Prático Alvim Spinola, Capitão de Corveta Thierry, Prático Reginaldo e o Capitão de Longo Curso André Dias.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Calado dinâmico é realidade na Barra Norte do Rio Amazonas

Como já havíamos informado, o Navio graneleiro “ASTRAEA SB”, carregado com 59.078 mil toneladas de soja e com o calado de 11.75 metros entrou para a história. Foi o primeiro navio a navegar no arco lamoso da barra Norte com calado superior a 11.70. Ontem foi um dia marcante para a navegação no Rio Amazonas.
Isso só foi possível por conta do empenho da Marinha do Brasil, através do protocolo assinado pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e a Cooperativa Unipilot, que congrega os Práticos da ZP-1 e, tem como presidente o Prático Adonis dos Santos. Vale ressaltar que, com a implantação do Ocean Data Acquisition System (ODAS), será possível navegar com o calado de 11.90.
Na primeira viagem-teste, o navio “Astraea SB” foi conduzido pelos experientes Práticos Alvim Spinola e Reginaldo Rodrigues e contou com a presença de dois representantes da Autoridade Marítima, no caso, o Capitão de Corveta, Thierry Pires, e o Capitão de Longo Curso, Adualdo André Dias. Um relatório será entregue ao Comandante do 4 º Distrito Naval contendo todos os detalhes técnicos da viagem. A menor lâmina de água encontrada embaixo da quilha do navio foi de 0.75 centímetros.
Com estes estudos, os navios poderão sair dos portos da região, o famoso Arco Amazônico com uma quantidade maior de carga gerando divisas para os Estados do Pará, Amapá e Amazonas.

Militares da Marinha doam mais de 100 bolsas ao Hemopa

Militar voluntário em doação de sangue no HNBe.

O Hospital Naval de Belém (HNBe), que tem como diretor o CMG (MD) Carlos Marsico, realizou, nos dias 17 e 18 de fevereiro, uma campanha para doação de sangue. Foram coletadas 111 bolsas que ajudarão a reforçar os estoques da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA), em Belém. A campanha foi realizada nas dependências da Unidade Médica Integrada (UMI) do HNBE e teve como objetivo aumentar a reserva de sangue para atendimento transfusional de pacientes que durante o Carnaval fica abaixo do necessário.
A ação contou com mais de 170 voluntários entre militares e de dependentes provenientes das Organizações Militares subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval, na capital paraense. Por meio do gesto voluntário, os militares ajudarão pacientes no tratamento de intervenções cirúrgicas e com doenças crônicas graves que necessitam de reposição ou transfusão.

MRN participa do aniversário de 104 anos da Capitania Fluvial de Santarém

A Mineração Rio do Norte (MRN) celebrou a passagem pelos 104 anos de atuação junto à Capitania Fluvial de Santarém na região, comemorado no último dia 18. Na solenidade, a empresa foi representada por Paulo Maretti, gerente de Operações do Porto, e Dennis Hernan, engenheiro naval.
Eles agradeceram diretamente ao Capitão de Fragata Fabrício Fróes Teixeira, Capitão dos Portos de Santarém, pela parceria de longos anos com a instituição. “Estamos muito felizes por celebrar a existência de uma instituição tão relevante para a nossa região e que tem cumprido com muita excelência a missão de tornar cada vez mais seguras as atividades de navegação nos rios da Amazônia. Parabéns aos que fazem parte deste sucesso. E que a nossa parceria, que muito orgulha a MRN, continue trazendo bons resultados para segurança da navegação”, afirmou Paulo Maretti.

Mares & Rios

O competente advogado paraense João Paulo Mendes Neto está concorrendo na lista tríplice para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) para a vaga de Juiz Eleitoral Titular. Os nomes dos indicados vão para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que encaminhará para a escolha do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, no último sábado (19), no estado do Amazonas, uma aeronave modelo PA-34 Seneca que transportava 165 quilos de drogas. Dois caças A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foram empregados na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).

O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, comentou o sucesso da operação conjunta. “A ação deste sábado comprova a prontidão operacional da FAB. As capacidades do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro permitem uma vigilância consistente 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse.

O Hospital de Campanha da Marinha, que está funcionando no SESI na cidade de Petrópolis/RJ, conta com instalações ambulatoriais e de UTI e uma equipe formada por médicos, enfermeiros e farmacêuticos. Além do Hospital de Campanha, a Marinha do Brasil conta com um helicóptero UH-15, 60 viaturas e cerca de 300 militares.

É com profunda tristeza que a coluna publica o falecimento, ocorrido no último domingo, do amigo João Carlos Frazão, Soamarino e grande divulgador das atividades do 4º Distrito Naval, e em especial o Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, o nosso (CIABA). João trazia no sangue a raiz marinheira herdada do pai, o Vice-Almirante Eugênio Frazão que foi comandante do 4º Distrito Naval.

Na manhã de ontem, tive a oportunidade de participar pela primeira vez de uma solenidade militar do Exército Brasileiro. Para mim, foi um motivo de grande satisfação. Duas coisas me chamaram a atenção: o canto, de todos os presentes, do Hino do Exército, e o marcante pronunciamento do General de Divisão Otavio Rodrigues de Miranda Filho, Comandante da 8ª Região Militar.

O Colunista Luiz Omar, General de Divisão Miranda Filho e Tenente Coronel Blondé
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next