CONVÉS PRINCIPAL – Cerimônia de Formatura de Aquaviários para Marinheiros Fluviais de Convés e Máquinas no CIABA

Entrega das Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR) aos novos Aquaviários.

Nossa tradicional “Universidade do Mar”, que é o magnífico “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), realizou no dia 1º de Abril mais uma Cerimônia de Conclusão de Curso, desta vez para o Setor Fluvial.
No total, foram formados 60 alunos, sendo cinco do sexo feminino, nos Cursos de Formação de Aquaviários, nas categorias de Marinheiro Fluvial de Convés (CFAQ-MFC-01/2022) e Marinheiro Fluvial de Máquinas (CFAQ-MFM-01/2022), pertencentes ao Nível 3.
Os referidos cursos tiveram a carga horária de 400 horas, divididas em atividades acadêmicas de manuseio e estivagem de cargas, prevenção e combate a incêndio, técnicas de sobrevivência pessoal, segurança no trabalho, pintura e conservação das embarcações, que os credenciará a exercer suas funções a bordo das embarcações fluviais, seja de passageiro ou de carga.
Um dos momentos especiais da Cerimônia foi a imposição de distintivo pelos padrinhos e madrinhas, além da entrega das Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR). Os primeiros colocados de ambos os cursos receberam premiações de reconhecimentos pelas suas dedicações e empenhos durante o Período Escolar.
A Cerimônia foi presidida pelo Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio, que vem realizando ótima condução no timão dessa escola de renome nacional e internacional, juntamente com sua tripulação e Corpo Docente. (Fotos e contribuição: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Capitã de Navio Patrulha Internacional aportou no Brasil com nobre missão

Jovem Capitã Mar Casariego.
Navio Patrulha “Ocean Warrior”.

No dia 16 de Março chegou ao Brasil o Navio Patrulha “Ocean Warrior” sob o Comando da Capitã Mar Casariego, espanhola de 29 anos, cuja principal missão foi incentivar a conservação dos oceanos.
A embarcação esteve no país durante o período de um mês, visitando as cidades de Ilha Bela, São Sebastião e Rio de Janeiro, abrindo seu portaló para visitações públicas.
Fazendo parte da frota da “Sea Sheperd”, que é uma Organização Internacional de Defesa pela Conservação Marinha, o barco-patrulha também tem como objetivo combater a pesca ilegal no Hemisfério Sul.
A embarcação, registrada em Amsterdã, tem 50 metros de comprimento e 9 metros de boca (largura).

Filme baseado no romance de Jorge Amado traz história sobre um Capitão de Longo Curso

Filme “O Duelo”

“O Duelo” é um filme brasileiro do Diretor Marcos Jorge, lançado nos cinemas em 19 de Março de 2015, baseado no livro “Os Velhos Marinheiros” ou “O Capitão de Longo Curso” do escritor baiano Jorge Amado.
É um longa-metragem considerado excelente, que narra a vida do Comandante Vasco Moscoso de Aragão, contando suas aventuras em alto mar (nunca existentes diga-se de passagem) para os moradores de um pequeno vilarejo costeiro.
O fiscal Chico Pacheco, homem mais admirado da cidade, desconfia dessas histórias fantásticas e decide investigar a vida do marinheiro e provar que tudo não passar de uma grande mentira.
Esse filme foi o último trabalho feito pelo grande ator José Wilker, que também ficou conhecido na novela “Roque Santeiro”, sendo lançado após seu falecimento em 05 de Abril de 2014.
Ainda bem que fatos como esses ocorreram no passado. Atualmente só temos CLC’s com experiência em navegar em mares bem distantes.

Primeira Oficial-General a assumir cargo na Defesa é Brigadeiro Médica

Brigadeiro Médica Ana Paola Brasil Medeiros.

No dia 04 de Abril, a Brigadeiro Médica Ana Paola Brasil Medeiros, assumiu importante cargo no Ministério da Defesa. Agora ela é a Diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social (DESAS).
Seu ingresso na Força Aérea Brasileira se deu em 20 de Setembro de 1993. Natural do Rio de Janeiro (RJ), já assumiu importantes comandos como do Esquadrão de Saúde da Base Aérea de Porto Velho e Diretora do Hospital da Força Aérea de Brasília (HFAB).
As Forças Armadas contam hoje com 35 mil mulheres em suas unidades. São 12,7% na Marinha, 5,7% no Exército e 19,7% na Aeronáutica.

RUMO CERTO.

  • O Editor-Chefe do “Portal da Navegação” Edson Sabbá e a família agradeceram a matéria publicada sobre o grande e inesquecível mestre Alyrio Sabbá que completou um ano de saudade.
  • A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia recebeu no dia 08 de Abril a sua Moção da Ordem dos Embaixadores do Brasil (OCB) entregue pelo Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar. Voltaremos com matéria.
  • O Capitão de Cabotagem Allan Moreira assumiu suas funções de Imediato em navio da “Log In”, que já está em viagem cumprindo mais uma nobre missão.
  • O agora 2º Oficial de Náutica Gabriel da Silva Sampaio enviando currículos para seu primeiro embarque na função. Ele que recentemente foi Praticante do colunista.
  • O Comandante Gondar teceu valorosos elogios ao Praticante Oficial Vieira que está a bordo do navio da Aliança. É afilhado do colunista. É “Atlante”.
  • Outro colunista que parabenizou a edição da coluna foi o grande amigo Luiz Omar Pinheiro, que vem com brilhantes matérias no “Navegação em Foco” do jornal “O Liberal”.
  • Temos um marítimo vaqueiro a bordo. Trata-se do Condutor-Mecânico Gerson Faustino. Oportunamente falaremos sobre essa sua função desempenhada em terra.
  • A Capitã de Cabotagem Roberta, que atua na função de Imediata, sempre lendo a coluna e enviando mensagens. Interação entre colegas de profissão é excelente para o aprendizado. O colunista também aprende com os mais jovens.
  • A coluna também é lida no exterior, mais precisamente em Portugal, com os professores João e Luís. Um grande abraço aos dois. E que um dia possamos recebê-los a bordo.
  • Por falar em Portugal, o Capitão de Longo Curso João Américo e sua tripulação em breve chegarão a Sines para aquela operação padrão que só os bons sabem realizar.

NAVEGANDO

Sobre o livro “A Viagem do Pirata”, do autor E. San Martin, citado na coluna, o Capitão de Longo Curso José Menezes Filho recebeu do Capitão de Longo Curso Renato Ramos Diniz, exatamente 15 anos atrás. Recomendo a leitura, pois o Comandante Richard Honkins cita muitas qualidades de um bom Comandante.

A empresa “Wilson Sons” completou uma década sem acidentes com afastamento em suas bases de apoio offshore, no mês de Março. No total de 5,5 milhões de homens-horas trabalhadas foram realizados nesse período. Algumas empresas poderiam pegar os “bizus” para evitar acidentes com seus empregados. Encher o corpo funcional com informações apenas ajudará a aumentar o estresse.

O estaleiro “Jurong Aracruz” (EJA) recebeu a visita de integrantes da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) no dia 29 de Março. Esse estaleiro pertence ao Grupo “Sembcorp Marine”, que tem sua sede em Singapura. Esse é o maior estaleiro da companhia fora de seu país e que venceu a licitação para a construção do Navio de Apoio Antártico (NApAnt).

A “Operação Poseidon 2022” iniciou no último dia 04 de Abril. Pela primeira vez o Navio Doca Multipropósito “Bahia” recebeu pilotos e aeronaves da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para realizações de exercícios e qualificações de pousos e decolagens durante a navegação.

No dia 30 de Março os Aspirantes do 4º Ano da Escola Naval visitaram as instalações do “Centro de Guerra Acústica e Eletrônica da Marinha” (CGAEM). Também tiveram reunião com o Diretor da Unidade, Capitão de Mar e Guerra Humberto, tendo a presença de alguns dos seus Oficiais.

Chegou ao Brasil, no dia 1° de Abril, as duas primeiras aeronaves de produção em série F-39 Gripen, iniciando uma nova era da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira. As novas unidades foram enviadas de Norrköping na Suécia, transportadas em um navio.

O Presidente norte americano Joe Biden nomeou a primeira mulher chefe militar das Forças Armadas dos Estados Unidos. Trata-se da Almirante Linda Fagan que assumirá Guarda Costeira (CGUS). Ela é considerada uma tremenda líder, pioneira e respeitada que liderará essa importante força no país.

O Presidente da República Jair Bolsonaro, acompanhado do Ministro da Defesa Paulo Sérgio, prestigiaram a Solenidade de Promoção de 30 Oficiais-Generais do nosso glorioso Exército Brasileiro, realizada na última quinta-feira (07). O evento ocorreu no Clube do Exército, localizado em Brasília.

A “Log In” não para de investir em seu crescimento. Agora negocia área com gestora Quadra, que arrematou as Docas do Espírito Santo. O objetivo principal dessa empresa de navegação é ampliar sua atuação no porto de Vitória, onde opera em dois terminais.

O colunista navega agora pela América do Sul. Em breve estará entrando em águas territoriais brasileiras, após dois meses em águas estrangeiras. É sempre uma ansiedade o retorno para o país de origem. Como está escrito na letra da Canção Cisne Branco: “Quanta alegria nos trás a volta, a nossa Pátria do coração”. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next