NAVEGAÇÃO EM FOCO – Um novo Projeto na Amazônia

A Empresa DEV Mineração, que está instalada na cidade de Santana, no Estado do Amapá desde abril de 2021, quando assumiu o passivo da antiga ZAMIN Mineração e Anglo Ferrous, retomou as atividades de embarque de minério de ferro através do Porto da Companhia Docas de Santana. Ano passado foram 12 embarques. Em 2022, já realizou o primeiro.
Por conta do bom desempenho, a DEV Mineração está desenvolvendo um estudo no sentido de voltar a operação no local do antigo píer da ICOME. O projeto prevê a instalação de um carregador de última geração (que inclusive é classificado como navio), possibilitando que o porto opere com navios tipo CAPESIZE. Desta forma, será possível transportar até 150 mil toneladas de minério. Um marco para a região Amazônica.
O Projeto chega na região em um bom momento, até por conta dos estudos do calado dinâmico na Barra Norte do Rio Amazonas, que tem por finalidade aumentar o calado para até 11.90. Na semana passada, já foi realizada uma reunião na Capitania dos Portos do Amapá, presidida pelo Capitão dos Portos CMG Kaysel Ribeiro, e com a presença da Dra. Raquel Dalseco, CEO da DEV, e o gerente da Serveporto em Santana, Sr. Rubens Silva onde o projeto foi apresentado a Autoridade Marítima.

Operação de transbordo de grão em Santarém

Navio Panamax deixando quadro de boias: Santarém é a próxima meta.

Segundo cálculos da Mega Logística, empresa de Operação Portuária responsável pelas operações de transbordo de carga com os navios amarrados no quadro de boias em Vila do Conde, ainda esta semana, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental estará editando a portaria final de homologação das operações, inclusive com navios Panamax.
Agora, as atenções voltam para Santarém, onde já foi iniciado, no ano passado, o processo para que o mesmo sistema de operação seja realizado no complexo portuário da cidade. A Delegacia Fluvial de Santarém deverá despachar o assunto com parecer para a ratificação do 4º Distrito Naval.
Com estes dois novos modelos de operação, reina grande expectativa que, durante o ano de 2022, os portos do Arco Norte tenham um volume recorde de toneladas de grãos embarcados. É o agronegócio impulsionando a economia do Brasil e, por tabela, o progresso da Região Norte.

Comandante visita submarino no museu “Riachuelo”.

No antigo Compartimento de Comando do “Riachuelo”, o Vice-Almirante Obino rememorou as missões que participou comandando o submarino

Uma saudosa imersão ao passado: assim pode ser definida a visita realizada, na semana passada, pelo Vice-Almirante (R1) José Luiz Feio Obino ao Submarino Museu “Riachuelo”, do qual foi o primeiro comandante, entre março de 1977 a março de 1979.
Reclassificado como “submarino-museu” em novembro de 1997, é uma das atrações do Espaço Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro, administrado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
Designado para comandar o mais novo submarino da Armada Brasileira à época, o então Capitão de Fragata Obino liderou o Grupo de Recebimento do “Riachuelo”, composto por 7 oficiais e 57 praças.
O Vice-almirante (R-1) José Luiz Feio Obino, foi Comandante do 4º Distrito Naval de 1993 a 1995, e Diretor de Portos e Costas (DPC) de 1995 a 1997.

Mares & Rios

Com a presença de 44 Adesguianos, a ADESG-PA realizou, no último sábado, o almoço de confraternização para celebrar a amizade e a integração. Na oportunidade, o novo Delegado da ADESG, Mario Martins, fez a apresentação da nova Diretoria.

Logo mais o Colunista, a convite do Presidente do Cassazum, o Sub-Oficial Orlando Yedo Mendes de Souza, estará dando o pontapé inicial na partida final do campeonato interno dos associados, categoria Cinquentão.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) abriu inscrições para realização dos cursos de formação e qualificação de Aquaviários, que será realizado de 02 a 04 de abril, nos municípios de Acará e Moju. Serão ofertados os cursos de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas (30 vagas em cada cidade) e Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros – ESEP (30 vagas em cada cidade), ambos oferecidos gratuitamente pela CPAOR. Para mais informações, basta entrar em contato com o Grupo de Atendimento ao Público da Capitania através dos números (91) 99114-9148 (WhatsApp) e (91) 3218-3950.

A Marinha do Brasil realizará, de 21 a 31 de março, ações de enfrentamento e prevenção ao escalpelamento nos municípios de São Sebastião da Boa Vista, Curralinho e Breves, na Ilha do Marajó, com promoção de palestras em escolas, instalação gratuita de coberturas de eixo de motor, doação de coletes salva-vidas, distribuição de materiais educativos e inscrições e orientações de regularização de embarcações. As atividades fazem parte da Operação “Volta às Aulas”, da Comissão Estadual de Enfrentamento ao Acidente com Escalpelamento, e têm como objetivo disseminar orientações para população ribeirinha, a fim de erradicar acidentes na região.

As ações serão promovidas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), com apoio de representantes da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), ONG Amigos Voluntários do Pará (AVP) e a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEASTER).

O Tribunal Marítimo (TM) julgou o processo, que envolveu uma Moto Aquática conduzida por uma criança de 11 anos em um lago situado no Paraná. O Colegiado decidiu, por unanimidade, que este Fato da Navegação teve como causa determinante a falta de cuidado com a vigilância da chave de ignição da Moto Aquática por parte do proprietário, que teve conduta negligente, e foi condenado à pena máxima prevista: “repreensão” cumulativamente com multa de acordo com o Art. 124, inciso IX, parágrafo 10 da Lei Orgânica do TM.

Hoje, a coluna deseja um bom domingo para todos os tripulantes do Navio Tanque da Fronape “ABDIAS NASCIMENTO”, que está navegando de volta ao Brasil. São assíduos leitores da coluna, em especial o Comandante CLC Conar, Oficial Superior de Máquina Paulo Roberto CMG (R-1) – que inclusive foi comandante da Base Naval de Val-de-Cães – e o mecânico Evandro Silva. (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next