NAVEGAÇÃO EM FOCO – Aula inaugural e troca de platina no CIABA

Entrega do distintivo ao Comandante-Aluno Douglas Vasconcelos Machado.

No último dia 14 de fevereiro, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), nossa “Universidade do Mar”, que tem como comandante o CMG João Orlando Enes, realizou a Abertura do Ano Letivo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).
Na ocasião, foi proferida, como aula inaugural, palestra do Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Comandante do 4º Distrito Naval, com o tema: “A Evolução da Navegação e os Impactos para a Marinha”. Estiveram presentes ao evento autoridades militares, professores e alunos da EFOMM.
Outra solenidade realizada no CIABA foi a Cerimônia de troca de platina dos alunos do 2º e 3º ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) ocorrida no último dia 10, apenas com publico interno. O Comandante do CIABA fez a entrega de distintivo ao Comandante-Aluno do Corpo Discente da EFOMM, 1º colocado do 3º ano, Douglas Vasconcelos Machado Vieira.

Comando Militar do Norte recebe visita do Comandante do Exercito

Comandante do Exército General Paulo Sérgio e o Comandante Militar do Norte General Chalella
O General de Exército Paulo Sérgio sendo condecorado por sua esposa Mariinha com a Medalha do Serviço Amazônico com Passador de Ouro

O Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e comitiva de Oficiais Generais, realizou visita oficial ao Comando Militar do Norte. O Comandante da Força Terrestre foi recepcionado pela Guarda de Honra do Quartel General Integrado e recebido pelo Comandante Militar do Norte General de Exército Chalella, pelo Comandante da 8ª Região Militar General de Divisão Miranda Filho, e pelo Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Norte, General de Brigada Ó de Almeida. Durante a atividade, o General Paulo Sérgio assistiu apresentação sobre os principais Projetos do CMN e percorreu as instalações da Grande Unidade.
No 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2ºBIS), presidiu uma formatura com Militares de Belém e na oportunidade foi condecorado com a Medalha do Serviço Amazônico com Passador de Ouro com três castanheiras, marcando os seus 10 anos de serviços na região Amazônica. O Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Arruda, juntamente com o Guerreiro de Selva 3º Sargento Rafael Nalesso de Oliveira, do 24º BIS, Guerreiro de Selva mais moderno do Exército, e a esposa do General Paulo Sérgio, Senhora Marinha, em justa homenagem à família Militar, fizeram a entrega da Condecoração.

Visita

O Comandante do Exército General de Exército Paulo Sérgio, durante a estada em Belém, visitou a Base Naval, que tem como comandante o CMG (EM) Otavio Paiva. Paulo Sérgio conheceu o Ferry Boat “Marechal Bittencourt”, homenagem ao Patrono do Serviço de Intendência.

Mares & Rios

A Praticagem do Brasil (CONAPRA) instalou, em Brasília/DF, um moderno Simulador de Manobras em parceria com o TPN-USP e está acompanhando o processo de homologação do Instituto perante a Autoridade Marítima. Após liberação, será possível realizar a primeira turma do ATPR e outros treinamentos / adestramentos no Instituto.

O Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, que tem como diretor o General de Divisão (R1) Ubiratan Poty, iniciou o ano de 2022 com a ampliação de 40% do número de municípios atendidos em relação ao ano passado, passando de 442 para 619 cidades. A ampliação ocorreu com a inclusão de mais 91 municípios no estado do Tocantins e 86 do Pará.

Criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, o programa tem, entre os objetivos, executar obras de infraestrutura em municípios pequenos e distantes dos centros urbanos, levando melhorias de infraestrutura nas áreas de defesa, educação, esporte, segurança pública, saúde, assistência social, transporte e desenvolvimento econômico. Os recursos vem do poder legislativo estadual e municipal e a previsão é que este ano sejam investidos R$ 625,9 milhões.

A coluna faz referência à Capitã de Longo Curso Simone Lopes, formada na primeira turma de Mulheres no CIABA-EFOMM em 2000. Hoje, é Comandante do Navio Full Container “Mercosul Guarani”, sendo assim a primeira mulher a assumir posto na Empresa Mercosul Line.

O Hospital Naval de Belém, que tem como Comandante o CMG (MD) Carlos Marsico, está realizando hoje e amanhã de 9h às 16h, na Unidade Medica Integrada (rua Cmte Didier Nº 2184, em Val-de-Cans) a campanha de doação de sangue “Doe-se”. (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next