NAVEGAÇÃO EM FOCO – CIABA realiza 1ª Cerimônia de Formatura de Cursos para Aquaviários em 2022

Na última sexta-feira, 25 de fevereiro, no auditório do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), ocorreu a Cerimônia de Conclusão da primeira turma do ano de 2022 do Curso Especial de Acesso à 1º Oficial de Náutica-Complementar (ACON-C-01/2022) e do Curso de Adaptação para Aquaviários Cozinheiros, Taifeiros, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde (CAAQ-CTS-01/2022). A cerimônia foi presidida pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra João Orlando Enes Prudencio, Comandante do CIABA.
Na ocasião, foi realizada a troca de platinas e divisas dos 42 alunos, a entrega dos certificados de conclusão e a premiação dos primeiros colocados em ambos os Cursos.

Marinha firma cooperação com o MPT para garantir segurança de aquaviários

Abordagem realizada por militares da Marinha na fiscalização de embarcações que transportam madeira

Após várias denúncias recebidas pelo MPT relacionadas às condições inadequadas de trabalho a bordo de embarcações, surgiu a necessidade de ampliar a segurança jurídica dos aquaviários, portuários, armadores e das empresas brasileiras de navegação.
Por isso, a Marinha do Brasil (MB) firmou junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), um Acordo de Cooperação Técnica que promove ações conjuntas voltadas à segurança de trabalhadores aquaviários. A deliberação já está em vigor e tem abrangência em todo o território nacional.
O acordo possibilitará a realização de ações nas áreas de instrução, fiscalização, comunicações e inteligência, contribuindo para o cumprimento das atribuições constitucionais dos órgãos envolvidos. Segundo a procuradora do MPT Flavia Bauler, “temos nos reunido com representantes da Marinha para gerar ações regionalizadas. Assim, podemos atuar de forma específica em cada localidade”, afirma.
Na prática, essa atuação coordenada proporcionará agilidade, eficiência e economicidade na prestação de serviços e nas atribuições de competência da MB e do MPT. Anualmente, serão consolidados os resultados das fiscalizações para identificar possibilidades de melhorias.

Soamarina visita Capitania Fluvial de Goiás

Tenente Maristela, Milva Rebelo, Capitão de Corveta Helton e Pedro Rebelo

Em recente viagem ao Estado de Goiás, a soamarina Milva Rebelo, ex-Presidente da Soamar-Pa, em companhia do sobrinho Pedro Rebelo, realizou uma visita de cortesia à Capitania Fluvial de Goiás.
A ilustre soamarina foi recebida pelo Capitão de Corveta Helton Betiol, Imediato da Capitania, e pela Tenente Maristela Braga, da Assessoria de Comunicação Social.

Novo cargo

Tenente Brigadeiro do Ar Maurício Medeiros e o Colunista Luiz Omar Pinheiro

Amanhã, dia 4 de março, em São José dos Campos/SP, o Tenente Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, estará assumindo o cargo de Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Ele foi comandante do I COMAR até janeiro. Estaremos presentes no evento.

Mares & Rios

A gigante de transporte marítimo Maersk anunciou que interromperá temporariamente todo o transporte de contêineres em direção ou partida da Rússia, juntando-se a uma série de outras empresas após as sanções ocidentais impostas a Moscou devido à guerra na Ucrânia. A empresa destacou que a estabilidade e a segurança das atividades estão sendo afetadas de forma direta e indireta pelas sanções internacionais.

A “Caranava Cidadania” chega à cidade de Cametá contribuindo para o direito à cidadania de muitos cametaenses. A caravana é responsável por emissões de RG, Certidão de Nascimento e Carteira de Trabalho digital. O trabalho itinerante ainda tem agenda para os próximos dias, fique atento e não perca essa oportunidade. Amanhã é o último dia.

O Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, inaugurou a ponte “Dr. Gerson Peres” sob o Rio Meruú, em Igarapé Miri. Gerson Peres foi um ilustre e notável cametaense que dedicou a vida para trabalhar em prol da população da região. A inauguração da ponte representa um avanço para a infraestrutura e integração para todo Baixo Tocantins.

O Exército Brasileiro através do Comando Conjunto Leste (C Cj L), que tem como Comandante o General de Exército José Eduardo Pereira, empregou, em fevereiro, militares do Pelotão de Reconhecimento (Pel Rec) do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º BIL Mth) para realizar a atividade de contenção de barreiras em Chácara Flora, na cidade de Petrópolis/RJ.

Em minha recente viagem como Prático no último final de semana, embarquei para subir o Rio Amazonas no N/T “Oscar Niemeyer” da Transpetro. Fui muito bem recebido pelo CLC Everaldo de Paula e toda tripulação. Durante a viagem, pudemos recordar vários momentos nostálgicos da nossa Marinha Mercante. (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next