NAVEGAÇÃO EM FOCO – Navio “Astraea SB” entra para a história

Os Práticos Paulo André e Ferdinando Fialho, e o Capitão do “Astraea SB” Loannidis Panagiotis

É o primeiro navio a passar pelo no arco lamoso do Canal da Barra Norte do Rio Amazonas com o calado superior a 11.70 metros. Isto está ocorrendo no dia de hoje, precisamente às 10h, quando o navio inicia a travessia do banco.
O navio Panamax de bandeira chipriota de 42.931 toneladas, saiu do Terminal da Cargill em Santarém sexta-feira dia 18, carregado com mais de 50 mil toneladas de soja, com o calado de 11.80 metros, sob a orientação dos Práticos da Bacia Amazônica, Paulo André Salgado e Ferdinando Fialho. Porém, o navio navegará na Barra Norte com o calado de 11.75 metros, isso em virtude do consumo de óleo e da densidade da água.
Por ser o primeiro navio teste, após a assinatura do protocolo entre o Comando do 4º Distrito Naval e a Cooperativa Unipilot, que visa a implantação de calado dinâmico na Barra norte do Rio Amazonas, foram tomadas todas as medidas de segurança determinadas pela Autoridade Marítima, como embarque de Práticos com mais de cinco anos de experiência de navegação na área e o embarque de um representante da Autoridade Marítima.
Ontem, por volta do meio-dia, embarcaram em Fazendinha/AP os experientes Práticos Alvim Spinola e Reginaldo Rodrigues, que serão os responsáveis pela navegação segura no Canal da Barra Norte. Na coluna da próxima terça-feira, voltaremos com os detalhes técnicos da singradura.

General Paulo Sergio visita Pará e Amapá

O Comandante do Exército General Paulo Sérgio e o Comandante Militar do Norte General Chalella em visita ao Estado do Amapá.
Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e comitiva fazem visita a 23ª Bda Inf Sl.

O Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio, em visita ao Comando Militar do Norte (CMN), que tem como comandante o General de Exército João Chalella, esteve no Estado do AMAPÁ, na 22ª Brigada de Infantaria de Selva, em Macapá, onde pôde visitar a Companhia Especial de Fronteira, em Clevelândia do Norte.
Depois, seguiu para Marabá, no sudoeste do Pará, e esteve na área da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, onde pôde visitar a 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva, a mais nova Companhia de Combate de Selva do Exército.
General Paulo Sérgio tem um carinho muito grande pela Região Amazônica, onde iniciou a jornada no posto de Major servindo no 2º BIS e terminou como Comandante Militar do Norte já no posto de General de Exército. “Pude constatar toda a vibração e trabalho desses homens e mulheres que servem na Amazônia Oriental”, disse o Comandante. E complementou: “Acreditem na Instituição, confiem no Exército, nos seus Comandantes, vamos cuidar dos nossos subordinados e enaltecer cada vez mais a família militar”.

Presidente da SOAMAR (PA) visita Vice-Almirante do 4º Distrito Naval.

CMG Abreu, Relton Osvaldo, Cleyce Cristina, Geórgia Barbosa, Vice-Almirante Edgar Barbosa, Carlos Nascimento e Raquel Gribel.

Na última quinta-feira, o presidente da SOAMAR-PA Sr. Relton Osvaldo Pinto, acompanhado de sua esposa Sra. Cleyce Cristina, e dos soamarinos Carlos Nascimento e Raquel Gribel, estiveram em visita ao 4º Distrito Naval, onde foram recebidos pelo comandante Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa e sua esposa Geórgia Barbosa.

Mares & Rios

Amanhã, às 10h, na Praça D. Pedro II, no bairro da Campina, em Belém, o Comandante do Comando Militar do Norte, General de Exército João Chalella, estará presente a solenidade alusiva aos 77 anos da Tomada de Monte Castelo e data natalícia do General Gurjão.

O Aviso de Patrulha “Tucunaré” e uma Lancha de Ação Rápida, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, que tem como Comandante o CMG Imamura, realizaram ações de inspeção naval e campanha de prevenção e de conscientização junto ao tráfico aquaviário e comunidades ribeirinhas, no município de Abaetetuba, entre de 9 a 14 de fevereiro.

O Governador Helder Barbalho anunciou esta semana ter celebrado Convênio de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Pará, destinado aos estudos do aprofundamento dos canais do Quiriri e Espadarte. Com isso, será permitindo o aumento do porte e calado dos navios que aportam no porto de Vila do Conde, de modo a favorecer a movimentação de cargas gerais.

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pico do Couto/RJ da Força Aérea Brasileira (FAB), que tem como Comandante o Major Aviador Pedro Henrique Gerwing Oliva, está engajada no apoio às vitimas das enchentes em Petrópolis/RJ. A equipe do DTCEA-PCO, chegou ao centro da cidade às 21h do dia 15/02 e permaneceu durante toda a madrugada ajudando na locomoção até os locais de difícil acesso as equipes de socorros.

Na cerimônia de posse do novo Comandante do I COMAR, Major Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira, o colunista teve a oportunidade de rever a competente Equipe de Comunicação Social.

O Colunista Luiz Omar e as Tenentes do I COMAR Rafaella, Larissa e Sherllen
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next