandantes, o Capitão de Longo Curso Jayme Branco Ribeiro, com quem manteve uma cordial bate papo.
  • O Comandante Ribeiro ainda viaja nos navios gaseiros de uma grande empresa estatal, fazendo a linha de norte a sul na cabotagem.
  • A amiga Christina, que vem atuando de maneira eficiente e eficaz como secretária do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM), sempre motivando o colunista.
  • O Capitão de Mar e Guerra André Luís Martini Vieira vem a cada dia tornando a Capitania (CPAOR) como excelência em atendimento. Os Certificados estão sendo prontificados em menos de 48 horas. Comprovado pelo colunista.
  • O Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva tem um colega de turma amigo do colunista. Trata-se do Capitão de Mar e Guerra (RM1) Aristide de Carvalho Neto, que hoje é Coaching.

Navegando

Participaram efetivamente do Prêmio “Alyrio Sabbá”, conforme noticiamos na coluna, os seguintes colaboradores: CLC José Menezes Filho, CLC João Américo, CLC Luiz Otávio Virgens da Silva, CLC Arero, CLC Diniz, CFM Reinaldo, CFM Valente, CFM Iraldo, CFM Magalhães e 2ON Negrão. Agradecemos aos Comandantes, Chefes de Máquinas e Oficiais que, com seus apoios, pudemos homenagear a Aluna Stéphany merecidamente.

Esperamos que o Prêmio “Alyrio Sabbá” se seja mantido em várias edições. O jornalista sempre teve seu carinho com a “Universidade do Mar” e seus Alunos, além da Marinha Mercante Brasileira. Temos a certeza de que ele está nos assistindo, vibrando de emoção, perpetuando seu nome em vários setores e organizações.

As Forças Armadas atuam de forma exemplar nos combates às cheias em várias cidades do norte e nordeste, como no Pará e na Bahia. Nas áreas baianas mais atingidas, a capacidade logística garantiu a chegada dos bombeiros e mantimentos, como medicamentos, alimentos, água, kits de primeiros socorros, além de transportes de profissionais especializados.

Bonito de ser ver as ações do grupo “Loucos Para Ajudar” no Rio de Janeiro (RJ). São cidadãos que saem às ruas para ajudar pessoas carentes e que não tem moradia, entregando alimentos, roupas e outros objetos de uso pessoal. Como sabemos, esse grupo não trás nenhuma Instituição de ajuda. Parabéns pela iniciativa. Ajudar ao próximo nos deixa próximo da vida eterna, conforme nosso amado Cristo ensinou.

A “Mediterraneam Shipping Company” (MSC), que tem sede na Suíça, após décadas, finalmente ultrapassou a Maersk como maior empresa no seguimento marítimo internacional. A frota dessa empresa conta com capacidade para o transporte de aproximadamente dois mil TEU’s a mais do que a sua concorrente.

A Marinha do Brasil autorizou a navegação de navios com calados de 11,9 metros no canal Grande do Curuá, em caráter experimental. Aprovado em 06 de Janeiro, a navegação ocorrerá de forma crescente, iniciando com 11,75 metros e finalizando com 11,9 metros, para poder se tornar definitivo. Estamos na expectativa para que tudo ocorra de maneira correta.

A “Agência de Vigilância Sanitária” (Anvisa) , em carta ao Ministério da Saúde e Casa Civil da Presidência da República, recomendou a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiros na costa brasileira, após os crescentes casos de covid a bordo. A ação visa à segurança da população. Corretíssimo o posicionamento.

No último sábado (22) ocorreu o “3º Encontro de Profissionais da Comunicação”, evento esse realizado pela “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil” (AIEB-Brasil), que concedeu o Prêmio “Jornalismo Destaque 2021”. O Comendador Rodrigo Agostini, que é o Presidente e Acadêmico Benemérito da instituição, sem dúvida nenhuma é um profundo reconhecedor daqueles que fazem o jornalismo chegar aos expectadores. Por motivos dos problemas ocorridos na ilha de Outeiro, o colunista não pôde comparecer ao evento.

Com relação à ponte de Outeiro, já se encontra em fase de elaboração o resultado da perícia que irão apontar as causas do desmoronamento de um dos pilares. Mesmo com as duas balsas e o uso de embarcações para os transportes de pedestres e veículos, vários problemas foram detectados ao longo da semana, sendo bastante penoso para a população que mora na localidade, como o colunista.

Novo calendário foi divulgado pela “Academia Brasileira de Medalhística Militar” (Abrammil) para o ano de 2022. Vários eventos estão programados, iniciando em Março e finalizando em novembro. Um dos mais belos acontecimentos será a 42ª Cerimônia com data prevista para 24 de junho. Estaremos lá. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next