NAVEGAÇÃO EM FOCO – Estudos de viabilidade de navegação no Canal do Quiriri

O Governo do Estado, em parceria com a UFPA, através do professor Ito Braga, e com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia; de Ciência e Tecnologia, e Fundação de Amparo e Pesquisa, devem anunciar, em breve, o início dos estudos de viabilidade de navegação no Canal do Quiriri, que irá ampliar as exportações e importações do porto de Vila do Conde e de novos portos em nossa costa litorânea.
Os estudos deverão se estender por dois anos e irão indicar a profundidade do canal e suas variáveis, a necessidade de dragagem para atender navios de altas tonelagens e o custo final dessas intervenções.
O Secretário de Desenvolvimento, Mineração e Energia, José Fernando Gomes (FOTO), aponta que os portos do Pará serão de fundamental importância na nova logística do projeto Arco Norte, pela proximidade com os portos europeus, americanos e asiáticos a fim de otimizar nossos commodities com preços mais competitivos no mercado internacional.

Premiação do “Programa de Segurança da Navegação na Amazônia- 2021”

CMG André Vieira e Colunista Luiz Omar
Comandante do 4º DN Edgar, representante da Ong Amigos Voluntários do Pará, Rui Brandão (OCRIM) e CMG André Vieira.

O Comandante do 4º Distrito Naval Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, juntamente com o Capitão dos Portos da Amazônia Oriental CMG André Luis Martini Vieira, realizaram, na última quinta-feira (10), Cerimônia de Premiação do “Programa de Segurança da Navegação na Amazônia- 2021”, ocorrida no auditório da FIEPA.
Seis projetos foram premiados, sendo eles: Educando para preservar os rios (SOAMAR-PA); Educando o pequeno navegante (Instituto Federal do Pará – IFPA); Educando para evitar sofrimento (Amigos Voluntários do Pará, OCRIM e Ministério Público do Trabalho); Educando para evitar Vandalismo (AMPORT); Educando o Pequeno Marinheiro (Grupo de Nazaré Escoteiros do Mar); A segurança na navegação Comercial (categoria transporte de álcool e petróleo: Transdourada. Categoria transporte de passageiros: Navegação Salmista. Categoria de Pesca: Orla Pescados).
Pela concessão de Diplomas por Menção Honrosa: Wilson Sons Serviços Marítimos, Companhia Docas do Pará, Colunista Luiz Omar Pinheiro, Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará – ARCON-Pará, Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Grupamento Fluvial de Segurança Pública do Estado do Pará e Contramestre Fluvial Josimar Tavares Ferreira.

Barra do Pará tem novo Diretor Presidente

O Prático Sylvio Paul Fróes (FOTO), que era o Vice-Presidente, agora é o novo Diretor Presidente da Barra do Pará. Fróes substitui, depois de dois anos de importante gestão, o Prático Leonardo Claro Garcia.
Durante a sua atuação como Presidente, o Prático Leonardo Claro e diretoria contribuíram com importantes ações voltadas para a segurança da navegação e do tráfego aquaviário, sempre assessorando tecnicamente a Marinha do Brasil, quando solicitado, com informações pertinente sobre a Zona de Praticagem 3. Pode-se também destacar uma grande atuação na área social voltada para as comunidades ribeirinhas, nas localidades em que a empresa possui bases operacionais, além do apoio incondicional às ações de prevenção e combate ao escalpelamento.

Como fica a nova diretoria:

Sylvio Paul Fróes – Diretor-Presidente;
André Luis Tunes Nunes – Diretor Vice-Presidente;
Luiz Carlos Amaral Veloso Filho – Diretor Financeiro;
Luis Alberto Silva Pereira – Diretor Administrativo;
Leonardo Freitas Falção – Diretor Operacional;
Wallace Arruda Fraga – Diretor Técnico.

Convidado

Presidente da Companhia Docas de Santana Edival Tork com o Comandante do 4º DN Vice-Almirante Edgar Barbosa.

O presidente da Companhia Docas de Santana – CDSA, Edival Tork, foi convidado a prestigiar o evento de inauguração do Novo Auditório da Capitania dos Portos do Amapá, com a palestra “A Evolução da Navegação Marítima e os impactos para o Amapá”, realizada mês passado, e promovida pela Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º DN.
O palestrante foi o Vice–Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa e contou com a mobilização de representantes de todos os Poderes, especialmente agentes públicos ligados à área de segurança pública, gestores e integrantes da sociedade civil organizada. Foram abordados aspectos históricos e marcos para a navegação em todo o mundo, incluindo a participação do Amapá no escoamento do Manganês através da Barra Norte – Rio Amazonas a partir de 1954.

Homenagem da Coluna às mulheres

A coluna continua fazendo homenagem às mulheres, especialmente as Oficiais que compõem as assessorias de comunicação social da organizações militares de Belém.

Tenentes Carolina e Thamires (Comando Militar do Norte).

Tenente Laysa (CIABA)

Tenentes Tayná e Monique (4º Distrito Naval)

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next