CONVÉS PRINCIPAL – Resposta sobre o Segurança “The Best” do ator Arnold Schwarzenegger

Conforme pergunta que realizamos na edição anterior, sobre qual a formação do segurança que o ator Arnold Schwarzeneger chamou de “the best”, por ocasião do carnaval na cidade do Rio de Janeiro, 21 anos atrás, muitos podem não acreditar, mas a resposta é a mais improvável dentre as alternativas que listamos.
Viria logo de cara na cabeça dos leitores um agente da Segurança Pública ou militar de Forças Especiais. Porém, o mais ilógico aconteceu: um Oficial de Náutica da Marinha Mercante foi o que realizou a segurança do ator e elogiado como o melhor de todos.
Trata-se do nosso ilustre amigo Marcus Vinicius Lisbôa Brandão, que recentemente foi campeão do torneio de velas no trecho Salvador-Ilhéus, conforme noticiamos, exerceu as atividades na Marinha Mercante Brasileira, além de ser especializado em Artes Marciais no Japão e combate a poluição.
Nas fotos, vemos o senhor Marcus Lisbôa ao lado do CLC Menezes e o colunista, bem como trecho da carta assinada e enviada pelo “Exterminador do Futuro”.

Homenagem a navios afundados ou atingidos em guerra

Navio “Alegrete” – mesma classe do navio “Cabedelo”.

Acompanhamos as notícias dos últimos dias e observamos a guerra iniciada entre Rússia e Ucrânia. Vários navios mercantes foram atingidos na região próxima ao porto de Odessa.
Em guerras passadas, tivemos esses mesmos acontecimentos. Há 80 anos, o navio “Cabedelo” foi torpedeado e desapareceu com 54 tripulantes brasileiros a bordo. Esse nome representa uma cidade da Paraíba, onde atualmente vivem muitos marítimos.
Entre os dias 14 e 25 de Fevereiro de 1942, quando navegava da Filadélfia (Estados Unidos) para o porto de Cabedelo (Paraíba), o navio do “Lloyd Brasileiro”, Comandado pelo Capitão de Longo Curso Pedro Veloso da Silveira, desapareceu misteriosamente, sem deixar vestígios, ao largo das Antilhas. Somente após o fim da guerra, descobriu-se que ele havia sido torpedeado pelo submarino italiano “Leonardo da Vinci”.
Já no dia 09 de Março, foi a vez do navio “Cairu” ser torpedeado, tendo como Comandante o Capitão de Longo Curso José Moreira Pequeno. Cinquenta e cinco vidas se perderam.
Outro navio que tem uma história de perda é o “Arabutan”. Em junho de 1932 (90 anos atrás), esse navio encalhou na Baía de Guanabara. Embora tenha ficado muito avariado, quase com perda total, foi vendido e reconstruído no estaleiro da Ilha do Viana, voltando a navegar pelo “Lloyd Brasileiro”.
No dia 07 de Março de 1942, sob o Comando do Capitão de Longo Curso Aníbal Alfredo do Prado, com 50 tripulantes, foi afundado por um torpedo disparado pelo submarino alemão “U-155”. Um tripulante (Enfermeiro) faleceu e 3 ficaram em estado grave.

Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia receberá homenagem da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

CLC Hildelene Lobato Bahia.

Em carta enviada pela “Assembleia Legislativa” (Alerj) em 15 de Fevereiro de 2022, a Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia será agraciada com o Diploma “Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro”, em solenidade a ser agenda.
Nessa edição, foram 32 indicações que fazem a diferença na vida de outras mulheres e da sociedade. Dentre os currículos valiosos e histórias de vidas riquíssimas que foram analisadas pelas Deputadas da Comissão, respeitando a paridade de raça, as lutas travadas, a orientação sexual, as deficiências e contemplando as diversas regiões do Estado, foram escolhidas as 10 mais votadas.
Nossa querida Hildelene, saída do Distrito de Icoaraci, em Belém (PA), sendo a primeira Comandante feminina da Marinha Mercante Brasileira, é uma das 10 agraciadas.
Parabéns a ela e a todas as mulheres!

Tradicional estaleiro “Caneco”, no Rio de Janeiro, será leiloado

Ocorrerá no dia 15 de Março de 2022, às 12 horas, o 1º Leilão do tradicional complexo industrial Estaleiro “Caneco”, que fica localizado na zona portuário da cidade do Rio de Janeiro, declarado falência desde 2006.
O leilão acontecerá no Portal de Leilões do leiloeiro “Jonas Rymer”, por valor igual ou superior a R$ 192.360.000,00. Não havendo interessados, acontecerá o 2º Leilão no dia seguinte, no mesmo horário, por valor correspondente a 50% do valor da avaliação. (contribuição: Defesa em Foco).

RUMO CERTO

  • O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar foi o Embaixador da IMO no Brasil de 2017 a 2021, realizando um grande trabalho em prol da Marinha Mercante Brasileira.
  • O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho vem sempre interagindo com os Grêmios de Náutica, tanto do CIAGA quanto do CIABA, tendo o carisma e simpatia dos Alunos.
  • O Comandante Luciano Souza Rodrigues, mesmo em repouso junto à família, está acompanhando a trajetória do navio. Ele que realizou um grande trabalho a bordo.
  • O grande amigo, gentleman, Luiz Omar Pinheiro agradeceu a nota sobre seu aniversário na coluna.
  • Outras duas pessoas boníssimas a agradecer foi a Tenente Layza, juntamente com o marinheiro Saraiva. Eles prestam relevantes serviços a nossa Universidade do Mar e a nação brasileira.
  • Diversas mensagens parabenizando a tripulação do NT “André Rebouças” foram enviadas ao colunista, por ocasião da comemoração dos aniversariantes do mês de Fevereiro, realizado no último dia 27. Agradecimentos a todos.
  • O Capitão de Longo Curso Joselito Câmara está exercendo importante cargo na área de “Vetting” da Petrobrás. Ele que é o 2º Vice-Presidente do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM).
  • Parabéns aos Gerentes de uma empresa estatal que se solidarizaram com um Comandante, quando o mesmo precisou dos seus apoios. É o que sempre digo, a união e integração promovem bons resultados.
  • A Praticante de Náutica Gabriela dos Santos Marques em breve estará retornando para seu segundo Período de Praticagem. Ela que já sente saudades do navio. Vai longe na carreira.

NAVEGANDO

A nossa querida e estimada Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, que assumiu como Embaixadora da IMO no Brasil conforme noticiamos, foi indica pela “Diretoria de Portos e Costas” (DPC). Na época, o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira tinha preferência por sua indicação, consolidando o nome da Comandante.

O “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe), que tem como Diretor o ilustríssimo Capitão de Mar e Guerra (IM) Marcos Antônio Souza de Assis, estará comemorando no próximo dia 07 de Março os 252 Anos de Aniversário do Corpo de Intendentes da Marinha. Com certeza será um belo evento em consonância com o trabalho que vem realizando o Diretor e sua tripulação nessa Organização Militar.

Nesse evento, nosso grande amigo e colega colunista Luís Celso Borges estará sendo agraciado com o título de “Intendente Honorário”. Parabéns pela importante horaria que receberá, que por sinal é bem merecida.

Ao longo da costa brasileira, as Capitanias dos Portos, juntamente com as delegacias e Agências, vêm combatendo as irregularidades e prestando apoios e orientações aos donos e usuários de embarcações, no sentido de priorizar a segurança da vida humana no mar.

O colunista e sua tripulação no momento realizando escala no porto de Sines, em Portugal, em breve estarão deixando a localidade, com destino ainda a ser definido. Não deixamos de provar o “pastel de Belém”, que é uma das atrações típicas do país. Recomendo. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next