CONVÉS PRINCIPAL – CIABA retoma atividades religiosas após 2 anos de pandemia

Retornos das celebrações ajudarão a vencer desafios.

O “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), tradicional “Universidade do Mar”, formadora e aperfeiçoadora de mão de obra para a Marinha Mercante Brasileira, após 2 anos enfrentando a pandemia que assola a humanidade e, por sinal, vencendo com muita dedicação e esperança, retornou no último dia 14 de Março com suas atividades religiosas na Capela.
Um culto ecumênico foi realizado contando com as presenças dos Alunos da EFOMM, que integram o Grêmio Religioso (católico, evangélico e outras religiões), do Padre Deogratias e do Capitão de Corveta Eliese Eleutério da Silva, Capelão Naval do Comando do 4º Distrito Naval.
Há dois anos, além da pandemia, a capela teve uma grande obra de revitalização, fazendo com que os eventos não acontecessem. Hoje, a alegria de voltar às suas atividades, contagiou a todos os presentes.
Conforme depoimento da Aluna do 3º Ano do Curso de Náutica, Ana Beatriz Pereira de Souza, o Grêmio Religioso é importante para a aproximação de Deus. O culto ecumênico vem complementar os trabalhos religiosos, ajudando a enfrentar os desafios da rotina militar e dos estudos.
Em virtude da situação epidemiológica atual, o evento foi restrito e teve a participação apenas dos Alunos e parcela da Tripulação diretamente envolvida. (Contribuição e fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Alunos da EFOMM-CIAGA realizam instrução em navio da Escola Naval

Alunos da EFOMM-CIAGA e Oficiais do navio.

No último dia 09 de Março, cinquenta e oito Alunos do curso de Náutica da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA), realizaram embarque no navio Aviso de Instrução da Escola Naval.
Na ocasião, os futuros oficiais puderam colocar em prática os aprendizados de navegação, tais como visual e indexada, realizando evoluções pela Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ). Também, em complementos as atividades, executaram simulações de homem ao mar, manobras de atracação e desatracação, sempre sob a supervisão dos instrutores e Oficiais do navio.

Abrammil entrega condecoração na 21ª Delegacia de Polícia Civil no Rio de Janeiro

Autoridades Policiais condecoradas.
Presidente Regis Lermen ao lado de Acadêmicos da Abrammil e Autoridades Policiais.
Delegado Titular Hilton recebendo sua condecoração.
Homenageado da Abrammil.

No dia 11 de Março, a “Academia Brasileira de Medalhística Militar” (Abrammil) realizou Cerimônia de entrega de medalhas na 21ª Delegacia de Polícia Civil, no Rio de Janeiro (RJ).
Foram condecoradas as seguintes autoridades policiais: Sr. Hilton Pinho Alons (Delegado Titular), Sr. Álvaro de Oliveira Gomes (Delegado Assistente), Sr. Fábio Craveiro Lima (Inspetor de Polícia), Sr. Rafael Antônio Gomes Rangel Júnior (Comissário de Polícia) e Sr. George Henrique Sena Monteiro (Inspetor de Polícia).
A organização da Cerimônia coube aos Acadêmicos Titulares Leandro Montezuma e Mota, que receberam os parabéns do Presidente da instituição, Coronel Régis Lermen. (Contribuição e fotos: Abrammil).

Capitã de Longo Curso Hildelene visita OAB-Rio

CLC Hildelene e a Desembargadora Ivone (sentada).

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de Março, a “Ordem dos Advogados do Brasil” (OAB) do Méier, cidade do Rio de Janeiro (RJ) recebeu a visita da Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, que palestrou aos presentes.
Na foto, a CLC Hildelene aparece com uma das personalidades importantes da OAB. Trata-se da Sra. Ivone Caetano, a primeira Desembargadora negra do Estado do Rio de Janeiro, pertencente a turma do Curso de Direito de 1975.

RUMO CERTO.

  • O amigo do tempo de escola Márcio Viller Preissler sempre lendo a coluna. Ele que atua no gerenciamento dos navios da Vale, os famosos Valemax.
  • A nossa Presidente Patrícia Magluta lançou vídeo de sucesso da ajuda do Club Rotary Satélite Rio Comprido Vésper a Petrópolis, por ocasião dos problemas enfrentados. Todos de parabéns!
  • Agradecimentos as várias mensagens recebidas por ocasião da transmissão do pôr o sol realizado no dia 18 de Março, em pleno Golfo do México. Realmente foi digno de espetáculo.
  • Finalmente o contato com o Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Filho, mesmo em alto mar. Vários assuntos foram colocados em dia sobre a Marinha Mercante e o Centro dos Capitães. Ele é um das grandes expressões do nosso setor.
  • O fornecedor Saymon, que atua no Rio de Janeiro e regiões próximas, atendendo as demandas dos navios no fornecimento de materiais, é amigo do colunista desde 1999, quando ainda 2º Oficial de Náutica. Torcendo para que seu time volte à 1ª Divisão do Brasileirão.
  • O Capitão de Mar e Guerra Aristide de Carvalho Neto atua na área de Coaching. Possui excelente canal no youtube com dicas importantes.
  • Saudades da nossa querida Professora Selma Grello. Ela que é um das leitoras da coluna. Esperamos um encontro durante as próximas férias em Belém.
  • O Prático Darian, que atua na área de Salvador, está sempre nos acompanhando. Tem bom coração.
  • O Comandante Miranda e sua bela nave já estão no Brasil, após cumprir missão de docagem na Europa. Agora que venha o merecido repouso para renovar as energias.
  • Um dos grandes animadores no navio é o Marinheiro de Convés Lindiomar que, juntamente com o Mecânico Gerson Berto, fazem uma dupla de arrancar sorrisos. Diversão é excelente para manter o humor da tripulação.

NAVEGANDO

Infelizmente o veto dos 2/3 de tripulantes brasileiros nas futuras embarcações do “BR do Mar” foi mantido, após reunião de votação na Câmara dos Deputados realizada em 17 de Março. Tiraram empregos dos brasileiros para dá aos estrangeiros em nossas águas, em nosso território. Lamentável.

Em relação a isso, concordo com as palavras do Comodoro Diniz: “O governo Patriota, capitaneado pelo Ministro Tarcísio Freitas, acaba de vetar a obrigatoriedade de marítimos brasileiros trabalhem em navios que vão operar na cabotagem brasileira. Perdemos o direito de exercer nossas atividades profissionais no país chamado Brasil. O Brasil acima de tudo, não nos pertence, somos uns párias, graças aos Patriotas da Legião Estrangeira”.

Escoteiros do Mar realizaram atividades na “Capitania dos Portos do Estado do Rio de Janeiro” (CPPRJ), bem como no Espaço Cultural da Marinha, no dia 05 de Março. Houve prova final do Curso de Primeiros Socorros e a atividade de abertura do 123º Grupo Escoteiros do Mar. Ao fim do dia, ocorreram as Promessas Escoteiras de dois Chefes e dois adolescentes, que se efetivaram no grupo.

A “Capitania Fluvial de Santarém” (CFS) habilitou, em Março, novos aquaviários: Fluviais Auxiliares de Convés e de Máquinas. O total de 88 certificados e Carteiras de Inscrição e Registro (CIR) entregues aos alunos habilitados no Curso de Formação, que foi solicitado pela Câmara de Vereadores de Itaituba, reduzindo demanda passiva na região.

A “Força Aérea Brasileira” (FAB) abriu inscrições para Cabo temporário, no período de 17 de Março a 18 de Abril de 2022, como Prestação de Serviço Militar Voluntário. Os editais foram lançados e podem ser consultados no site da FAB.

Ainda sobre a “FAB”, a “Escola Preparatória de Cadetes do Ar” (EPCAR) abrirá inscrições a partir do dia 04 de Abril para os ingressos de novos alunos no ano de 2023. Serão o total de 130 vagas, sendo 110 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino. As inscrições se encerrarão no dia 20 de Abril. Para mais detalhes, consulte o site da FAB.

No final de 2021, o “Centro de Hidrografia e Navegação do Norte” (CHN-4) publicou, pela primeira vez, uma Carta Náutica Eletrônica da Região Amazônica. A cartografia é atualizada com frequência, sendo um dos processos práticos para os navegantes.

A empresa “Evergreen” encomendou ao estaleiro chinês “Hudong-Zhongus” a construção de três navios de 24 mil BTU’s. O preço de cada embarcação está estimado entre US$ 160 milhões e US$ 190 milhões. A entrega está prevista para 2025. Enquanto algumas empresas crescem, outras só tendem a diminuir sua frota, normalmente por má gestão.

Quando empresas crescem, devemos “tirar o chapéu” e bater palmas de louvor. Esse é o caso da “Log-In”. Na última quarta-feira (16), essa companhia fechou o termo de aquisição da “Tecmar Transportes Ltda”, dedicada ao transporte rodoviário de cargas. Fundada em 2001, atua nas regiões Nordeste a Sul do país. A efetivação dessa transação está sujeita a aprovação pelo Cade.

O colunista e sua tripulação chegaram nesta manhã de segunda-feira na cidade de Galveston, nos Estados Unidos, onde realizará operação de importação para o Brasil. É a primeira vez nesse país no Comando de navio, recebendo orientações e assessoria do Comandante Patrick Telles, que recentemente esteve na área. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next