NAVEGAÇÃO EM FOCO – Troca no Ministério da defesa.

O Alto Comando do Exército Brasileiro já deu início aos preparativos para a saída do Ministro da Defesa, Walter Braga Netto. O Ministro deve deixar a pasta até o dia 2 de abril para se colocar à disposição como candidato a vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL) ou disputar uma vaga para o Senado Federal.
O atual comandante do Exército, General Paulo Sérgio Oliveira, é um dos principais cotados para assumir o Ministério da Defesa. Com isso, o General Marco Antonio Freire Gomes deve ser o próximo Comandante do Exército Brasileiro.
O General Paulo Sérgio, antes de assumir o posto de Comandante do Exército, era Comandante do Comando Militar do Norte. Este que é um dos mais brilhantes Oficiais do Exército Brasileiro, com certeza irá realizar um grande trabalho à frente deste importante Ministério, assim como fez durante seu Comando á frente do Exército Brasileiro.

Desembargador Leonam Cruz Junior lança cartilha para pessoas com deficiência

Desembargador Corregedor Eleitoral Leonam Cruz Júnior

Na próxima quinta (17), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) vai lançar uma cartilha especialmente para pessoas com deficiência. A autoria é do do Desembargador Corregedor Eleitoral, Leonam Cruz Júnior. De acordo com o desembargador, o principal objetivo é estimular a cidadania e, sobretudo, a inclusão social de deficientes intelectuais. “Na realidade, o voto desse público não é um debate novo. A lei que garante a eles o direito de votar e serem votados é de 2015 (Lei 13.146/2015), mas ainda é pouco conhecida por grande parte do eleitorado. Eles podem ser candidatos e isso é pouquíssimo divulgado. O principal desafio é a falta de notoriedade e divulgação dos direitos dos deficientes de um modo geral, por isso o TRE lançou essa ação”, afirma. Ele conta que sempre foi muito atento às questões sociais e tem a inclusão como uma das principais diretrizes da gestão enquanto corregedor eleitoral.

A despedida do Prático Rubens Cantão

Prático Cantão (a frente), ladeado dos Práticos Lairton Ribeiro, José Maria, Francisco Silva, Leonel Aragão, Álvaro Carvalho e Guilherme Rebelo.

Na última terça-feira, faleceu o Prático Rubens Cantão da Silva. Cantão iniciou a carreira como praticante de Prático, em 1965, na extinta SNAP/ENASA, após dar baixa do serviço militar obrigatório na Marinha do Brasil. Como Prático, trabalhou por muitos anos nos lendários navios Pomba Branca, principalmente na linha do Rio Madeira, rio do qual era Prático e profundo conhecedor.
Em 1970, passou a fazer parte do quadro de Práticos da extinta Associação de Praticagem da Bacia Amazônica (APBAM) e encerrou a carreira trabalhando na Unipilot até 2012, quando, por motivos de saúde, encerrou as atividades profissionais. Cantão deixou o nome escrito na história da Praticagem da Bacia Amazônica. Da geração que fundou a APBAM, estão em atividades os Práticos Alvaro Carvalho e Ataualpa Dias. Antônio Cardoso já está aposentado.

Mares & Rios

Os dirigentes dos sindicatos marítimos ainda estão atuando sob coordenação da CONTTMAF e da FNITTAA, buscando articular, em Brasília, junto aos parlamentares, a derrubada dos vetos que reduzem o emprego de marítimos brasileiros dentro do Projeto da BR do MAR.

Durante a pandemia, sem fazer alarde a, Transpetro, subsidiária da Petrobras, vendeu quase 20 navios. Agora, a frota com bandeira brasileira tem apenas 25 navios. Em contraste, a frota de navios afretados (por tempo e por viagem) pela holding em outros países segue forte e já supera a marca do ano passado, com mais de uma centena de navios de bandeiras diversas.

Precisamos estar atentos, pois estão querendo distorcer o BR do MAR para reduzir a frota na bandeira brasileira, transferindo os navios brasileiros de forma direta para outros países, para depois, operá-los, de forma direta ou cruzada, buscando possíveis brechas na legislação.

A nova Diretoria da ADESG-PA está organizando um almoço de confraternização para celebrar a amizade e a integração entre ao adesguinos. Será realizado no próximo dia 24, ao meio-dia, na churrascaria Boi D’Ouro, da na Av. Almirante Tamandaré.

O Tribunal Marítimo, que é presidido pelo Vice-Almirante (R-1) Wilson Pereira de Lima Filho, realizou, na última semana, pela primeira vez, julgamentos pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI), um marco para a instituição. Celeridade e tecnologia marcaram a sessão plenária nº 7.558 em que o colegiado utilizou a funcionalidade responsável pelo trâmite administrativo dos processos por meio digital.

No mesmo dia, o Tribunal Marítimo (TM) também realizou um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher com o tema “Mulheres Inspiradoras”. Ao longo do evento, 24 mulheres, entre militares e servidoras civis do Tribunal, foram homenageadas. Na oportunidade, houve palestra da Juíza Maria Cristina de Oliveira Padilha, decana do Tribunal e da CLC Hildelene Lobato Bahia, a primeira mulher a ocupar função de comandante de um navio mercante.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next