CONVÉS PRINCIPAL – Centro dos Capitães da Marinha Mercante visita o Tribunal Marítimo

O “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM), representado pelos seus Vice-Presidentes Capitão de Longo Curso Plínio Calenzo (1º) e Capitão de Longo Curso Joselito Câmara (2º), realizou importante visita ao “Tribunal Marítimo” (TM) em 04 de Fevereiro de 2022.
Recebidos pelo seu Presidente, o Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho, que também esteve à frente da “Diretoria de Portos e Costas” (DPC), a visita teve como finalidade de servir como audiência a respeito do desenvolvimento do transporte marítimo no Brasil e do futuro da Marinha Mercante Nacional. Também foram debatidos temas relacionados ao cumprimento do estatuto do Centro dos Capitães.
O Vice-Almirante Lima Filho se sentiu agraciado com a nobre visita, onde segundo suas palavras “é uma instituição que admira pelo esforço em auxiliar no avanço desse importante segmento econômico do nosso país. Brasil, um país marítimo”.
As matérias podem ser acompanhadas no instagram do Centro dos Capitães (centro_dos_capitaes_ccmm), recentemente lançado, e no Tribunal Marítimo (limafilho.tm).

Grandes veleiros estarão no Rio de Janeiro. “Velas Latinoamérica 2022”

Veleiro “Cisne Branco” da Marinha do Brasil.

No próximo domingo, 13 de Fevereiro, um dos grandes eventos da vela estará acontecendo na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Trata-se do “Velas Latinoamérica 2022”, que reunirá os grandes veleiros das diversas marinhas amigas.
Atualmente, essas embarcações navegam pela América Latina, tendo como objetivo fortalecer os laços de amizades entre as instituições, divulgando a cultura de cada país participante durante suas estadias nos mais variados portos.
Em comemoração aos 200 anos da “Independência do Brasil”, a organização do evento de 2022 coube a Marinha. O período compreendido será de 13 a 20 de Fevereiro, cujo início é a estadia no porto do Rio de Janeiro.
O “Velas Latinoamérica” ocorre a cada quatro anos, desde a sua criação em 2010, sendo sua organização rotativa entre os países participantes.

“Narrativa de Vida” – Estratégia pedagógica para projeto de vida com adolescentes

Professora Selma Grello, ao lado da Sra. Jandira (esquerda) e CLC Menezes (direita).
Narrativa de vida.

A coluna faz referência ao conteúdo “Narrativa de Vida”, do autor Gilber Machado, cujo objetivo é ajudar os alunos ou seus filhos a descobrirem seus propósitos.
Ele é empresário, escritor e palestrante, residente atualmente em Vitória, filho da Sra. Jandira e sobrinho da nossa ilustríssima e querida Selma Grello.
Na foto, de muita preciosidade por sinal, vemos a professora Selma Grello ao lado da senhora Jandira (mãe do Gilber) e do Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.

Assunção de Comando no NT “André Rebouças” pelo colunista

A bordo do NT “André Rebouças”.

Ontem (10) o colunista assumiu o Comando do NT “André Rebouças”, no porto de Angra dos Reis (RJ). Passou os cargos e funções do navio o Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues que agora desfrutará de merecido repouso.
O navio veio de uma viagem de um pouco mais de 3 meses, quando cumpriu escalas nos Estados Unidos e no Peru. Agora se prepara para nova rota internacional com destino a Europa.
O colunista, depois de mais de 2 anos assumindo navios diferentes, retorna pela primeira vez na década ao mesmo navio, onde dará continuidade ao excelente trabalho realizado pelo Comandante Luciano. Bom repouso!

RUMO CERTO.

  • O Superintendente da EGN é o Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland. Em Março de 2022 passou o “Comando da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano” (FTM-UNIFIL) ao Contra-Almirante Salgueirinho.
  • Hoje, na função de Vice-Almirante, Sergio Renato Bena Salgueirinho é o atual Diretor de Portos e Costas (DPC), instituição também responsável pelo Ensino Profissional Marítimo.
  • O amigo Lisbôa ficou emocionado com a matéria da regata Salvador – Ilhéus, agradecendo o colunista e nos manterá informada da realização da navegação.

Navegando

Não estão sendo fáceis esses primeiros meses de 2022. Muitos acidentes envolvendo embarcações. A última ocorreu no município de Itaituba (PA), onde quatro ocupantes de uma embarcação tipo voadeira naufragou em 06 de fevereiro. Somente uma pessoa foi resgatada até o fechamento dessa edição. A Polícia Militar e Corpo de Bombeiros continuam nas buscas.

A “Capitania dos Portos da Amazônia Oriental” (CAPOR) vem atuando juntos aos donos de embarcações no sentido de conscientização quanto ao uso dos equipamentos de salvatagem e das normas de segurança do tráfego aquaviário. Como dizia nosso saudoso mestre Alyrio Sabbá: “segurança da navegação é dever todos”.

Na última terça-feira (08) a Praticagem e a Marinha assinaram protocolo para a implantação do calado dinâmico na Barra Norte. Isso permitirá a ampliação do carregamento dos navios, atraindo investimentos para a nossa região amazônica.

Sindicatos marítimos pedem a derrubada do veto dos 2/3 de tripulantes ao Congresso Nacional em relação a “BR do Mar”. Os brasileiros que trabalham a bordo das embarcações tentam apoio dos parlamentares para garantir a medida aprovada pelo próprio Congresso. A decisão sobre vetos está prevista para 08 de Março. Vamos juntos no unir para empregos aos brasileiros. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next