NAVEGAÇÃO EM FOCO – Cerimônia de Imposição da OMA a Oficiais-Generais

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (31/03), a cerimônia de imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Grã-Cruz aos Tenentes-Brigadeiros do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e Ricardo Augusto Fonseca Neubert. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença dos Oficiais-Generais do Alto-Comando e Oficiais-Generais da Aeronáutica.
O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, ao receber a medalha e a condecoração, relembrou os 42 anos de serviço prestado à Força Aérea. “É uma alegria muito grande chegar ao último posto da carreira. É praticamente uma vida dedicada à Força Aérea Brasileira e atingir ao último posto significa que tudo aquilo que foi feito até agora, valeu à pena e valerá muito mais depois de hoje, com a possibilidade de poder contribuir, no mais alto grau de decisão da FAB para que a Instituição continue a cumprir a sua missão Constitucional, mas principalmente continue a contribuir para o crescimento do nosso País e, dessa forma da nossa sociedade”, declarou. Já o Tenente-Brigadeiro Neubert, atual Secretário da SEFA, destacou a sua conquista como um momento único.

SEDEME realiza lançamento do Comex-PA

José Fernando Gomes Júnior quer fortalecer o setor produtivo do Pará

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) realizou o lançamento do Comitê de Comércio Exterior do Estado do Pará (Comex-PA), que irá colaborar com a formulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor produtivo do Estado na área de mercado internacional.
O evento ocorreu no último dia 30, na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiepa), uma das instituições integrantes do novo comitê. Prevendo o desenvolvimento do setor produtivo do Pará, a iniciativa conta com a implementação de programas de incentivo às exportações e importações, a proposição de ações estratégicas voltadas ao incremento do comércio exterior e atração de novos investimentos ao Estado, facilitando o acesso de produtos paraenses em diversos mercados.
José Fernando Gomes Júnior, titular da Sedeme, destacou a importância da criação do comitê e as razões que motivaram o Estado a seguir com sua implementação junto ao setor produtivo.

Formatura do Curso de Formação de Aquaviários

Presentes na Cerimônia de Formatura dos Cursos

No dia 1º de abril, o Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), em cerimônia presidida pelo Comandante CMG Enes, realizou a Cerimônia de Conclusão de Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Fluvial de Convés – Nível 3 (CFAQ-MFC-01/2022) e Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Fluvial de Máquinas – Nível 3 (CFAQ-MFM-01/2022).
Ao todo, foram formados 60 alunos, dentre eles, cinco do sexo feminino. A carga horária dos cursos foi de 400 horas, distribuída nas atividades acadêmicas de manuseio e estivagem de cargas, prevenção e combate a incêndio, técnicas de sobrevivência pessoal, segurança no trabalho e pintura e conservação das embarcações.
Na ocasião, foi realizada a imposição de distintivo pelos padrinhos e madrinhas, a entrega das Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR), além da premiação dos primeiros colocados em ambos os cursos.

Outro General no Ministério da Defesa

Momento da transmissão de posse que contou com a presença do Presidente Jair Bolsonaro

Na última sexta, o General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira assumiu o Ministério da Defesa como sucessor do General de Exército Walter Souza Braga Netto. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu na sede da pasta, em Brasília, e foi prestigiada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, além dos Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Mares & Rios

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a empresa Via Brasil assinaram, na última sexta, o contrato de concessão para exploração da infraestrutura da BR-163/230/MT/PA, trecho leiloado em julho de 2021. A cerimônia ocorreu no Ministério da Infraestrutura (Minfra). “Trata-se de um dos principais projetos do Ministério da Infraestrutura desde 2019. Essa rodovia saiu do atoleiro para um leilão”, lembrou o novo ministro da pasta, Marcelo Sampaio.

Conforme ressaltou Sampaio, paraenses e mato-grossenses serão beneficiados com os investimentos a serem realizados na rodovia, como novas passarelas, pavimentação, duplicação e serviços médico e mecânico disponibilizados para os usuários.

O colunista teve o prazer de rever, por videoconferência, no último sábado, o CLC Amador, que se recupera de um covarde assalto à mão armada que impôs precocemente mudanças na promissora carreira do jovem Capitão de Longo Curso que, na época, Comandava o Navio “Juruti” da Empresa de Navegação Norsul.

Um dos últimos porta-aviões da Marinha americana movidos a combustível fóssil, o Kitty Hawk, está a caminho do Brasil. Recentemente, o histórico porta-aviões comissionado para a Guerra do Vietnã ficou conhecido nos Estados Unidos como “a transação da década”, após ser vendido por um centavo de dólar (cerca de R$0,05) para a International Shipbreaking Limited. A empresa fará o desmanche da embarcação em um estaleiro no Texas, ainda neste ano.

O Senado Federal promete esforço concentrado esta semana para sabatinar indicações para diretorias de agências reguladoras e autarquias. O governo apresentou os nomes para ANP, Aneel, Antaq, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Entre eles, para a Antaq, foi indicado o Vice-Almirante (R1) Wilson Pereira de Lima Filho para a vaga de Adalberto Tokarski. Lima Filho deixa o Tribunal Marítimo para assumir o novo cargo, ainda sem data de posse. (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next