NAVEGAÇÃO EM FOCO – Santarém terá novo Terminal Hidroviário

Considerado o maior e mais moderno terminal hidroviário público de passageiros do Brasil, o novo espaço será entregue em breve e vai beneficiar 310 mil habitantes da região do Baixo Amazonas, que tem os rios como principal meio de transporte. Os investimentos do Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), vão promover o ordenamento fluvial e oferecer mais conforto e segurança, e oportunidades de negócio.
O Terminal Hidroviário de Santarém, que receberá o nome de “Joaquim da Costa Pereira”, tem mais de 22 mil metros quadrados de área construída e estará pronto para oferecer viagens diárias para os Estados do Amapá e Amazonas. Além de modernos guichês, serviço de guarda-volumes e carrinhos de bagagens, e acessibilidade com disponibilização de cadeiras de rodas para pessoas com mobilidade reduzida, o terminal de passageiros conta com uma sala de embarque com 1.205 cadeiras longarinas, rede wi-fi gratuita e duas escadas rolantes.
Já o terminal de cargas terá um galpão com mais de seis mil metros quadrados para abrigar cargas e utensílios dos passageiros. Toda a estrutura foi pensada para receber grandes embarcações na região, incluindo cruzeiros, que devem impulsionar o turismo, gerando emprego e renda.
Com a entrada em operação do terminal hidroviário, a Prefeitura de Santarém poderá fazer um novo ordenamento fluvial da orla da cidade, ficando livre de pequenos pontos de embarques e desembarques, já que todas as embarcações serão destinadas ao cais do novo terminal.

Visita à Capitania dos Portos do Amapá

Na última terça-feira (5), ao desembarcar do navio “MS MINDANAO”, na função de prático, em Fazendinha, no Amapá, o colunista visitou a Capitania dos Portos do Estado, localizada em Santana, também em solo amapaense. O anfitrião foi o Capitão dos Portos, o Comandante Capitão de Mar e Guerra (CMG) Kaysel Ribeiro.
Na oportunidade, o colunista pode conhecer as modernas instalações da sede da Capitania e conversar sobre os projetos que estão em andamento, como o aumento do comprimento dos navios para operar no Porto da Jari Celulose, localizada no rio Jari, e o projeto da DEV Mineração que pretende operar no antigo píer da ICOMI, empresa que atuou na extração e comércio de manganês por quase 50 anos, na região.

FAB está com inscrições abertas para processo seletivo

A Força Aérea Brasileira (FAB) está com inscrições abertas para profissionais voluntários à prestação do Serviço Militar Temporário e que tenham concluído o Ensino Fundamental. O prazo encerra amanhã. O processo seletivo se destina a cidadãos brasileiros para o desempenho da profissão nas especialidades de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER).
O edital contempla vagas em diversas especialidades, como cozinheiro, garçom, borracheiro, mecânico, motorista, pintor, serralheiro, pedreiro, entre outras. As vagas serão distribuídas, além de Belém, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Campo Grande (MS).
Vagas em Belém – O edital dispõe de 40 vagas de trabalho, em 15 especialidades profissionais, para a capital paraense. As inscrições são presenciais e podem ser realizadas no auditório da Seção Mobilizadora de Belém (SMOB-BE), localizado na Avenida Júlio César, S/N (ao lado do Colégio Tenente Rego Barros), nesta quinta e sexta, de 8h às 12h e de 13h às 16h. O edital completo do processo seletivo está disponível no site convocacaotemporarios.fab.mil.br

Mares & Rios

O presidente Jair Bolsonaro elogiou o trabalho das Forças Armadas em discurso durante cerimônia de promoção de oficiais-generais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, na tarde de terça-feira (5), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Os dois novos caças Gripen F-39 da Força Aérea Brasileira (FAB) foram desembarcados no Aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina, no último sábado. Eles chegaram em um navio de bandeira holandesa que atracou no dia anterior em um porto da cidade. A decisão da FAB em trazer os aviões supersônicos embarcados em navios pode parecer inusitada. Porém, como o transporte marítimo é mais barato, o procedimento é comum.

A Brigadeiro Médica Ana Paola Brasil Medeiros assumiu a direção do Departamento de Saúde e Assistência Social (DESAS), do Ministério da Defesa. Ela é a primeira oficial-general mulher a ocupar um cargo na pasta. A ascensão do segmento feminino na carreira militar segue os mesmos critérios dos homens e tem sido cada vez maior. Atualmente, as Forças Armadas contam com 35 mil mulheres em suas fileiras.

No domingo, a Sra. Geórgia Barbosa, esposa do Comandante do 4° Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar, e Diretora Seccional das Voluntárias Cisne Branco em Belém, comemorou aniversário. Desejamos votos de felicidades, saúde e alegria à família Barbosa e sucesso à frente da nobre missão que vem desempenhado com as voluntárias em prol do bem estar da grande família naval do Comando do 4° Distrito Naval.

A coluna também registra que no último dia 02/04, a brilhante Oficial da Força Aérea Brasileira, Tenente Brenda comemorou idade nova. Ela faz parte da competente equipe de comunicação social do I COMAR. Desejamos felicidades e sucesso. (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next