CONVÉS PRINCIPAL – Encerrando o mês das mulheres: acendimento de luz no Cristo Redentor

Uma missa foi celebrada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
CLC Hildelene à frente do “Cristo Redentor” que teve a iluminação rosa

Encerrando o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a coluna de hoje publica importante evento ocorrido no dia 08 de Março, onde elas foram responsáveis em acender a luz no Cristo Redentor, que fica na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Entre as que estavam presentes, representando a classe feminina da Marinha Mercante Brasileira, esteve a nossa estimada Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, que recebeu diversas homenagens e participou de vários eventos no mês.
Uma missa foi celebrada em homenagem a data. Posteriormente, a classe feminina se dirigiu para um dos cartões postais mais visitados da cidade maravilhosa, onde no pôr do sol, acenderam a luz rosa, que iluminou o Cristo Redentor, homenageando o seu dia.
Foi possível ver a iluminação da cidade, servindo para lembrar que a mulher conseguiu sua posição de destaque na sociedade, seja nacional ou internacional.
A paraense Hildelene é formada na primeira turma de mulheres do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), sendo também a pioneira a chegar no Comando de Navios de grande porte, bem como alcançar a mais alta categoria na Marinha Mercante: a de Capitão de Longo Curso.

Clube Rotary Satélite Vésper realiza casamento comunitário no Rio de Janeiro (RJ)

Momento da assinatura oficial do casamento na presença da Juíza.
Altar da celebração.
Vários casais selaram a união.

No último dia 20 de Março, o “Rotary Club Satélite do Rio de Janeiro – Rio Comprido Vésper”, em conjunto com outras instituições, realizaram o “Casamento Comunitário”.
O evento foi celebrado no Clube Germânia, localizado na Gávea, Rio de Janeiro (RJ). Muitos casais estiveram presentes, juntamente com seus familiares e padrinhos, para comemorar importante união.
Parabéns a toda equipe de comunicação envolvida, bem como aos organizadores e instituições que puderam proporcionar esses momentos de felicidades aos novos maridos e esposas. Na próxima edição voltaremos com mais registros. (Fotos: Roberta Nobre, cedida pelo Rotary Vésper).

Túnel do Tempo – Almoço de Confraternização.

CLC Ronaldo Cevidanes (2º da direitra para esquerda, ao fundo) entre o CLC Menezes e o Vice-Almirante Casales.

O Túnel do Tempo de hoje mostra significativo evento ocorrido 50 anos atrás. O Capitão de Longo Curso Ronaldo Cevidanes, entre os Comandantes que iriam receber os navios VLCC’s construídos no Japão.
Há 25 anos, como Superintendente da Fronape (Frota Nacional de Petroleiros), recebia para almoço o Presidente da Petrobrás, Almirante de Esquadra Arnaldo Pereira, e o Presidente do Conselho da empresa, Almirante de Esquadra Maximiano da Fonseca.
Na foto, o CLC Ronaldo Cevidanes (2º da direita para esquerda, ao fundo), conversando com o Vice-Almirante Vicente Phaelante Casales e o CLC José Menezes Filho.

Estaleiro “Caneco” é arrematado em Leilão.

No dia 16 de Março, o tradicional estaleiro “Caneco” foi arrematado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em leilão realizado, cujo valor foi de R$ 96 milhões, sendo esse 50% do valor inicial proposto.
O local será transformado em polo pesqueiro e industrial, onde o Governo espera a geração de empregos para a população fluminense. O Estaleiro foi fundado em 1886, sendo um dos principais do país.

RUMO CERTO.

  • Já se encontra em posse do amigo Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar o jaquetão, diploma e Medalha da Ordem do Mérito da Abrammil (Grau Comendador) do colunista, onde receberá em Cerimônia simbólica.
  • Hoje estará acontecendo a 31ª Reunião do Club Satélite RJ Rio Comprido Vésper, que terá como palestrante a Sra. Maria Villela, com o tema: “Tudo que uma pessoa com deficiência gostaria que você soubesse”.
  • O bom amigo Major da Polícia Militar do Pará Juniel Maciel vindo com uma grande novidade por aí. Essa depois eu conto, com o devido acontecimento.
  • O Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa dando os parabéns ao jovem Rodrigo Santiago, filho do nosso ilustre amigo Capitão de Mar e Guerra (RM1) Santiago.
  • Dois Ex-Comandantes do CIABA que sempre estão curtindo a coluna: CMG (RM1) Fábio da Silva Andrade e CMG (RM1) Marcelo Baptista Santos. Grade abraço aos amigos.
  • Também o Exmo. Sr. Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva tem acompanhado a trajetória deste colunista desde o tempo em que Comandou o 4º Distrito Naval.
  • O Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, Presidente do CCMM, sustentando boa saúde. Ele que é uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.
  • O nosso amigo jornalista Cattete vem realizando grande trabalho a frente da Rede TV de Belém do Pará. O colunista já sente saudade de ver o programa. Em breve retornaremos.
  • O navio em que se encontra a Auxiliar de Saúde Gisênia, escala nesse momento o porto de Talcahuano, no Chile. Quem tem saudades dessa terrinha é o Imediato André Luís.
  • Dois tripulantes que deixam o colunista com saudades: a Imediata Ludmilla e o Sub-Chefe de Máquinas Rodrigo, quando estávamos no Guaporé.

NAVEGANDO

O “Serviço de Socorro e Salvamento Marítimo do Sul-Sueste” (Salvamar Sul-Sueste) realizou resgate de quatro pessoas que estavam a bordo do veleiro “Velejar é vida”, quando ficou à deriva. O socorro ocorreu entre os dias 18 e 19 de Março, a 54 quilômetros a sudeste do Guarujá (SP).

O Corpo de Fuzileiros Navais completou 214 anos no dia 07 de Março. Importante Cerimônia Militar foi realizada na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro (RJ), em 15 de Março, contando com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.

As “Medalhas de Mérito Anfíbio” foram entregues aos militares que se destacaram nos exercícios e operações, distinguindo-se pela exemplar dedicação e pelo aprimoramento de sua condição de combatente anfíbio. Parabéns ao agraciados.

O Vice-Almirante (RM1) José Luiz Feio Obino realizou visita ao Submarino-Museu “Riachuelo” no dia 17 de Março. Ele foi o primeiro Comandante da embarcação, de Março de 1977 à Março de 1979. O Vice-Almirante Obino também foi Comandante do 4º Distrito Naval, passando o Comando no ano em que o colunista entrava para a EFOMM do CIABA.

A empresa “Evergreen” recebeu o navio “Ever Arm” de 23.993 TEU’s, do estaleiro sul-coreano “Samsung”. Essa é a penúltima unidade de uma série de seis navios do tipo megamax-24. O último navio tem previsão de entrega para maio desse ano, batizado como “Ever Art”.

A “Força Aérea Brasileira” celebrou na última sexta-feira (25/03) a Cerimônia Militar alusiva ao Dia do Especialista da Aeronáutica, homenageando os Graduados da Instituição. Esteve presente o Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior.

Nessa data, foi realizada a imposição da “Medalha Bartolomeu de Gusmão” aos graduados que se destacaram nos serviços prestados à FAB. A solenidade marcou também o recebimento das duas primeiras aeronaves KC-300 Millenium.

Segundo pesquisa realizada pela empresa “CyberOwl” e pelo escritório de advocacia “GlobalHFM”, são pagos mais de US$ 3 milhões, em média, pelo resgate de ataques cibernéticos no setor marítimo. Apesar disso, os armadores investem muito pouco em gerenciamento de segurança cibernética.

Para as organizações sindicais, o veto à exigência de 2/3 de marítimos nos futuros navios que serão afretados, conforme a “BR do MAR”, prejudicará os empregos dos brasileiros aqui formados. Faltou coerência na decisão da Câmara. Nesse caso, a RN-06 da CNIg, que está em vigor desde 2017, irá prevalecer. Resta aguardarmos o desenrolar dos fatos.

O colunista e a tripulação ainda se encontram em águas americanas, no Golfo do México. Como venho falando a muitos: esse embarque está sendo cheio de aventuras. Haja coração. Esperamos sair com destino ao Brasil ainda nessa semana. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next