CONVÉS PRINCIPAL – Palestra sobre conflito na Ucrânia e Geopolítica Internacional realizada no CIABA

Palestra abordou tema relevante para os Alunos da Marinha Mercante.

Nossa tradicional “Universidade do Mar”, que é o “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), no intuito de manter seus Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) informados sobre o contexto mundial da atualidade, realizou importante palestra recentemente.
Com o tema “Conflito na Ucrânia e a Geopolítica Internacional”, o significativo evento foi proferido por videoconferência pelo Capitão de Mar e Guerra (RM1) Leonardo Farias de Mattos, atualmente Encarregado da Seção de Geopolítica da “Escola de Guerra Naval” (EGN).
Atraindo as atenções de todos os presentes, a palestra foi dividida em dois blocos: o primeiro consistiu na explicação histórica, política e econômica das causas e origens do conflito entre Rússia e Ucrânia, tendo o segundo como reservado para que os Alunos pudessem realizar perguntas, sanando dúvidas.
Segundo o Comandante-Aluno do 3º Ano do curso de Máquinas, Douglas Vasconcelos, o tema discutido foi de extrema importância para o entendimento dos impactos que a guerra vem causando nos setores socioeconômicos dos países e como pode afetar o Brasil.
Com certeza, os futuros Oficiais da Marinha Mercante Brasileira tiveram um aprendizado a mais. Eles que em breve estarão a bordo dos navios contribuindo para o crescimento do país. (Contribuição e fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

“Velas Latinoamérica 2022” conclui sua primeira passagem pelo Chile.

O representante brasileiro no “Velas Latinoamérica 2022”, Navio Veleiro (NVe) “Cisne Branco”, da nossa gloriosa Marinha do Brasil, esteve na cidade de Punta Arenas – Chile, entre os dias 24 e 28 de Março.
Essa etapa foi iniciada com a entrada dos navios no Estreito de Magalhães, considerado como local consagrado por ter possibilitado a conclusão da primeira circum-navegação da história em 1523.
Todos os navegantes que passam por essa área são contemplados com o Diploma “Explorador do Estreito de Magalhães” dado pela Armada do Chile. O próprio colunista já teve a oportunidade de passar três vezes pelo local, quando se destinava às cidades de Talcahuano e San Vicente, no Chile, pelo lado do Oceano Pacífico.
No dia 24 de Março foi realizado o Desfile Naval, como vem acontecendo em todas as cidades de destinos dos veleiros, saudando as populações locais. Os Comandantes foram recebidos pelo Governador Regional, Sr. Jorge Mauricio Flies Añon.
Já a atracações dos navios ocorreram no porto Arturo Prat no dia 25 de Março, recebendo o prefeito da cidade, Sr. Claudio Andrés Radonich Jiménez, quando então passaram a ficar abertos para a visitação pública.
Os navios partiram no dia 28 de Março, realizando novo Desfile Naval, com destino a cidade de Valparaíso.

CeIMBe recebe “Prêmio Eficiência”

CMG (IM) Marcos Antônio Souza de Assis é o atual Diretor do CeIMBe.

No dia 23 de Março, o “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe) recebeu o “Prêmio Eficiência”, que homenageia as organizações militares integrantes do Sistema de Abastecimento da Marinha que contribuíram sobremaneira nas atividades gerenciais de abastecimento.
A cerimônia de entrega foi presidida pelo Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, Secretário-Geral da Marinha, contando ainda com as presenças do Diretor de Abastecimento da Marinha (DabM), Vice-Almirante (IM) Wagner Corrêa dos Santos, e do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa.
O Diretor do CeIMBe, Capitão de Mar e Guerra Marcos Antônio Souza de Assis, ao lado de sua tripulação, receberam o prêmio que demonstra o grau de profissionalismo e seriedade realizado por essa organização militar.
Parabéns, CeIMBe!

Participação do CIAGA no Desafio Solar Brasil

Alunos da EFOMM representaram o CIAGA.

O “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA), participou do evento “Desafio Solar Brasil”, entre os dias 16 e 22 de Março, no largo da Praça Rádio Amador, em São Francisco, Niterói (RJ).
O evento constou num rali entre os barcos movidos a energia solar, reunindo estudantes de diversas universidades dos estados brasileiros.

RUMO CERTO

  • O agora Praticante de Oficial Norton, formado recentemente no CIAGA, fez parte do Grêmio de Náutica, que possui um belo simulador, onde o colunista teve a honra de visitar em 2021. Ele que continua aguardando vagas para iniciar sua Praticagem.
  • O grande amigo Luiz Omar Pinheiro com sua coluna “Navegação em Foco”, colorindo as páginas do jornal “O Liberal”, trazem notícias de muita importância ao nosso setor.
  • O Capitão de Cabotagem Santos da qual o colunista foi Praticante, sempre lendo a coluna e enviando matérias interessantes. Ele que é um dos grandes Oficiais com quem já trabalhei.
  • Nossa querida Christina do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM), elogiando a manobra no Golfo do México. Dá frio na barriga realmente, até para os mais experientes.
  • O colunista agradece as várias mensagens recebidas após o sucesso da operação no Golfo do México. Os tripulantes são os heróis. Incansáveis nas adversidades.
  • O amigo Altair Souza, que atua nos Podcast de Segurança, em breve estará trabalhando no nosso Estado de Ricas Florestas, mas precisamente em Marabá, pela Vale. Sucesso para ele.
  • O Comendador Rodrigo Agostini está atuando na Campanha “Páscoa Solidária” da “AIEB-Brasil” e “Conieb Convenções”. Para ajuda, segue o pix: 16.812.060/0001-49.
  • O Comendador já prepara para Maio o “10° Encontro de Autoridades”, onde várias personalidades civis e militares serão agraciadas. Estaremos acompanhando.

NAVEGANDO

A Marinha do Brasil, através do Comando do 4º Distrito Naval, representada pela “Capitania dos Portos da Amazônia Oriental” (CPAOR), realizou entre os dias 22 e 23 de Março importante comissão “Volta às Aulas” em São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó, com o apoio da Prefeitura local e do Estado, intensificando ações de prevenção de acidentes da navegação.

O Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rangel” suspendeu no dia 23 de Março da cidade de Ushuaia – Argentina, com destino a Montevidéo – Uruguai, iniciando o regresso ao Brasil para a conclusão da “40ª Operação Antártica” (Operantar XL).

A “OPERANTAR” integra o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), cuja data de criação se deu em 1982. Seu principal objetivo é de ampliar o conhecimento científico no continente antártico, fins compreender seus fenômenos e influência sobre o território brasileiro.

Os Terminais Portuários de Santos (STS11), Suape (SUA07) e de Paranaguá (APPA) foram leiloados pelo Governo Federal, através da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Vários consórcios participaram, sendo arrematados para operações por durante 25 anos.

O General de Exército Marco Antônio Freire Gomes assumiu oficialmente o Comando do Exército Brasileiro, em cerimônia realizada em 31 de Março, contando com a presença do Presidente Jair Bolsonaro. O General exercia o cargo de Comandante de Operações Terrestres, em Brasília.

Já o Comandante anterior, o General de Exército Paulo Sérgio Nogueira, é o novo Ministro da Defesa, em substituição ao General Braga Netto, que estará concorrendo às eleições como provável candidato à Vice-Presidente na chapa de reeleição de Bolsonaro.

Uma das funções do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) é fortalecer a Marinha Mercante Brasileira e a posição do Comandante, bem como na promoção da segurança no mar, prevenção da poluição marítima, dentre outros. Para informações, o site a ser acessado é www.centrodoscapitaes.org.br .

Tem certas empresas onde pessoas nos escritórios querem, ou pelo menos demonstram querer, comandar navios de suas cadeiras. Um Comandante, além do longo período de experiência, passa por vários cursos e treinamentos. Achar que pode “mandar” no Comandante é um dos maiores erros que poderão cometer. Lembrando que o Comandante é a autoridade máxima do navio. E não fui eu que redigi a regra.

Lembram das figuras dos “reis”, que por algumas vezes foram citadas na coluna”? Como vemos nos filmes épicos e atuais, soberanos e usurpadores também caem, e dependendo de como tenham governado, poderá ser de forma amigável ou na pior das hipóteses com a morte. Se com reis acontece isso, imagina com quem se acha rei. Já vi muitos caírem.

O colunista, juntamente com sua tripulação, deixou recentemente os Estados Unidos, após 13 dias de estadia, com o dever cumprido. Agora navegando pelo Golfo do México, preparando para o retorno ao Brasil, previsto para depois do dia 20 de Abril. Parabéns a tripulação, que trabalhou direito e mostrou que os navios brasileiros podem concorrer com os estrangeiros. Direi na próxima edição o “por quê”. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next