CONVÉS PRINCIPAL – Oficial da Marinha Mercante apoia equipe de futebol em Picos (PI)

Time amador em competição.

Oficial da Marinha Mercante participa de importante patrocínio no esporte da cidade de Picos, no Piauí. Trata-se do Capitão de Longo Curso André Leal, Comandante de navio da empresa “Log-In”, que vem se destacando com um time de futebol amador competitivo.
Em 2021, com o Campeonato Piauiense interrompido por conta da pandemia de covid, vários atletas profissionais migraram para o seu time, com vistas a não perderem o preparo físico para quando a competição retornasse com suas fases.
O Comandante André Leal vem se destacando nessa grande empresa, tendo o seu navio como o vencedor da Premiação “Rei dos Mares”, que já se encontra em sua 5ª Edição. Desde a criação desse importante reconhecimento, vem acumulando os títulos, frutos de sua competência e da tripulação sob o seu Comando.
Boa sorte ao time do CLC André Leal!

CPAOR recebe coberturas de eixos e atua no combate ao escalpelamento

CMG Vieira ao lado de representantes da empresa “Ocrim” e Praticagem da Barra do Pará.

Representado pelo seu Comandante, Capitão de Mar e Guerra André Luís Martini Vieira, a “Capitania dos Portos da Amazônia Oriental” (CPAOR) recebeu 55 coberturas para eixos de motores de embarcações, em 02 de Fevereiro, através de doações da empresa “Ocrim” e da Praticagem da Barra do Pará.
Essas doações ajudarão a coibir acidentes de escalpelamentos no norte do país, onde várias mulheres, principalmente de comunidades ribeirinhas, foram atingidas e necessitaram de tratamentos urgentes em atendimentos especializados.
Os materiais serão repassados e instalados gratuitamente pela Marinha do Brasil nas embarcações regionais, visando a prevenção desse tipo de tragédia.
Participaram da entrega o Superintendente da empresa de Praticagem da Barra do Pará, Jorge Luiz Barbeiro, e o Diretor da empresa “Ocrim”, Ruy Zanardy.

Túnel do Tempo – Entrega de navio

Presidente Castelo Branco ao lado do Ernesto Geisel na visita ao navio “Jacuípe”.

A foto faz referência à entrega do navio “Jacuípe” em 02 de Abril de 1966, ou seja, 55 anos atrás. Estiveram a bordo o Presidente da República, Marechal Castelo Branco, acompanhado do Chefe do Gabinete Militar Ernesto Geisel que, posteriormente, viria a ser Presidente da Petrobrás e também Presidente da República. (Foto: CLC Menezes).

Pelo seu especial conteúdo, publicamos na íntegra a mensagem do Moço de Convés Jones.

Em dezembro de 2020, em plena pandemia, tivemos momentos de perdas, incertezas e difíceis, mas também tivemos bons momentos nessa jornada. Fomos selecionados para tripular, levar e trazer o navio João Cândido até Singapura.
Fomos a terceira tripulação a ser convocada. Com muita cautela e dedicação conseguimos preparar e levar o navio até o local desejado. Nessa jornada, conseguimos nos divertir com brincadeiras, música ao vivo com a banda “Ed Jones e Jaster”, além do “lixo do mar”. Tivemos também futebol, dominó, seção de cinema, etc. Conseguimos comprar nossas lembrancinhas para trazer para família.
Ressalvo o Comandante presente e o Imediato Allan por não terem deixado passar em branco as homenagens a várias pessoas que se foram e a dedicação da tripulação, parabenizando cada tripulante com uma medalha com o nome do Comandante Paulo.
Enfim, nessa viagem ficou o aprendizado, lembranças e o que mais gosto, a amizade. Aí você me pergunta: “nossa, uma viagem, e você já fez amigos?” Claro que sim. Faça seus cálculos aí. Você conhece uma pessoa em um final de semana e depois ver elas, às vezes, só no fim de semana. Compare com uma pessoa que ficou mais de 100 dias confinado em um navio, cuidando um do outro 24 horas por dia. Aí depois me responda: quantos finais você tem que ver seu amigo para chegar nesses 100 dias.
Depois de mais de um ano, tive o prazer de rever o Imediato Allan e sua família. Espero rever outras vezes para bater aquele velho papo “cabeça”. Espero um dia rever os outros amigos que fiz nessa viagem. O dia que vier ao Espírito Santo, não se esqueça do capixaba. Abraço.

Tripulação do NT “João Cândido” em 2021.

RUMO CERTO

  • O Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, Presidente do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM), desejou boa sorte ao colunista no Comando.
  • Dois Praticantes de Náutica e um de Máquinas finalizaram seu primeiro período de Praticagem a bordo do NT “André Rebouças”. Já outro Praticante de Náutica finalizará no simulador.
  • O Presidente da Abrammil, Coronel Regis Lermen estará se candidatando a Deputado Federal pelo Rio de Janeiro nas próximas eleições.
  • O abraço do colunista ao marinheiro Saraiva, que serve no CIABA, sendo um excelente fotógrafo. Está sempre em contato com o colunista.
  • O Capitão de Longo Curso Patrick Telles e sua tripulação estão realizando viagem de retorno ao Brasil, após cumprirem escala em Los Angeles (Estados Unidos). Nesse porto, o nível operacional e de exigência estão além do que vemos na média mundial.
  • O embarque do colunista também está presente em matéria no instagram do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM). Agradecimento aos CLC Calenzo pela lembrança.
  • A 2ª Oficial de Náutica Cinthia, que esteve a bordo com o colunista no NT “Dragão do Mar” em 2020, atua como Inspetora de Segurança do Terminal de Angra dos Reis (RJ). Desejou boa viagem.
  • O Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues, agora em casa curtindo seu repouso. Excelente profissional. Realizou importante viagem aos Estados Unidos.
  • O grande amigo Fábio Villas Boas Barata, formado na Turma da EFOMM de 2000, atua em empresa no ramo offshore. Sempre mantém contato cordial conosco.
  • A Tenente Mirim Laura Agostini, filha do nosso grande amigo Comendador Rodrigo Agostini, já desde cedo usando farda. Com certeza será uma grande militar, caso opte por essa carreira.

Navegando

O Tribunal Marítimo, que tem como Presidente-Juiz o Excelentíssimo Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, realizou no dia 08 de Fevereiro a primeira sessão plenária de julgamento do ano, sendo a de número 7.551, no formato presencial. Todos os protocolos das autoridades sanitárias foram cumpridos.

Também no dia 08 de Fevereiro foi iniciado o ano letivo para os Alunos do “Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores” (C-EMOS) e do “Curso de Política e Estratégia Marítima” (C-PEM) da “Escola de Guerra Naval” (EGN). O evento deu boas vindas aos 166 Oficiais Alunos, ocorrendo no Auditório “Tamandaré”.

O “Velas Latinoamérica 2022” iniciado nesse domingo (13) no Rio de Janeiro (RJ) têm a participação de sete países no evento, que são o Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e México. As cidades visitadas, além do Rio, serão Punta Del Este, Montevideo, Mar del Plata, Punta Arena, Valparaíso, Callao, Guayaquil, Baboa, Cartagena, Santo Domingo e Vera Cruz, com previsão de encerramento em 28 de Junho.

Em 11 de Fevereiro, o Rotary Club Satélite Vésper completou seu 1º Aniversário de existência. Em tão curto tempo já vem se destacando em várias atividades e ações em prol da humanidade e das pessoas carentes. A Presidente, incansável Patrícia Magluta, juntamente com sua Diretoria e membros estão de parabéns pelo sucesso alcançado.

No domingo (13) relembramos as saudades da perda do nosso grande mestre e professor decano Paulo Vítor Zigmantas, que foi recebido no reino celestial após a batalha travada contra a Covid-19, da qual ainda lutamos nos dias de hoje. Passou rápido o ano e é sempre digno de lembrarmos o saudoso mestre. Ele é o Patrono da Turma “Drakkar” da EFOMM-CIABA.

A empresa offshore “CBO” acaba de adquirir novo PSV, que irá atuar nas operações em águas ultra profundas. A chegada do “CBO Wiser” está prevista para esse semestre, onde somará aos 41 barcos da frota de apoio marítimo existente.

Segundo se comenta no setor, não irá demorar muito tempo para que a ponte de Outeiro seja liberada aos pedestres e veículos de duas rodas, como motos e bicicletas. Sem dúvida ajudará a população da Ilha de Caratateua que vem tendo desgaste desde o dia 17 de Janeiro quando uma balsa atingiu um dos pilares, vindo a desmoronar. Vamos aguardar os fatos para crer.

Mercado diferenciado. A empresa de navegação “Aliança”, conforme previsto em Acordo Coletivo, enviou proposta para acabar com diferenciação na remuneração embarcado/desembarcado. Um grande passo para o apoio do pessoal que tripula suas unidades.

Navegando ainda em águas territoriais brasileiras, o colunista e sua tripulação já se encontra em viagem com destino a Europa. O porto é um velho conhecido da turma “Atlante”, quando realizaram a grande viagem virtual conosco. Sabem qual é? Depois retorno.

Na próxima edição da coluna teremos uma Oficial feminina como grande destaque, contando sua carreira, onde esperamos que sirva de estímulos para muitas mulheres que ingressam na carreira da Marinha Mercante. “Essa depois eu conto”. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next