NAVEGAÇÃO EM FOCO – Transbordo de grãos chega em Santarém

O grande volume de grãos embarcados pelos portos do Arco Amazônico, por conta do bom momento vivido pelo agronegócio, está exigindo mais terminais para escoar a produção. Uma das soluções encontradas para contornar o problema dos altos investimentos e o longo tempo despendido na construção de novos terminais são as operações de transbordo ship-to-barge, que apresentam baixo custo e menor impacto ambiental. Estas operações ocorrem com o navio fundeado ou amarrado a um quadro de boias, como o que já acontece no complexo Portuário de Vila do Conde. Somente este ano, a Mega Logística já realizou nove operações com navios, sendo um para exportação de milho e oito para soja, perfazendo um total de 372 mil toneladas embarcadas.
Agora, a empresa que atua no setor de Operações Portuários está com a atenção voltada para implantar este mesmo tipo de operação no Porto de Santarém, em parceria com a Cargill e assessoria da Praticagem Cooperativa Unipilot. Os estudos necessários para aprovação da operação já foram apresentados à Capitania Fluvial de Santarém, que aguarda a ratificação do Comando 4º Distrito Naval, representante da Autoridade Marítima. Atualmente, os embarques de grãos em Santarém são realizados no terminal privado da Cargill e no Porto da Companhia Docas do Pará de Santarém. O projeto de transbordo seria de dois quadros de boias, sendo um operado pela Cargill e outro pela Mega Logística. Como as condições hidrológicas em Santarém são mais favoráveis do que Belém, uma vez que o Rio Tapajós não sofre variação de maré, a ideia é iniciar a operação com os navios fundeados.

Exército Brasileiro tem novo Comandante

Momento da transmissão de posse presidida pelo Presidente Jair Bolsonaro
Comandante Militar do Norte GenEx Chalella e o Colunista Luiz Omar
Comandante do Exército GenEx Freire e o Colunista Luiz Omar Pinheiro

O general Marco Antônio Freire Gomes assumiu, quinta-feira (31), o Comando do Exército Brasileiro, em cerimônia no Clube do Exército, em Brasília, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
Freire Gomes substitui o general Paulo Sérgio Nogueira, que estava à frente do posto há quase um ano e que agora será o novo ministro da Defesa. Nogueira entra no lugar de Braga Netto, que deixou o cargo para concorrer às eleições como provável candidato à vice-presidente na chapa de Bolsonaro.
Participaram da solenidade, o Comandante da Marinha, Almir Garnier; Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; Ministro da Defesa, GenEx Braga Netto; Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, GenEx Eleno; Comandante Militar do Norte, GenEx Chalella; Secretário de Economia e Finanças do Exército, GenEx Negraes; além do alto Comando do Exército atual e do passado, familiares e demais convidados.

Dia do Especialista de Aeronáutica

Momento de continência à Bandeira Nacional.

A Base Aérea de Belém (BABE) realizou, no último dia 25, a Cerimônia Militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica com a imposição da medalha Bartolomeu de Gusmão, uma comenda da Força Aérea Brasileira (FAB) criada para homenagear os Graduados que pregaram excelentes serviços à instituição. O evento foi presidido pelo Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional – I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, e contou com a presença de Militares da Marinha do Brasil e de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE). Durante a cerimônia, em Belém, 12 Graduados da GUARNAE-BE receberam a medalha Bartolomeu de Gusmão e, após a condecoração, foi realizada a continência à Bandeira Nacional. A cerimônia encerrou com o tradicional desfile militar.

Mares & Rios

No período de 22 e 28 de março, o Aviso-Auxiliar (AvA) Breves, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN), que tem como Comandante o CMG Imamura, realizou a comissão “Volta às Aulas”, coordenada pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), que tem à frente o CMG André Vieira. O objetivo foi desenvolver ações de prevenção, conscientização e outras iniciativas em prol da segurança da navegação em municípios da Ilha do Marajó.

Em uma campanha coordenada por Dorival Ledo, que conta com o apoio de um número expressivo da sociedade paraense, foi possível ver a alegria estampada no rosto de cada aluno das escolas Cipriano Santos, na ilha Uruá, e José Benedito do Prado Pacheco, no Rio Inamaru, em Muaná, no Marajó. Foram distribuídos 430 kits escolares para os alunos e 23 kits para os professores.

A coluna recebeu reclamação por parte da população que utiliza os serviços da Arapari Navegação, no Porto da foz do rio Camará. Quero crer que seja um problema pontual que será solucionado pela direção da empresa o mais rápido possível, já que a Arapari desfruta de grande conceito por parte de quem utiliza os serviços oferecido pela empresa.

O conselho Técnico da Cooperativa Unipilot, composto pelos Práticos Alvim, Caiaffa, Gualberto, Brilhante, Renato e Kaltenback, tem contribuído para que os projetos em andamento na ZP1, entre os quais, o Calado dinâmico na Barra Norte, o transbordo de carga ship-to-barge de Santarém e o aumento de comprimento dos navios para operar na Jari Celulose, tornem-se realidade e tragam mais benefícios para região Norte, em especial para os Estados do Pará e Amapá.

A ADESG está em festa. O presidente nacional, Coronel Antônio Celente Videira, comemorou aniversário na sexta. Videira desfruta do carinho e das felicitações de Adesguianos de todo o Brasil, incluindo este colunista. Parabéns! (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next