CONVÉS PRINCIPAL – Relembrando: visita do Comandante do CIABA ao NT “Oscar Niemeyer”

CMG Fábio ao lado da tripulação.
CMG Fábio visitando as instalações do Passadiço.
CMG Fábio visitando a Praça de Máquinas.
Almoço de confraternização a bordo.
No Passadiço.
Mensagem de agradecimentos à tripulação.

A coluna de hoje relembra um fato marcante para a tripulação do gaseiro NT “Oscar Niemeyer”: a visita do Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade, então Comandante do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), nossa querida “Universidade do Mar”, em 27 de Fevereiro de 2016.
O ilustre Comandante Fábio, com toda sua simpatia e admiração pela sociedade paraense, atendeu ao convite do colunista, na época Comandante do navio, para conhecer as instalações do mais novo gaseiro da frota, de bandeira brasileira, e almoço de confraternização a bordo.
O ilustre Oficial Superior da Marinha do Brasil, hoje na reserva após ter servido com dedicação, ficou entusiasmado e admirado com o grau de conhecimento da tripulação na operação do navio, bem como da conservação de suas instalações, do Passadiço à Praça e Máquinas. Ele que também é Maquinista.
Ao final, um almoço de confraternização foi realizado a bordo, tendo a presença dos tripulantes. Na despedida, o Comandante Fábio teceu elevados elogios.
Sem dúvida nenhuma, esse dia ficou marcado na história do navio e de muitos membros da tripulação. O CMG (RM1) Fábio é leitor de nossa coluna.

Log In e seu Programa Navegar (2ª Edição) exclusivo para mulheres

Log In vem crescendo e investindo em seus Programas de incentivos.

Conforme já noticiamos, uma das melhores empresas de bandeira brasileira, a “Log In Logística Intermodal”, vem incentivando suas tripulações com programas que abordam o público alvo.
O último deles foi lançado recentemente, recebendo a denominação de “Programa Navegar”, que está recrutando exclusivamente mulheres para os cargos de gerências de bordo, como Comandante, Chefe de Máquinas e Imediato.
No total são 3 vagas, uma para cada função, com o propósito de fomentar a presença feminina em cargos de liderança, especialmente nas áreas marítimas e operacionais.
Essa é a 2ª Edição do programa. Na 1ª Edição, realizada em 2021, foram contratadas uma Cmandante e uma Chefe de Máquinas, sendo estas as primeiras mulheres a ocuparem essas funções no quadro marítimo da empresa.

Aniversariante de 04 de Março – CLC Garcia

Mestre CLC Garcia.

Aniversariou no último dia 04 de Março, nosso estimado Capitão de Longo Curso Antônio José Filo Creão Garcia, o mestre Garcia.
Ele que foi professor de navegação astronômica do colunista e até os dias de hoje exerce a função de professor da nossa “Universidade do Mar”, que é o CIABA. Também é graduado em Engenharia Civil pela “Universidade da Amazônia” (UNAMA) e Pós Graduado em Engenharia Industrial pela “Universidade Federal do Pará” (UFPA).
A comemoração foi ao lado da família e amigos.
Feliz aniversário, Mestre Garcia. Muita paz, saúde, fé e esperança!

Veleiro com tripulação amplamente feminina realiza travessia do Oceano Atlântico Sul.

Exatamente no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08), uma tripulação de maioria feminina partiu de Ubatuba, a bordo do veleiro “Soneca”, numa viagem de travessia do Oceano Atlântico com destino à Cidade do Cabo, na África do Sul, que levará de 35 a 40 dias.
O veleiro é comandado por José Spinelli, conhecido como “Tio Spinelli”, tendo como tripulantes: Lucimara Marcelino (na função de Imediata), Daniel Libaroni, Theodora Prado, Carla Lopes, Marcelo Marotta, Fernanda Falcão e Tamara de Oliveira.
Essa será a terceira travessia realizada pelo Comandante Spinelli, que aos 71 anos, demonstra força e vigor da juventude para se “fazer” ao mar.
No retorno ao Brasil, a tripulação participará do “Vela Show”, que se realizará em Niterói (RJ), onde o Comandante realizará palestra para o público presente.
Um dos destaques da tripulação está a 1ª Oficial de Náutica da Marinha Mercante Brasileira, Tamara de Oliveira, que recentemente esteve embarcado no NT “José do Patrocínio”, navio suezmax pertencente a uma empresa estatal.
Boa navegação aos tripulantes do veleiro “Soneca”!

RUMO CERTO.

  • Nossos agradecimentos a Auxiliar de Saúde Maria Conceição, atualmente em repouso, mas que embarca no NT “Milton Santos”, pelos elogios à coluna.
  • O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, grande amigo do colunista, pessoa de bom coração, sempre interagindo com os marítimos, dando sua contribuição à Marinha Mercante.
  • O colega de turma Milton Imbiriba, conhecido como “magrão” fez aniversário no dia 07 de Março, recebendo os parabéns de familiares e amigos.
  • O Chefe de Máquinas Sérgio Miranda Costeira deve está com a cabeça doendo após a derrota do seu Paysandu no último domingo. Ele foi um dos melhores maquinistas a bordo.
  • A Presidente do Clube Rotary Satélite Vésper, Patrícia Magluta, continua com suas grandes ações em prol da humanidade. Incansável no dia a dia para ajudar ao próximo.
  • O Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho estará recebendo, no Tribunal Marítimo, a nossa querida Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
  • Por falar na Comandante Hildelene, ela será entrevistada pela repórter Bárbara da “BE News”, depois de ver a matéria postada no “Portal da navegação”.
  • O xará Comandante Ricardo, que no momento realiza viagem internacional com destino a Israel, a bordo de outro suezmax, manteve contato de cordialidade e profissionalismo com o colunista.
  • A última vez que conversamos pessoalmente foi a bordo do NT “Abdias Nascimento” em 2019, quando comemorávamos o 2º aniversário do navio. Bons tempos.
  • Nas tripulações de nossos navios de guerra e mercantes existem verdadeiros heróis, independente de suas ações.

RUMO CERTO.

No começo do ano de 2022, a Frota de Apoio Marítimo contou com 400 embarcações de apoio offshore, sendo que mais de 90% mantiveram a bandeira brasileira. Relatório da ABAC afirma que 46 são “PSVs” (Transporte de Suprimentos) e “OSRVs” (Combate a derramamento de óleo), no total de 180 barcos.

Expectativas de analistas para que os contratos de barcos de apoio marítimo sejam ampliados com as chegadas de novas plataformas e desenvolvimento de novos campos, trazendo assim um futuro promissor para o segmento offshore. Torçamos para que se concretize e fortaleça a Marinha Mercante Brasileira.

O “Estaleiro Atlântico Sul” (EAS) que construiu várias embarcações para uma empresa estatal, agora vive momentos difíceis de recuperação judicial. Nesse ano, deverá fechar a venda milionária de duas áreas de suas instalações para a criação de terminais portuários da iniciativa privada.

A “Medalha Jubileu de Brilhante”, que será entregue no próximo dia 19 de Março, por ocasião do “9º Encontro de Autoridades”, promovido pela “AIEB-Brasil”, foi criada no dia 24 de Outubro de 2016, como evocação às homenagens de comemoração aos 60 Anos do Batalhão Suez. É concedida a civis e militares que se destacaram por seus serviços prestados à sociedade.

No último dia 02 de Março, a “NAC” (Núcleo de Avaliação de Conjuntura), em parceria com a Alumini PPEGM, realizaram importante palestra com o tema “Conflito Rússia-Ucrânia: cronologia e análise”, ministrada pelos pesquisadores especialistas ME. Pedro Mendes Martins e Me. Pérsio Glória de Paula. O evento pode ser assistido no canal do youtube.

Análises de vetos do “BR do Mar”, que estava agendada para essa semana, seguem sem data definida. As lideranças políticas e sindicais buscam consenso em pontos críticos da Lei 14.301/2022 sobre exigência de tripulantes brasileiros a bordo, alíquotas do AFRMM e prorrogação do Reporto. Torçamos para que os políticos vejam pelo povo brasileiro.

Ainda sobre a “BR do Mar”, há forte receio no setor de navegação. Revisão de itens vetados definirá se haverá mudanças em alíquotas do AFRMM. Caso o veto venha a ser derrubado integralmente, os percentuais arrecadados cairiam, podendo haver perda de receita para empresas do segmento marítimo.

No último dia 07 de Março, comemorou-se o Dia do Fuzileiro Naval, tropa anfíbia da Marinha do Brasil, em seu 214º Aniversário. Veio ao Brasil em 1808, junto com a família real portuguesa, com o nome de Brigada Real de Marinha. Seu lema atual é “Adsumus” (aqui estamos!).

Campanha “Nosso Compromisso é com Você” foi lançada pela Marinha do Brasil nesse mês de Março, com previsão de encerramento para 15 de Abril. Um dos grandes exemplos é a atuação da força de mar em Petrópolis, onde montou até um Hospital de Campanha. Outras ações conhecidas são as “Operações de Assistência Hospitalar”, realizadas pelos “Navios da Esperança”, na nossa região norte.

Nesse mês das mulheres, a coluna deseja a todas as representantes do sexo feminino os votos de felicidades e parabéns. São elas que no dia a dia engrandecem pessoas a se tornarem melhor, além da grande contribuição humanitária e para as sociedades em geral. Fecho com uma grande frase conhecida por todos: “Por trás de um grande homem, existe uma grande mulher”. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next