CONVÉS PRINCIPAL – Destaque da Coluna: Capitão de Mar e Guerra José Alexandre Santiago da Silva

Capitão de Mar e Guerra Santiago e esposa Adriane, orgulhosos com a formatura do filho Rodrigo Santiago.

A coluna de hoje presta grande homenagem ao amigo Capitão de Mar e Guerra (RM1) José Alexandre Santiago da Silva, que a bem pouco tempo foi Comandante da “Capitania dos Portos da Amazônia Oriental” (CPAOR).
Na foto, juntamente com o colunista, quando da Cerimônia de Entrega de Prêmios da Turma “Drakkar”, formada em 2021, cujo filho Rodrigo Santiago faz parte, exercendo atualmente a função de Praticante Oficial de Náutica.
Ao lado de sua esposa Adriane, adotou Belém como cidade querida, tendo apreço destacado com a Sociedade Paraense.
Hoje presta relevantes serviços para a empresa “Mega Logísitica”, responsável por diversas operações em Vila do Conde (PA), depois de longa carreira a serviço do país, fazendo parte do Corpo da Armada da Marinha do Brasil.
Parabéns e desejos de sucessos contínuos à família do grande amigo Santiago, o “Gigante” como era carinhosamente chamado pelo nosso querido Alyrio Sabbá. (Foto: Luís Celso).

Capitães de Longo Curso da Marinha Mercante recebem honrosa Moção

CLC Gondar foi o representante dos Oficiais da Marinha Mercante homenageados.

Em Cerimônia realizada no “Centro Empresarial Multi Rossi”, em Duque de Caxias (RJ), a “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil) realizou o “9° Encontro de Autoridades”.
Além das Medalhas outorgadas no evento, também foram homenageadas diversas autoridades civis e militares, com que sua dedicação e amor ao país, prestaram relevantes serviços à sociedade.
Nas comemorações, três Oficiais da Marinha Mercante receberam a “Moçao de Congratulações e Aplausos ao Mérito” da “Ordem dos Comendadores do Brasil” (OCB): Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar, Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia e o colunista.
O CLC Gondar este presente no evento, recebendo sua Moção com alegria e satisfação de dever cumprido. Por motivos de viagem ao exterior, o colunista não pôde comparecer, sendo representado pelo Comandante.
Agradecemos a homenagem e parabenizamos o Comendador Rodrigo Agostini (AIEB-Brasil) e o Comendador Belmonte (OCB) pelo brilhante evento realizado.

Dois grandes atletas amigos do colunista: Renato e Ferreira

Ferreira e Renato, dois grandes amigos do tempo de escola.

A coluna faz o registro de dois grandes amigos da época em que cursava a “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), entre os anos de 1995 e 1997: os Oficiais Renato e Ferreira.
O Renato era da equipe de Atletismo, tendo como especialidade os 100 metros livres, enquanto o colunista corria os 400 metros. Já o Ferreira era zagueiro titular da equipe de futebol de campo, onde assumi a lateral esquerda ou direita.
Fica o grande abraço aos dois. Amizades verdadeiras duram para sempre.

Lifelongleaning – Quebra de Paradigmas. Importante na Marinha Mercante

Lifelongleaning

Nosso amigo Ricardo de Sá Mendonça, Oficial da Marinha Mercante, atuando na função de Imediato, traz uma importante matéria denominada “Lifelongleaning”.
A quebra de paradigmas é uma das maiores dificuldades do ser humano. Inovar conhecimentos pela busca de novas informações, trocar o velho conceito pelo novo e mudanças nas rotinas do dia a dia fazem surgir novas ideias.
Algumas maneiras de transformar sua Zona de Conforto são: buscar novos conhecimentos, sair do tédio (mesmo que inconsciente), criar novas maneiras de fazer coisas diferentes e mudar a forma de pensar com relação aos conflitos.
Você pode otimizar tempo priorizando o que é mais importante ao que é menos importante, gerenciando o quanto precisa para cada atividade, não perdendo horas necessárias naquela atividade, além de ter uma lista de itens a executar com antecedência.
Aprender com erros dos outro é uma forma de adquirir conhecimentos, fazendo avaliação técnica desses deslizes (onde foi e qual seria a melhor opção de evitá-los) e não repeti-los por ignorância.
Para ser protagonista, sinta-se capaz de realizar a tarefa com profissionalismo, identificando as oportunidades à frente, buscando sempre estar ao lado de profissionais competentes.
Sempre selecione seus conhecimentos buscando atualização e se agregando aos serviços realizados, bem como mantenha relacionamentos que possam somar as ideias já adquiridas.
Tenha sempre atitude positiva, seja paciente, honesto, ético, humilde, justo e de liderança pacífica. Fatores importantes para a formação da identidade pessoal são: desejos e expectativas, características pessoais, talentos e conhecimentos, crenças e costumes sociais, formação acadêmica e profissional, cargos e experiências de trabalhos, realizações e conquistas, autoimagem e auto expressão.
O texto é importante para a vida profissional, seja no mar, na terra ou no ar. Parabéns, Mendonça!

RUMO CERTO.

  • O amigo Imediato Ricardo de Sá Mendonça tem contribuído na coluna com matérias contendo temas importantes, utilizados no nosso dia a dia.
  • A Assessoria de Comunicação Social do CIABA, através da Tenente Layza, sempre nos enviando notícias da nossa “Universidade do Mar”. Ela é sobrinha de um antigo tripulante do colunista, o Contramestre Serrão, nos velhos tempos de NT “Grajaú”.
  • Nosso bom amigo Capitão de Cabotagem Allan Moreira já se encontra em quarentena pré-embarque, onde em breve estará reassumindo suas funções de Imediato no navio da “Log-In”.
  • A querida Capitã de Cabotagem Vanessa Cunha foi aplaudidíssima na última semana com matéria onde irá finalmente assumir o Comando no navio da “Log-In”. Sucesso e bons ventos para ela!
  • O Coronel Regis Lermen e Acadêmicos da Abrammil estiveram na Quadra da Viradouro em 19 de Março, comemorando o aniversário do Coronel Salema. Parabéns!
  • O Chefe de Máquinas Ubirajara do Rosário Santana vem num trabalho incansável em manter seu navio preparado para qualquer inspeção. Bastante atuante.
  • Ele que é cria de um grande Chefe de Máquinas dos navios suezmax, o Oficial Superior de Máquinas Magalhães, que está na longa batalha da aposentadoria.
  • O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho enviando os parabéns sobre inspeção realizada pela Guarda Costeira Americana, uma das mais rigorosas existentes. Segundo ele: “Haja adrenalina. São histórias que, quem, efetivamente comandou, pode falar”.
  • Quem também enviou os parabéns à tripulação foi o Oficial Superior de Máquinas Marcus Valério Fonseca, que atualmente exerce o cargo gerencial da embarcação.
  • O Capitão de Longo Curso Jorge Luiz Mendonça Cardoso agora curtindo a aposentadoria junto à família. Estivemos embarcados juntos no NT “Grajaú”. Ele na função de Comando e o colunista como Imediato.

NAVEGANDO

A nossa grandiosíssima “Esquadrilha da Fumaça” retomou as apresentações públicas, que esteve por dois anos ausentes, devido restrições causadas pela pandemia. Nos festejos do Círio de Nazaré, em 2021, realizou magníficos voos pela cidade de Belém. Nos últimos dias 07 a 09 de Março, fez demonstrações nas cidades de Cabreúva, Tietê e Capela do Alto, no Estado de São Paulo.

As próximas apresentações da “Esquadrilha da Fumaça” estão marcadas para as cidades de Porto Alegre (29/03), Charqueadas (30/03), ambas no Rio Grande do Sul, e de 05 a 09 de Março na capital Santiago, no Chile. Sem dúvida nenhuma irá contagiar os públicos presentes.

No dia 16 de Março, a Marinha do Brasil, através do Comando do 4º Distrito Naval, representada pelo “Centro de Hidrografia e Navegação do Norte” (CHN4), promoveu o “Seminário de Navegação na Barra Norte”. Várias autoridades portuárias, marítimas, organizações militares e instituições de interesses estiveram presentes no evento. O colunista esteve navegando nessa região em 2016 a bordo do gaseiro NT “Oscar Niemeyer”.

Por falar em “Oscar Niemeyer”, sempre nas suas chegadas no porto de Belém, recebia a bordo diversas autoridades da Marinha do Brasil, Alunos do CIABA, além de instituições públicas e privadas, realizando visitas e almoçando a bordo, a convite do colunista, ainda no comando dessa embarcação. Sempre era uma festa. Saudades dessa época.

Hoje, por conta da pandemia e das rigorosas restrições impostas pela Anvisa, os navios não podem receber visitantes e nem familiares. Quando terminar essa fase, esperamos que os navios voltem a receber as autoridades. A vida no mar é um fascínio que poucos conhecem.

Em 23 de Março, comemorou-se o Dia da Aviação do Exército. O Capitão Ricardo Kirk é o Patrono da Aviação da força terrestre, com grandes feitos ao longo da história. Parabéns aos aviadores e a nossa aviação do Exército Brasileiro.

Foi lançada a pedra fundamental da nova “Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército”. O evento ocorreu no dia 23 de Março no “Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti” (CIMNC), na localidade de Chã de Cruz, em Paudalho (PE).

O navio Aviso-Auxiliar (AvA) “Soure”, subordinado ao “Grupamento de Patrulha Naval do Norte”, apreendeu embarcação que navegava nas proximidades da cidade de Barcarena (PA), contendo arma de fogo ilegal. A Lancha de Ação Rápida (LAR) do “Grupo de Embarcações Ribeirinhas do Norte”, prestou apoio em mais essa missão. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next