CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar é homenageado na Câmara Municipal de Niterói

CLC Gondar recebendo a Moção do Vereador Rodrigo Damatta.
Outorgado Título do Rotary a advogada Valdirene Rocha.
Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Niterói em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
CLC Gondar ao lado das mulheres homenageadas.

Em Sessão Especial, a Câmara de Vereadores da cidade de Niterói (RJ), homenageou o Dia Internacional da Mulher, em 14 de Março.
O Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar, representando a Marinha Mercante Brasileira, recebeu da Câmara a “Moção de Aplausos”, concedida a personalidades civis e militares que tenham se destacado para o engrandecimento e desenvolvimento da cidade de Niterói.
Entre as mulheres homenageadas no evento, uma delas recebeu o Título do Rotary. Foi uma Cerimônia que jamais será esquecida pelas que participaram.

Amanhã a AIEB-Brasil promoverá o 9º Encontro de Autoridades

Cartaz AIEB-Brasil.

Pela tarde do dia 19 de Março, a “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil” (AIEB) estará realizando o “9º Encontro de Autoridades”, fazendo parte do seu calendário de 2022.
A Cerimônia acontecerá na cidade de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ), onde o total de 58 personalidades civis e militares serão agraciadas. Dentre elas, 51 receberão a Medalha Jubileu de Brilhante, criada em comemoração aos 60 Anos do Batalhão Suez, 04 receberão a Medalha Lei e Ordem e 03 a Medalha Tiradentes.
Representando a Marinha Mercante Brasileira estarão sendo homenageados com a “Moção OCB” (Ordem dos Comendadores do Brasil), o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar e o colunista.
Devido cumprir escala nos Estados Unidos, o colunista ficará impossibilitado de comparecer ao evento, contudo será representado pelo CLC Gondar.
O Encontro de Autoridades é uma iniciativa da AIEB-Brasil em parceria com a “Associação Brasileira das Forças Internacional da Paz da ONU” (AEFIP). Traremos matéria sobre o importante evento.

Dia Internacional da Mulher é comemorado a bordo do NT “André Rebouças”

2ON Takeda – única representante feminina a bordo.
Tripulação do NT “André Rebouças” no Dia Internacional da Mulher.
2ON Takeda ao lado do Contramestre Piveta – recebendo os cumprimentos da tripulação.

No dia 09 de Março foi realizado a bordo do NT “André Rebouças”, sob o comando do colunista, a especial homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Dos 25 tripulantes atualmente embarcados, somente uma pertence ao grupo feminino. Trata-se da 2ª Oficial de Náutica Luciane Mirelle Correa Takeda, bastante querida pela tripulação.
Além das palavras do Comandante, a Oficial recebeu os cumprimentos e felicitações de cada tripulante, sendo o evento encerrado com um jantar de confraternização.

Rapport – Técnica chamada de empatia, conexão e afinidade – Parte II.

Em continuação da matéria sobre “Rapport” do nosso grande amigo Ricardo de Sá Mendonça, que exerce as funções de Imediato no “Dof – Skandi Chieftain” há duas técnicas existentes: espelhamento e reciprocidade.
No espelhamento, o método busca espelhar o comportamento da pessoa com quem estamos nos comunicando, criando uma conexão. Já a técnica da reciprocidade, temos o famoso “dar sem esperar nada em troca”, sendo uma estratégia que podemos colocar em ação ao oferecer, por exemplo, conteúdo de qualidade de um blog para que o cliente se eduque a respeito do produto ou tire dúvidas.
Como criar “Rapport” no suporte: acompanhar as interações do lead com seus conteúdos (materiais de divulgação como redes sociais, blogs, vídeos, etc), estudar o potencial do seu cliente sem invadir a sua privacidade, tratar o cliente sempre pelo seu nome (isso é importante), ter um discurso leve e bem humorado (sempre tomando posturas positivas em suas falas) e ter paciência, pois é primordial para lhe dar com clientes (entender o timing das outras pessoas, ser tolerante e, principalmente, saber ouvir).
Esperamos que tenham gostado do assunto.

RUMO CERTO.

  • O Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho ficou muito feliz com a matéria publicada na coluna sobre o Tribunal Marítimo. Gente finíssima e de boa educação.
  • Também a nossa amiga Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia ficou emocionadíssima na mesma matéria em que esteve presente, agradecendo o colunista com bela mensagem de voz.
  • O Capitão de Longo Curso Patrick Telles vem prestando uma grande assessoria ao colunista nessa viagem aos Estados Unidos. Além de colega de caráter, também é um grande amigo. Agradecimentos.
  • O Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio, Comandante do CIABA, agradeceu a nota publicada, achando-a excelente e desejou boa sorte ao colunista na sua próxima comissão.
  • Já faz algum tempo que não temos o contato com o Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, Presidente do CCMM, em virtude da viagem ao exterior. Esperamos ansiosos para na volta ter aquela agradável conversa de sempre.
  • Os amigos Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior e Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Claudio Otranto Alves estão estudando pra valer na “Escola de Guerra Naval” (EGN).
  • O Condutor-Mecânico Gerson Berto Faustino é um dominador na arte da cavalgada. Ele que possui dois cavalos que participam de torneios. Voltaremos com essa história.
  • A amiga Capitã de Longo Curso Simone Lopes enviou fraternal abraço ao colunista. Temos saudades desde a época de Escola na EFOMM, isso em 1997. Retribuo o abraço.
  • O Imediato Lucena esteve recentemente em Singapura com a sua bela nave “Portinari”. O Comandante era o CLC Albano. Mandaram saudações marinheiras ao colunista. Obrigado aos colegas.
  • O Capitão de Cabotagem Allan Moreira participou de importante regata em Brasília.

NAVEGANDO

Sempre recomendo a leitura do livro “Mentes Perigosas” da Ana Beatriz. O colunista vem recebendo mensagens elogiando a publicação, desde profissionais da área de navegação até grandes amigos de outras funções. Realmente quem lê, terão uma noção do que pessoas com “sede de poder” podem fazer e os danos que causam. Continuo recomendando.

Perguntaram indiretamente ao colunista, em um grupo de zap, por que não fazem homenagens às mulheres que estão navegando, que realmente exercem a função? Uma das possíveis respostas: a iniciativa deveria partir do próprio navio. Entendo não ser adequado eu homenagear tripulantes de outras unidades. A lamentar se algum navio não prestou homenagem às mulheres de bordo no seu dia.

MSC poderá agregar conhecimento de shipping e tecnologia a “Log-In”, conforme informa. O CEO disse a investidores que a principal mudança foi a eleição dos três conselheiros no último mês de Fevereiro. O processo está bem encaminhado seguindo rito padrão no Cade.

Tripulações internacionais começam a retornar de portos ucranianos para seus países de origens. Como exemplo, as Filipinas comemoraram o retorno bem sucedido de 21 marítimos do navio graneleiro “S-Breeze”. Os portos da Ucrânia estão fechados desde o inicio dos ataques russos. Pode haver até 120 navios atracados com mais de mil tripulantes no total.

Após sete meses de paralisação, a navegação na Hidrovia-Tietê-Paraná foi retomada em 15 de Março de 2022. Contudo, essa volta será gradativa, com calado inicial de 2,4 metros. O tráfego havia sido interrompido em virtude da grave crise hídrica que afetou a região. A tendência é que aos poucos seja liberado e volte ao calado normal de 2,7 metros.

Em reunião realizada entre os dias 10 e 11 de Março, o Conselho da “Organização Marítima Internacional” (IMO) abordou importante temas como a situação no Mar Negro e Mar de Azov, bem como os impactos sobre navios e marítimos, devido a guerra Ucrânia-Rússia. Tudo isso visando a proteção da vida dos homens do mar. O assédio devido a nacionalidade deve ser condenada.

A frota russa de petroleiros está começando a parar devido as sanções impostas. Algumas empresas, como a “Svcomflot PSC”, já estão com seus 9 navios Aframax ociosos no mar, isso há mais de uma semana. Menos mal que já descarregaram suas cargas.

A empresa “Norsul” está com novas cores. Sua primeira barcaça a receber o padrão foi a “Norsul 12”, que passou a ser roxa. Essa companhia possui tradição na cabotagem e no longo curso. Outra mudança foi no seu nome, onde de “Companhia de Navegação Norsul”, agora passa a chamar-se apenas “Norsul”, oficializada em setembro de 2021.

Aos poucos a pandemia Covid-19 vai sentando a poeira, porém não podemos ainda baixar a guarda, principalmente para nós que embarcamos. Falta agora a sensibilização das empresas em amenizar a quarentena pré-embarque. Alguns países como Portugal e Estados Unidos já estão liberando marítimos para frequentar as suas cidades quando nas escalas.

O colunista e sua tripulação já se preparam para entrada no Golfo do México, região conhecida pelas presenças de milhares de plataformas e embarcações de diversos tipos. Com fé em Deus, faremos navegação segura para uma boa operação. Voltaremos. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next