NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros

O Comando de Preparo (COMPREP) realizou a cerimônia militar de passagem dos cargos de Chefe do Estado-Maior e de Chefe da Subchefia de Segurança e Defesa da Organização Militar. Na ocasião, o Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto passou a Chefia do Estado-Maior do COMPREP ao Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros. Já o Brigadeiro de Infantaria Marcelo Rosa Costa transferiu o comando da Subchefia ao Coronel de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira. A cerimônia marcou a despedida do serviço ativo do Brigadeiro Marcelo. Os atos de passagens de cargo foram presididos pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida.
Vale destacar que o Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros comandava o III COMAR no Rio de Janeiro, e faz parte de uma família tradicionalmente ligada à Força Aérea Brasileira. De Montes Claros (MG), o irmão mais velho, o Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Medeiros, atual Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e ex-Comandante do I COMAR. O primo Leônidas de Medeiros Araújo, hoje na reserva, chegou ao Posto de Major-Brigadeiro e é casado com a Brigadeiro do Ar Médica Ana Paola de Medeiros.

CIABA retoma as atividades de GAP e de Capela

Tripulação participando de celebração na capela

O Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), que tem à frente o CMG Enes, retornou, no dia 14 de março, com as atividades religiosas na capela. Há dois anos, em virtude da pandemia e de uma obra de revitalização, não eram realizados eventos no espaço.
No retorno das atividades, foi realizado um culto ecumênico que contou com a presença dos alunos da EFOMM, integrantes do Grêmio Religioso (católico, evangélico, entre outras religiões), do Padre Deogratias e do Capitão de Corveta Eliese Eleutério da Silva, Capelão Naval do Com4DN.
Além disso, após período de reformas, o Grupo de Atendimento ao Público (GAP), do CIABA, local destinado ao atendimento de visitantes, voltou a atender os serviços da Comunidade Marítima e do público em geral nas novas instalações que foram adequadas às regras de acessibilidade.
O GAP funciona de segunda a sexta-feira, de 08h30 às 11h30 e 13h30 às 15h30, realizando atendimentos presenciais ou virtuais, como aberturas de requerimentos, agendamento de serviços, informações sobre processos seletivos do CIABA e emissão de certificados.

Visita

Kleber Campos, Luiz Alberto e Abraão Benassuly

Na última quinta feira (17) a Federação dos Transportes do Pará (FETRANSPA), na presença do Presidente Kleber Campos e do Conselheiro Fiscal Luiz Alberto Santos, recebeu a visita do Diretor-Presidente da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), Abraão Benassuly, que comprometeu-se em apoiar a FETRANSPA no desenvolvimento do transporte em nosso estado.

Nota de esclarecimento

O Comando Militar do Norte (CMN) esclarece que o nomeado Clube de Subtenentes e Sargentos da Amazônia (CSSA – SUBSAR), localizado à Praça Amazonas, 1089, bairro Batista Campos, nesta capital, não está localizado em área militar, muito menos possui qualquer ligação com o Exército Brasileiro.
Este Grande Comando já notificou extrajudicialmente o Clube, por pelo menos duas vezes, para que fossem alterados o nome e símbolos militares utilizados indevidamente, porém não tivemos respostas.
O Exército Brasileiro, por meio da 8° Região Militar, está avaliando as providências legais cabíveis para resolver a situação.

Mares & Rios

Uma pesquisa inédita aponta que, mesmo estando a cerca de 300km dos garimpos ilegais do rio Tapajós, mais da metade dos moradores da zona urbana de Santarém apresenta níveis de contaminação por mercúrio até quatro vezes superior ao limite recomendado pela OMS. Entre os ribeirinhos, a contaminação chega a 90%.

Esta semana, no Rio Pará, o Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, com o emprego de uma aeronave Super Cougar, realizou exercícios de simulação de resgate com o objetivo de manter a qualificação do meio e da tripulação em operações de resgate na região.

Uma réplica em tamanho natural do novo caça multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), está com a visitação aberta desde o dia 16, na esplanada do Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas, na praia de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, onde ficará até o dia 6 de abril.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), realizou no dia 07/03 a Aula Magna que iniciou o ano letivo de 2022 e oficializou o retorno das aulas presenciais para todos os cursos, respeitando os protocolos de segurança previamente definidos.

A solenidade contou com a participação do Diretor e Chanceler do Instituto de Tecnologia da Força Aérea dos Estados Unidos da América (Air Force Institute of Technology-AFIT), Doutor Walter F. Jones. O novo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, presidiu a cerimônia acompanhado pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.(LOP)

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next