CONVÉS PRINCIPAL – Primeira Cerimônia de Formatura de Cursos para Aquaviários em 2022 é realizada pelo CIABA

CMG Enes entregando premiação ao Aluno Temistocles Silva – 1º Colocado do Curso ACON-C-2022.

O Auditório da nossa “Universidade do Mar”, que é o poderoso “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) realizou significativa Cerimônia de Conclusão da primeira turma do ano de 2022.
No dia 25 de Fevereiro, os alunos do “Curso Especial de Acesso a 1º Oficial de Náutica Complementar” (ACON-C-01/2022) e do “Curso de Adaptação para Aquaviários Cozinheiros, Taifeiros, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde” (CAAQ-CTS-1/2022) se formaram, contando com as presenças do Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio, do Superintendente de Ensino, Capitão de Corveta (T) Antônio Rodrigues da Silva Neto, além de outras autoridades civis e militares.
Os 42 Alunos das duas turmas tiveram suas platinas e divisas trocadas pelos familiares, que se fizeram presentes. Os primeiros colocados receberam premiações devido aos desempenhos durante o período escolar.
Em virtude da situação epidemiológica atual, o evento foi restrito e teve a participação apenas do pessoal diretamente envolvido.
Parabéns aos formandos e sucessos nas respectivas carreiras! (Foto e contribuição: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Comemoração dos Aniversariantes do mês de Fevereiro a bordo do NT “André Rebouças”

Cozinheiro Nonato e Marinheiro de Convés Etelberto – Aniversariantes de Fevereiro.
Momento de confraternização dos aniversariantes com a tripulação.

No último dia 27 de Fevereiro, a bordo do NT “André Rebouças”, foi realizada a tradicional comemoração dos aniversariantes do mês.
Longe de seus familiares, fizeram aniversários os seguintes tripulantes: João Etelberto Barros de Oliveira, que exerce a função de Marinheiro de Convés, e o Cozinheiro Raimundo Nonato Fernandes Neto.
O evento ocorreu um dia antes da chegada do navio no porto de Sines, em Portugal, onde fez escala.
Parabéns, aniversariantes!

Aniversariante de 06 de Março – Prático Marcelo Salgado

Prático Marcelo Salgado ao lado do seu pai Francisco Salgado.

Nossos parabéns ao Prático Marcelo Salgado, que completou aniversário no dia 06 de Março, junto à família a amigos.
Ele que é Prático da Barra do Pará, atuando na empresa “Pará River Pilot”, que atende Belém, Vila do Conde e toda a região.
Feliz aniversário, Marcelo. Muita paz, saúde, fé e esperança!

Aniversariante de 08 de Março – Almirante Olsen

Aniversariante Almirante de Esquadra Olsen ao lado do CLC Menezes.

Estará aniversariando amanhã (08) o ilustre Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que aparece na foto ao lado do Capitão de Longo Curso José Menezes Filho.
O Almirante de Esquadra Olsen assumiu as funções de Comandante de Operações Navais em Dezembro de 2021.
De elevado conceito e estimas na Marinha do Brasil, esteve no Programa de Submarinos (Prosub).
Ao lado da família estará comemorando mais uma passagem de seu aniversário.
Feliz aniversário, Almirante Olsen. Muita paz, saúde, fé e esperança!

RUMO CERTO

  • Parabéns ao Capitão de Mar e Guerra (IM) Marcos Antônio Souza de Assis, atual Comandante do “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe), pela passagem do Aniversário do “Corpo de Intendentes da Marinha”.
  • Outro grande amigo Intendente é o Capitão de Mar e Guerra Luiz Claudio Otranto Alves, que atualmente está no “Curso de Política e Estratégia Marítima” da “Escola de Guerra Naval” (EGN).
  • Também não podemos deixar de parabenizar o Capitão de Mar e Guerra (IM-RM1) Marcus Vinicius de Moraes Gorjão, que após servir longos anos na Marinha, curte a aposentadoria em Brasília ao lado da família.
  • O colunista agradece o convite enviado pelo amigo jornalista e comentarista Cattete do Programa “Alerta Pará” da Rede TV Belém. Por questões profissionais, não estaremos presentes, mas desde já os parabéns à sua esposa. Voltaremos com mais detalhes.
  • A tripulação do Capitão de Longo Curso Patrick Telles ganhou um efusivo elogio da “Guarda Costeira Americana” (USCG), por ocasião de sua última estadia, quando o navio foi submetido a inspeção por essa autoridade local.
  • O Capitão de Cabotagem Gustavo, que foi o ultimo Imediato do colunista nos navios gaseiros, agora Comanda nessa classe. Sempre mantém contato
  • Outro grande amigo, o Capitão de Longo Curso Everardo carvalho de Paula, atualmente no comando do NT “Oscar Niemeyer”, navio xodó do colunista.
  • O Prático Luiz Omar Pinheiro esteve a bordo desse navio quando navegava com destino a Manaus (AM), procedente de Belém (PA). Deu até nostalgia no colunista.
  • O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Panda Carvalho transmitiu o Comando do seu navio ao também Capitão de Longo Curso João Américo da Costa Gas Neto. Boa navegação!
  • O Comandante Américo terá na sua administração os retornos da Imediata Flávia e do Chefe de Máquinas Valente, que mandaram saudações ao colunista. Juntos, estivemos a bordo do NT “Abdias Nascimento”, um dos melhores navios da frota na época.

NAVEGANDO

Logo mais, às 10 horas, no “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe), ocorrerá a Cerimônia alusiva ao “252° Aniversário do Corpo de Intendentes da Marinha”, que será presidida pelo Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Comandante do 4º Distrito Naval. Duas personalidades receberão o titulo “Intendente Honorário”.

O Ministério da Infraestrutura foi procurado por empresas interessadas, que fizeram consulta sobre a adesão ao “BR do Mar”, no sentido de obterem informações sobre quais instrumentos da lei são autoaplicáveis e quais necessitam de regramentos. Já podemos observar movimentações para afretamentos de navios através desse programa.

Temporadas de cruzeiros retomam suas atividades na costa brasileira. A “Associação Brasileira de Navios de Cruzeiro” (Aclia Brasil) anunciou na ultima quarta-feira (02) a continuidade da temporada nacional. Do dia 05 de Março a 18 de Abril, as saídas estão programadas. São 19 roteiros que passarão por oito destinos ao longo das cidades.

Enquanto isso, as empresas de navegação brasileiras continuam submetendo seus tripulantes a pesadas quarentenas em quartos de hotéis, cumprindo isolamentos rigorosos, além de proibição de movimentações para embarques e desembarques no exterior. As consequências disso são que os tripulantes passam menos tempo de repouso em suas residências e mais tempo embarcados. Até quando?

Com a ajuda da pandemia que assola o mundo desde 2020, as empresas de navegação marítimas cobraram preços bem elevados em seus fretes. Isso fez com que tivessem lucros de USD$ 189 bilhões anuais e de USD$ 130 bilhões em caixa no ano de 2021. Não foram as quantidades de mercadorias transportadas que aumentaram, e sim, as taxas altas no frete.

Muitos navios mercantes já foram atingidos na guerra da Rússia com a Ucrânia, conforme vemos nos noticiários. Os fatos são lamentáveis. A Ucrânia já fechou alguns portos. A navegação no Mar de Azov está suspensa. Isso está comprometendo o fornecimento de grãos, já que a Ucrânia é uma grande exportadora de milho à China e à União Europeia. Torçamos para que o conflito seja resolvido antes do pior acontecer.

Já as maiores empresas mundiais de transporte marítimo, a MSC e a Maersk, suspenderam as reservas de carga para a Rússia desde a semana passada, como parte das sanções ocidentais impostas. O impacto no comércio começa ter suas consequências. Os países, como Reino Unido, já proíbem a entrada de embarcações russas em seus portos.

No próximo dia 19 de Março, a “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil) realizará Cerimônia para entrega da “Medalha Jubileu de Brilhante”, criada em homenagem aos 60 Anos do Batalhão Suez. Várias personalidades civis e militares serão agraciadas. Estaremos noticiando esse evento.

Numa decisão para beneficiar a todos, o Governador do Pará Helder Barbalho anunciou que não mais duplicará a ponte “Enéias Pinheiro” que liga ao Distrito de Outeiro. Serão feitos os devidos reparos e estaiamentos da mesma. Porém, nova ponte será construída na região da Brasília com a Sétima Rua, sendo mais uma alternativa para a população e economia nos cofres do Estado. Decisão acertada.

Após cumprir escala no porto de Sines, em Portugal, o colunista e sua tripulação estão em viagem com destino a Houston, nos Estados Unidos, onde cumprirá nova escala para mais uma operação, desta vez de importação. Será a primeira vez, no Comando, que nos destinaremos à potência americana. A última vez que estive nos “States” foi em 2004 a bordo do NT “Grajaú” como 1º Oficial de Náutica. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next