CONVÉS PRINCIPAL – CIABA comemora o Dia Internacional da Mulher

Homenagem às mulheres do CIABA.

O “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar” comemorou o Dia Internacional da Mulher, reunindo toda a sua tripulação feminina para um almoço de confraternização.
Dentre as presentes estavam as militares, as servidoras e funcionárias civis, além das futuras Oficiais da Marinha Mercante Brasileira que atualmente estão matriculadas na EFOMM.
O evento foi restrito ao público interno e contou com a participação do Imediato do CIABA, dos Oficiais do Comando do Corpo de Alunos (ComCa) e com 126 mulheres da Tripulação.
O Corpo Feminino da EFOMM é composto atualmente de 80 Alunas, sendo duas estrangeiras, pertencentes à República Democrática de São Tomé e Príncipe e da República da Angola. (Fotos e contribuição: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Homenagem da coluna a Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais Luciene Albuquerque

Hoje a coluna fará referência a Coronel da Reserva, que pertenceu ao Quadro de Combatentes da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Luciene Albuquerque (FOTO).
A Oficial foi pioneira na “Academia de Polícia Militar de Minas Gerais”, ao entrar na turma de 1981, sendo declarada Aspirante em 1985, fazendo parte da primeira turma de mulheres. Um detalhe é que ela foi a primeira colocada geral no concurso que disponibilizou 120 vagas para o sexo feminino na época.
A Coronel Luciene Albuquerque deixou o serviço ativo da Polícia Militar em 2011, após um brilhante carreira onde exerceu funções de liderança e comando.
A contribuição das fotos é do amigo Coronel Wladimilson Godinho que foi colega da mesma turma.

Ministério do Turismo lança ações de incentivo ao Turismo Náutico.

Em cerimônia realizada na última terça-feira (08), no Clube Naval de Brasília, o Ministério do Turismo fez anúncios e entregas para o desenvolvimento do Turismo Náutico, contando com o apoio do Ministério da Defesa e da Marinha do Brasil.
É uma iniciativa que irá possibilitar que famílias brasileiras obtenham sustento por meio das águas. O pacote de ações também terá parceria com os Ministérios da Economia, do Trabalho e Previdência, além da Caixa Econômica Federal.
O nosso amigo, Capitão de Cabotagem Allan Moreira, se fez presente ao evento como convidado. Ele que apoia e incentiva crianças e adolescentes em seu projeto de ensino na disciplina, navegação e velejo.

Túnel do Tempo – Eventos e visitas realizadas a bordo com o CLC José Menezes Filho

CLC Menezes promovendo confraternização com toda a tripulação.
Despedida de visita no Portaló com toda a tripulação formada.

Faremos duas apresentações com as fotos cedidas gentilmente pelo Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.
A primeira foto relembra um momento de confraternização com todos os tripulantes, mesmo quando os navios tinham 4 Taifeiros e os salões eram separados. Hoje, as tripulações são integradas e os Refeitórios dos navios são únicos, fruto também da diminuição do número de tripulantes a bordo.
A segunda foto relembra a fidalguia nos Cerimoniais de Recepções e Despedidas no Portaló, quando a tripulação ficava formada. O brilho do convés era impecável.

RUMO CERTO

  • O Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade ficou bastante emocionado com a matéria de sua visita ao NT “Oscar Niemeyer” em 2016. Lembrou os bons tempos.
  • Importante matéria no jornal “O Globo” (Coluna Opinião) do Capitão de Longo Curso Carlos Augusto Müller sobre a BR do Mar e a venda dos navios de uma empresa estatal, de 11 de Março. Vale a pena ler.
  • O colunista teve cordial conversa com o Capitão de Longo Curso Ronald Doti Benfica, sendo seu Piloto na década de 2000. A última vez em que estivemos embarcados foi numa viagem para os Estados Unidos. Que coincidência!
  • O Comandante Ricardo e o Imediato Rendeiro, nesse momento, estão no Mar Mediterrâneo, após passar pelo Estreito de Gibraltar na semana passada. Boa viagem aos amigos!
  • Nosso grande amigo Capitão de Longo Curso Cássio Lopes Guimarães vem atuando de maneira eficiente nas operações e segurança do Terminal localizado em Angra dos Reis (RJ).
  • O Capitão de Mar e Guerra (RM1) Alexandre Santiago vem prestando excelente consultoria de Planejamento e Navegação para a empresa “Mega Logística”.
  • Inclusive foi um sucesso a operação de um navio panamax num quadro de boia, em Vila do Conde (PA). O Presidente da “Mega Logísitica” é o dinâmico Eduardo Carvalho.
  • O Marinheiro de Convés Elias Souza da Cruz, hoje embarcado numa empresa estatal, foi o responsável por manter a limpeza e o uso da piscina do nosso glorioso CIABA, na década de 80.
  • O Comendador Rodrigo Agostini já preparando o próximo evento da AIEB-Brasil. Trata-se da Páscoa das pessoas carentes. Sem dúvida será um momento dignificante.
  • Um dos grandes Chefes da Marinha Mercante, agora curtindo a aposentadoria, é o ilustre Alberto Valterdes, morador de Fortaleza (CE), terra de belas praias.

NAVEGANDO

Muitos acidentes têm acontecido com vários navios ao longo dos portos, mares e oceanos. Essas crescentes ocorrências também podem estar ligadas às excessivas cargas que os marítimos vêm sofrendo em suas respectivas empresas, onde podemos citar o longo tempo embarcado. Muitas companhias atribuem isso a pandemia, mas sabemos que não é tão verdade assim.

O que acontece com pessoas que, quando estão no poder, agem com soberba de “rei” ou como ditador? E quando são tirados do poder, querem se tornar amigos de todos? Essa resposta pode ser interpretada no libro da Ana Beatriz, denominado “Mentes Perigosas”. Aconselho a ler, pois é excelente.

País que não tem Marinha Mercante própria tende a ficar nas mãos das outras nações. Várias grandes empresas estrangeiras estão cancelando o transporte para a Rússia. Se tivesse frota própria, não seria problema. Agora imaginemos o Brasil, onde até a Cabotagem ficará dependente não só das empresas estrangeiras como das tripulações estrangeiras. Um alerta para aqueles que querem se desafazer da Marinha Mercante em sua nação, entregando-as nas mãos dos estrangeiros. Depois não haverá retorno.

A “Escola de Guerra Naval” (EGN) retomou seus cursos no ano de 2022. Um deles foi o “Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos” (PPGEM) que teve sua aula inaugural realizada em 07 de Março. Dentre os cursos, também temos o “C-PEM” (Curso de Política e Estratégia Marítima), onde normalmente um Oficial da Marinha Mercante costuma estar entre os presentes.

Lançado o livro “Economia do Mar e Poder Marítimo” sendo uma obra inédita, reunindo os especialistas no setor. A publicação pode ser adquirida na “Livraria Dante” (www.livrariadante.com.br) ou pelo “Amazon” (www.amazon.com.br).

A “Associação dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil) estará entregando importante Moção a várias personalidades civis e militares dos diversos estados, em Cerimônia que ocorrerá no “9º Encontro de Autoridades”. Sem dúvida nenhuma, mais um belo evento promovido por essa instituição.

No último dia 03 de Março, a “Abrammil” (Academia Brasileira de Medalhística Militar) promoveu a 42ª Reunião Administrativa, evento esse que faz parte do seu calendário 2022. O encontro ocorreu no Shopping “La Playa”, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Grandes cerimônias virão nesse ano pela Academia.

O próximo grande evento a ser realizado pela nossa “Universidade do Mar”, que é o “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), será o Juramento à Bandeira Nacional dos Alunos do 1º Ano. Torçamos para que até lá a pandemia esteja em baixa, pois com certeza deixará os familiares, amigos e colegas orgulhosos daqueles que prestarão relevantes serviços ao nosso país.

O grupo “MSC” construirá o maior Terminal de Cruzeiros da América do Norte, que ficará na cidade de Miami, nos Estados Unidos. Será um investimento de US$ 350 milhões, com um edifício de quatro andares e quatro decks para embarques, podendo receber até 36 mil passageiros em apenas um dia. Além do mais, contará com um espaço que poderá receber três navios ao mesmo tempo. A previsão de entrega está para final de 2023.

O colunista e sua tripulação já estão navegando na área entre Haiti, Cuba e Jamaica, com tempo tranquilo. O navio poder ser acompanhado no site “Marine Traffic”, que ainda fornece dados como características da embarcação e histórico das últimas viagens. Para a versão paga, o leque de informações é bem maior. Boa semana a todos. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next