CONVÉS PRINCIPAL – Almirante de Esquadra Alípio Jorge recebe significativa homenagem.

Na noite do dia 31 de Janeiro de 2022, importante homenagem foi realizada ao Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva pela “Confraria Marítima”, sediada no Rio de Janeiro (RJ).
Várias e personalidades e representantes da Comunidade Marítima estiveram presentes no evento em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Almirante Alípio Jorge à Marinha e ao Brasil.
No dia 16 de Dezembro de 2021, nosso ilustre Almirante transmitiu o cargo de Comandante de Operações Navais ao Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. Registra-se também que é muito querido pela sociedade paraense e na região norte, uma vez que comandou o 4º Distrito Naval.
Em breve assumirá como “Conselheiro Militar na Missão Permanente junto à Organização das Nações Unidas”, em Genebra.
Na foto, o Almirante Alípio ao lado da Srta. Luanny Brandão, filha do nosso querido amigo Marcus Lisbôa. Ela que é Gerente Comercial de uma das empresas da Confraria Marítima. O colunista deseja sucesso ao amigo em mais essa honrosa missão. Bravo Zulu!

Oficiais Mercantes campeões de vela participarão da XVII Regata Salvador – Ilhéus.

Participantes da Regata que participarão, quando Praticantes (40 anos atrás).
Medrado (à esquerda) e Lisbôa (à direita) com o Título de Campeão da Regata do ano passado.
Os campeões da Regata Salvador-Ilhéus em 2021.

Na foto temos os senhores Medrado (Juiz, dono do Veleiro “Amundsen”), Lisbôa (Consultor Internacional de Meio Ambiente), Machado (Agente Marítimo em Paranaguá) e o Yoriaki (Prático da Barra Norte ZP1 e irmão do Vice-Almirante Noriaki), quando ainda eram Praticantes de Náutica, 40 anos atrás.
No próximo dia 10 de Fevereiro, esses brilhantes e corajosos velejadores estarão participando da “XVII Regata Salvador – Ilhéus” com largada às 15 horas nas imediações do “Yacht Club da Bahia”.
Atualmente, o Veleiro “Amundsen” já se encontra fundeado em frente ao Iate Clube, pronto para a partida.
Há 110 anos, o navegador Roald Engelbregt Amundsen foi um explorador norueguês das regiões polares, que liderou a primeira expedição a atingir o Polo Sul em 14 de Dezembro de 1911.
Essa mesma equipe, nesse veleiro, foi campeão na regata do ano passado e estão vindo como franco favorito para mais uma competição.
Estaremos na torcida aos nossos velejadores mercantes. Boa sorte, Amundsen!

Rotary Club Satélite Vésper realiza ação social na Cinelândia

Rotary Club Satélite Vésper tem se destacado em suas ações sociais.
Patrícia Magluta ao lado dos casais contemplados com os kits de trabalho.

No dia 05 de Fevereiro, o Rotary Club Satélite Vésper realizou importante ação social e humanitária no bairro da Cinelândia, no Rio de Janeiro (RJ), tendo a presença de sua Presidente, Patrícia Magluta, além dos membros e apoiadores dessa instituição.
Em ajuda coletiva, juntamente com o “Quântico” e ao senhor Léo Motta (ex morador de rua), houve as distribuições de 250 kits de comida e água, além de 150 kits de higiene para pessoas que vivem e moram nas ruas.
Na oportunidade, o Vésper também realizou as doações de kits de trabalho, contendo um isopor com alça reforçada, 2 packs de água mineral e uma caixa de guaravita. Os beneficiados foram dois casais de moradores de rua. Isso foi um “golaço”.
Parabéns a todos que participaram, direta ou indiretamente, dessa grande ajuda humanitária. Sem dúvida, as pessoas que receberam essas bênçãos, jamais esquecerão. (Foto: Vésper).

Projeto Executivo de Arquitetura para o Museu Marítimo do Brasil

Projeto Museu Marítimo do Brasil.

Fruto da parceria entre o “Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro” (DCAMN) e a “Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha” (DPHDM), em 28 de Janeiro foi realizado a assinatura do contrato do Projeto do Museu Marítimo do Brasil, dando início a fase 3 dessa iniciativa.
Esse será o primeiro museu marítimo em nosso país.

RUMO CERTO.

  • A Capitã de Mar e Guerra Mônica Medeiros Luna também no “Curso de Política e Estratégias Marítimas” (C-PEM) da Escola de Guerra Naval.
  • O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Panda Carvalho, com sua bela nave chegando ao sul do continente africano com a Corrente das Agulhas a favor. No Brasil passará o Comando.
  • O Capitão de Longo Curso João Américo da Costa Gas Neto se preparando para o retorno ao navio, em rendição ao Comandante Carvalho. Bom retorno ao amigo.
  • O Capitão de Mar e Guerra (RM1) José Eduardo Vieira Carneiro sempre aplaudindo a coluna a cada edição publicada. Ele foi Comandante da Base Naval de Val de Cães.
  • O Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Moura Júnior, atuando como civil na força terrestre, continuando sua contribuição para a nação. Ele que é um grande irmão paraquedista e dos bons.
  • Já o seu irmão, 1º Oficial Náutica Daniel Moura, que viajou com o colunista a bordo do NT “Abdias Nascimento” em sua viagem inaugural, foi promovido a Imediato na empresa “Log-In”. “Eu já sabia”
  • O Capitão de Mar e Guerra José Alexandre Santiago da Silva prestando relevantes serviços na “Mega Logística”, que em breve realizará mais uma operação de grãos.
  • O “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) lançou o seu instagram com notícias do meio marítimo. Parabéns a iniciativa que irá contribuir para a divulgação da instituição.
  • A madrinha do NT “Oscar Niemeyer” Dill Müller sempre esteve acompanhando a missão desde a sua construção no estaleiro. Não é a toa que é muito querida pela tripulação e ex tripulantes.
  • O Gerente Ildemar esteve a bordo do NT “Abdias Nascimento” quando o colunista estava no Comando. Ele também é leitor de nossa coluna.

Navegando

O Canal de Suez registra recorde no primeiro mês do ano de 2022. No total de 1.774 navios atravessaram esse importante acesso, transportando cerca 106,1 milhões de toneladas. Em 2021, nesse mesmo mês trafegaram 1.594 navios. Uma diferença de 180 navios. A continuar assim, teremos recorde no ano.

A Marinha do Brasil lançou edital na última segunda-feira (07) para o concurso de admissão às “Escolas de Aprendizes Marinheiros”. Serão 686 vagas, sendo 638 para homens e 48 para mulheres. As inscrições irão iniciar em 28 de Março e terminarão em 10 de Abril. O curso terá duração de 48 semanas. Para mais informações, consulte o site www.inscricao.marinha.mil.br

O Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira transmitiu o Comando da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro no dia 28 de Janeiro de 2022 ao Capitão de Mar e Guerra Alessander Antunes Peixoto. Ele que foi Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, quando o colunista teve a chance de conhecê-lo e participar, a seu convite, da Cerimônia em Homenagem aos Marinheiros Mortos e Guerra, isso em 2018.

A “Academia Militar das Agulhas Negras” (AMAN) realizou importante Cerimônia n último dia 05 de Fevereiro, quando os Alunos da “Escola Preparatória dos Cadetes do Exército” (Espcex) passaram pelo Portão Monumental. O total de 424 cadetes, sendo 372 homens e 38 mulheres, somando-se a mais 14 militares estrangeiros de Nações Amigas, participaram da solenidade. O curso terá a duração de 4 anos.

Entre os jovens calouros que ingressaram nesse ano na EFOMM-CIABA, destaca-se João Antônio, neto do professor do falecido CLC Julião Cardoso Monteiro, que por anos ministrou aulas na nossa “Universidade do Mar” até 2005. Foi Encarregado da Divisão de Ensino de Náutica. Boas vindas ao Aluno e sucesso em seu novo horizonte mercante.

Muitos surtos de Covid têm acontecido e sido denunciado nos meios marítimos e offshore. Infelizmente as pessoas relaxaram quando acham que, por estarem vacinadas, não pegarão o vírus. Grande engano. Muitos vacinados já contraíram a doença, com sintomas leves, porém virando potenciais transmissores. Os não vacinados que ainda sofrem com isso. Ser vacinado ou não é uma escolha de cada um.

O grande navio VLCC “Trinity Spirit”, que atuava como unidade de produção de petróleo na costa da Nigéria, explodiu no último dia 02 de Fevereiro. Dez tripulantes estavam a bordo e nenhuma fatalidade foi confirmada. A empresa está investigando as prováveis causas.

Presidência da República sinaliza apoio à derrubada de veto ao Reporto no Congresso. Expectativas é que a votação ocorra no dia 08 de Março. Também os marítimos estão atentos para a derrubada da não obrigatoriedade dos 2/3 de tripulantes brasileiros em navios que virão pela “BR do Mar”.

O Praticante Gabriel, a bordo do NT “André Rebouças”, estará desembarcando na próxima estadia do navio. Ele será um dos primeiros a cumprir seu período do “Prest” em simuladores, conforme matéria publicada na coluna. Provavelmente o colunista ainda lhe encontrará a bordo para entregar a sua futura platina de 2º Oficial de Náutica.

Saudades do tempo em que recebíamos Oficiais das Forças Armadas a bordo, quando nas estadias nos portos. Hoje isso está impraticável devido a pandemia. Uma das grandes visitas que tivemos foi do Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade, então Comandante do CIABA. Voltaremos com matéria especial para relembrar essa ilustre vinda a bordo. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next