CONVÉS PRINCIPAL – Destaque da Coluna: Coronel da Reserva PMPA Wladimilson Godinho de Moraes Filho

Aspirante Godinho na primeira fila (segundo da esquerda para direita).
Turma de Aspirantes de 1985 da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais.
Tenente-Coronel Godinho como Chefe de Gabinete do Comando Geral da Polícia Militar do Pará.
Casamento com sua esposa Gleice Godinho.

O grande amigo Wladimilson Godinho de Moraes Filho é o destaque da coluna de hoje. Atualmente se encontra na reserva da Polícia Militar, após chegar ao posto máximo de Coronel.
Formado na “Academia de Polícia Militar de Minas Gerais” (APMMG), na turma de Aspirantes de 1985, seguiu carreira exercendo funções que lhe credenciaram a subir de patentes. Também fez parte da histórica do Museu da Polícia Militar do Pará.
Um dos Comandos da qual se orgulha foi o do “Grupamento de Motos do Batalhão de Trânsito”. A partir daí foi criada a ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas). Também foi Chefe de Gabinete do Exmo. Sr. Comandante Geral da PMPA e Comandante Regional de Santarém (CPR1).
Entre as muitas homenagens e condecorações recebidas, destaca-se a Medalha de Mérito Tiradentes conferida pela Polícia Militar do Pará, outorgada pelo Governador do Estado, em virtude dos seus relevantes serviços prestados a sociedade.
Na reserva, agora desfruta o descanso merecido junto à esposa Gleice Duarte Vieira Godinho de Moraes e o filho Enzo Gabriel Duarte Vieira Godinho de Moraes.
Parabéns e desejos de sucessos contínuos à família Godinho.

CIABA mantém Certificação no Sistema de Gestão de Qualidade

Comandante Enes, com seus Oficiais, em reunião de encerramento da Auditoria de manutenção da certificação.

Nossa “Universidade do Mar”, que é o poderoso CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar) conseguiu mais um feito em sua história. Em 18 de Fevereiro, manteve a Certificação no Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) para a execução de cursos de formação, aperfeiçoamento, atualização, especialização e certificação, constantes no “Programa de Ensino Profissional Marítimo” (PREPOM) e dos cursos e adestramentos constantes no “Programa Geral de Adestramento” (PGAD) do Comando do 4º Distrito Naval.
O Capitão de Mar e Guerra Enes, ao lado do seu corpo de Oficiais, contando com o apoio dos militares, professores, instrutores, funcionários civis e alunos, trabalham no sentido de conservar a excelência no ensino. Com isso, o CIABA foi submetido a uma rigorosa Auditoria de Manutenção da Certificação da ISO9001:2015, ocorrida no período de 15 e 18 de Fevereiro, sendo realizada pelo Organismo Certificador (OR) RINA Brasil Serviços Técnicos Ltda, fundação multinacional de certificação da qualidade desde 1861.
O escopo da Auditoria avaliou a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade e constatou conformidades nos processos, consoante requisitos da Norma.
O relatório apresentado pelo Auditor da Certificadora concluiu que os processos do CIABA estão em concordância com a Norma ABNT NBR ISSO 9001:2015, recomendando a permanência da Certificação no Sistema de Gestão da Qualidade.
Parabéns, CIABA. Orgulho de nossa Marinha Mercante Brasileira!

“Velas Latinoamerica 2022” se despede do Rio de Janeiro

Veleiros atracados no Píer Mauá deram seus shows de luzes.

No dia 20 de Fevereiro chegou ao fim a etapa brasileira do “Velas Latinoamerica 2022”, quando os Navios Veleiros das marinhas amigas participantes deixaram o porto do Rio de Janeiro (RJ). O próximo destino será a cidade de Montevidéu, no Uruguai, com previsão de chegada para início de Março.
Um desfile naval de despedida foi realizado, sendo acompanhado por cariocas e turistas ao longo das orlas das praias. A previsão de término do evento está para 28 de Junho.

Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) apreende embarcações irregulares em Outeiro (PA)

Entre os dias 18 e 20 de Fevereiro uma lancha e uma embarcação foram apreendidas pela “Capitania dos Portos da Amazônia Oriental” (CPAOR) quando trafegavam pela ponte “Governador Enéias Pinheiro”, conhecida como Ponte de Outeiro, Em Belém (PA).
A navegação nesse local está proibida desde 17 de Janeiro, após o acidente envolvendo uma balsa. Além disso, os inspetores navais encontraram outras irregularidades nas embarcações como a ausência de documentos, de tripulantes habilitados e diversas faltas cometidas.

RUMO CERTO.

  • O Editor-Chefe do “Portal da Navegação”, Sr. Edson Sabbá, agradeceu as palavras referentes ao seu genitor, mestre Alyrio Sabbá, por ocasião da 100ª Edição da Coluna.
  • O Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho, Juiz Presidente do Tribunal Marítimo também relatou saudosa memória sobre a matéria. Ele que também é muito querido pelo Alyrio.
  • Outro grande amigo que parabenizou a Edição foi o Prático da ZP1 e colunista do “Navegação e Foco”, Luiz Omar Pinheiro: “ a mesma está muito boa como sempre”.
  • Na noite de quarta-feira (23), o Sr. Jorge Amorim deu uma aula de amor e esperança com ajuda a pessoas carentes e moradores de ruas, participando da 27ª Reunião do “Rotary Club Satélite RJ Rio Comprido – Vésper”.
  • O Capitão de Mar e Guerra André Luís Martini Vieira e sua tripulação vêm realizando excelente e atencioso serviço em prol dos aquaviários nessa Organização Militar da Marinha do Brasil, uma das mais movimentadas do país.
  • O amigo Sidney já na ansiedade para a entrada do seu filho Lucas na “Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina” (EAMSC). Desejo sorte e sucessos ao garoto.
  • O Condutor Bombeador Humberto Lopes da Silva, com seu bigodinho branco, era um dos tripulantes animados na época dos navios gaseiros, construídos na Alemanha. Além de engraçado, é um excelente profissional. Hoje curte sua aposentadoria.
  • O Primeiro Tenente Stavis atua como Comandante de Companhia da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” EFOMM-CIABA. Tem sangue mercante na veia.
  • O Comendador Rodrigo Agostini participou de importante live no Jornal “DR1”, que teve como apresentadora Raphaella Santana.
  • O Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa sempre enviando suas saudações e comentários a cada edição da coluna. Gente finíssima.

NAVEGANDO

O Hospital Naval de Belém (HNBe) realizou importante Campanha de Doação de Sangue, juntamente com a “Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará” (Hemopa). Vários militares participaram, de forma voluntária, entre os dias 17 e 18 de Fevereiro, sendo coletadas 111 bolsas que reforçarão os estoques.

Já se vão para mais de sete dias que a Marinha do Brasil está presente em Petrópolis, executando ações de apoio à população atingida pelos desastres que se sucederam durante as fortes chuvas. Também está atuando no processo de desobstruções de vias públicas. O Hospital de Campanha já realizou 760 atendimentos. Cerca de 345 militares e 51 meios estão atuando na cidade.

A Revista da “Escola de Guerra Naval”, cuja publicação ocorre trimestralmente, terá uma edição especial nesse mês de Fevereiro, intitulada “A Contribuição dos Estudos Marítimos aos desafios da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)”.

Várias Organizações Militares do glorioso Exército Brasileiro realizaram Cerimônia em celebração aos 77 Anos da Tomada do Monte Castello, ocorrida na última segunda-feira (21). Este fato histórico está entre os principais do nosso país. A Força Expedicionária Brasileira (FEB), com aproximadamente 25 mil soldados, protagonizou árduos combates na Itália em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

Já o Comando Militar do Norte (CMN), que tem como Comandante o General de Divisão Miranda Filho, presidiu a Cerimônia dessa batalha na Praça Dom Pedro II, em Belém (PA), além de homenagear o General Hilário Maximiniano Gurjão, primeiro paraense a chegar ao posto de Oficial-General do Exército Brasileiro, sendo representado pelo tetraneto, Sr. Fernando de Jesus Gurjão Sampaio Neto.

No dia 14 de Fevereiro, a Escola Superior de Guerra (ESG) deu início às atividades do “Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia” (CAEPE) de 2022. Normalmente um Oficial da Marinha Mercante Brasileira participa do curso. Nesse ano não temos informações se há algum representante.

A empresa de navegação “Log-In” sempre valorizando seus funcionários marítimos. Lançou recentemente a segunda edição do “Programa Navegar”, recrutando exclusivamente mulheres para exercer cargos de liderança e principais de bordo na hierarquia. São três vagas: Comandante, Chefe de Máquinas e Imediato. Essa empresa é um exemplo de gestão.

O navio “Astraea SB” atravessou a barra norte do Rio Amazonas, com 11,75 metros de calado, em caráter experimental. Foi o primeiro dos 14 testes que serão realizados para validação do novo calado de 11,90 metros. Essa matéria foi muito bem explanada na coluna “Navegação em Foco”, do amigo Luiz Omar Pinheiro, que é Prático nessa região.

Os incêndios são os maiores problemas de segurança na indústria marítima. Nessa semana um navio ro-ro, denominado “Felicity Ace Cargo”, pegou fogo no Atlântico quando transportava milhares de carros. Muitas das vezes ocorrem vítimas fatais. O treinamento da tripulação é essencial nesses momentos de aflição.

Infelizmente o que se temia no mundo está acontecendo. A Rússia lançou ataques à Ucrânia, principalmente perto de sua capital Kiev. Até um navio mercante de bandeira turca foi atingido quando navegava no Mar Negro, em Odessa. Torçamos para que essa guerra não se prolongue, visto que teremos sanções. Quem sofre é a humanidade. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next