CONVÉS PRINCIPAL – Passagem de Comando da Base Naval de Naval de Val de Cães (BNVC)

O colunista ao lado do CMG Josué, CMG Costeira e CMG (EN) Paiva.

Em Cerimônia Militar presidida pelo Comandante do 4ª Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, tomou posse o novo no Comando da “Base Naval de Val de Cães” (BNVC), Capitão de Mar e Guerra Otávio Henrique Paiva Martins Fontes, do Corpo de Engenheiros da Marinha, em substituição ao Capitão de Mar e Guerra Rodrigo Antônio da Costa Costeira.
O Comandante Costeira continuará em sua terra natal. Paraense de origem, agora estará prestando seus relevantes serviços no 4º Distrito Naval.
A coluna deseja ao Comandante Paiva sucesso em seu Comando nessa importante Organização Militar, bem como parabeniza o Comandante Costeira que, durante dois anos, conduziu com empenho e eficiência a gloriosa Base Naval.

Operação “Férias” do Detran-PA conta com novos equipamentos e viaturas

Novas ambulâncias adquiridas pelo Detran-PA.
Novos equipamentos adquiridos para o Detran-PA.

O “Departamento de Trânsito do Estado do Pará” (Detran-PA) atualmente realizou a “Operação Férias” cujo balanço final das ocorrências deverão ser apresentadas. Atuando em 23 municípios, já contabilizou a recuperação de veículos que foram furtados ou roubados, sendo devidamente devolvidos aos seus donos.
Além de agirem na autuação de motoristas infratores, também participaram no sentido de educar adultos e crianças em regras de trânsitos, direção defensiva e como evitar acidentes, para que futuramente atuem como agentes multiplicadores, levando informações para seus familiares.
As ações foram realizadas em conjunto com outros órgãos de Segurança Pública. Recentemente o Detran-PA adquiriu duas ambulâncias para auxílio em casos de acidentes, atuando principalmente no trecho compreendido entre Mosqueiro e Salinas.
Parabéns ao Detran-PA e todo seus Agentes que, direta ou indiretamente, contribuem para a manutenção da disciplina e organização do trânsito no Estado.
O colunista considera esses serviços essenciais para a população e tem vários amigos atuando nesse órgão, dentre os quais destaco o Agente Marco Antônio Paciência.

Filha de Ex-Comandante do CIABA ingressa na AFA para Período de Adaptação

Capitão de Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos nos portões da AFA com a futura Cadete.

O Capitão de Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos é só alegria estampado no rosto e vivendo momento de emoção. Nesse início de Janeiro teve a importante missão de conduzir sua filha aos portões da “Academia da Força Aérea” (AFA), onde ingressou para o Período de Adaptação.
A Academia recebeu 78 novos estagiários advindos do concurso realizado em 2021. Serão 18 aviadores, 36 intendentes e 24 de infantaria que, durante 40 dias, estarão no Estágio de Adaptação Militar, sendo esse mais um ciclo da formação que se iniciou no Ninho das Águas.
Parabéns à família Baptista Santos e a futura Cadete da AFA. Estaremos torcendo por sua brilhante carreira escolhida.

Marinha presta apoio a pessoas desabrigadas em Marabá (PA).

Nos últimos dias a população de Marabá tem sofrido com as cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas, deixando várias residências quase totalmente cobertas pela água, deslocando-os para abrigos improvisados.
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) desde o dia 14 de Janeiro vem prestando relevantes serviços como o transporte de pessoas e materiais, em conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos do Estado.
São 1.600 famílias desabrigadas, totalizando até o presente momento 3.500 pessoas afetadas. A Marinha do Brasil contínua em contínuo apoio para amenizar os sofrimentos daqueles que perderam totalmente ou parcialmente seus bens adquiridos.

Rumo Certo.

  • A Aspirante da Escola Naval Helena de Souza Monteiro é a primeira mulher a ingressar no Corpo de Fuzileiros Navais que será formada nessa Organização Militar da Marinha.
  • A primeira mulher a entrar no quadro de combatentes do Corpo de Fuzileiros Navais foi a Tenente Débora Ferreira de Freitas Sabino, em 2004, por meio de concurso para Sargento Músico.
  • O Capitão de Longo Curso Moreira Neto, a quem tive a honra de passar o Comando do NT “Marcílio Dias”, é Comodoro da Marinha Mercante Brasileira desde 2016.
  • O amigo colunista Luiz Omar Pinheiro esteve no Rio de Janeiro onde recebeu homenagem da AIEB-Brasil com o Prêmio “Jornalismo Destaque 2021” pelo sucesso da sua coluna “Navegação em Foco”.
  • O Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho é o atual Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo (TM). Vem realizando trabalho exemplar em prol da nação brasileira.
  • As ações do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém vêm trabalhando em conjunto para diminuir os transtornos da população de Outeiro após a interdição da ponte de acesso.
  • O Sr. Marcus Vinicius Lisbôa Brandão participou como palestrante com o Tema nº 2 (Experiencias em derrames de hidrocarburos em Brasil) do “Consejo Departamental de Lima. Parabéns ao amigo!

Navegando

Registra-se falta de organização nas balsas que estão realizando as travessias do Outeiro. Teve balsa saindo com apenas 3 carros, enquanto a fila de veículos estava quilométrica no lado da Ilha de Caratateua. O pior de tudo é que daria para colocar mais, conforme vídeos divulgados nas redes sociais. Torçamos para que o Governador Helder Barbalho e o Prefeito Edmilson Rodrigues tomem conhecimentos e atuem no sentido de colocar pessoas que entendam de organização e garantam um mínimo de conforto para aqueles que necessitam realizar a travessia.

A “Escola Preparatória de Cadetes do Ar” (EPCAR), sediada em Barbacena (MG) recebeu 134 candidatos aprovados em concurso e iniciaram sua jornada na vida militar. Também conhecida como “Nascente do Poder Aéreo”, o Estágio de Adaptação teve início em 15 de Janeiro, cuja missão será de preparar os alunos para ingresso na “Academia da Força Aérea” (AFA).

A AFA também recebeu 136 Alunos provenientes da EPCAR, sendo 125 aviadores, 7 intendentes e 4 de infantaria, que agora somam aos concursados de 2021, completando o grupamento de 124 que iniciaram o “Estágio de Adaptação Militar” (EAM) 2022. Desejamos sorte aos nossos futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira.

A Marinha do Brasil lançou edital em 19 de Janeiro para a admissão no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). Serão o total de 960 vagas, sendo 480 para a Turma I e 480 para Turma II, todas de 2023. As vagas serão de 720 para o “Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves” (CIAMPA) para candidatos das regiões sul e sudeste, e 240 para o “Centro de Instrução e Adestramento de Brasília” (CIAB) para candidatos das regiões centro-oeste, norte e nordeste.

Em 24 de Janeiro, exatamente 48 anos atrás, saia do mar do Japão o maior de todos os navios de bandeira brasileira: VLOO, VLCC “José Bonifácio” da Fronape. Em termos de dimensões, esse navio era maior do que os outros sete VLCC’s da época, como o “Cairú” e “Vidal de Negreiros”. O JB, por conta de transporta minério nos porões, tinha fundo duplo, com o pontal meio metro maior que os demais. Em relação ao comprimento e a boca, permanecia a mesma dimensões dos outros.

Barco que naufragou na Baía do Guajará na noite do último sábado (22) teve três resgatados momentos após o acidente e o quarto náufrago foi encontrado posteriormente. Por sorte todos sobreviveram. Por incrível que pareça, as embarcações que realizaram os resgaste tiveram as resistências de alguns passageiros. Falta de amor ao próximo. É dever de todo Comandante prestar assistência e resgaste a pessoas n’água. Ainda bem que esses passageiros não são Comandantes.

Os níveis dos rios que atingem a cidade de Marabá começaram a baixar. As autoridades recomendam que a população não retorne para suas casas ainda, pois existe o risco de se ter o fenômeno “repique”, quando o rio volta a subir novamente. As autoridades locais estão atentas a essas ocorrências.

O abraço especial para a Sra. Isabel Del Carmen Quiniao Manquian que enviou atenciosa mensagem através de sua filha Raissa Lebrão, dizendo-se fã do colunista desde 2017, quando recebeu o Certificado de Homenagem do Dia das Mães, na época entregue quando comandava o NT “Oscar Niemeyer”. Para ela “um beijo e uma rosa” (AS).

Em Fevereiro do presente ano iniciará o “Curso de Políticas e Estratégias Marítimas” (C-PEM) da “Escola de Guerra Naval” (EGN). Alguns Comandantes amigos, que estiveram recentemente em Belém, se farão presentes. Infelizmente a nossa Marinha Mercante Brasileira não terá representatividade nesse importante curso. Torçamos para que 2023 possamos ter um Capitão de Longo Curso da ativa. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next