NAVEGAÇÃO EM FOCO – Obras do Terminal de Petróleo da Atem entram na reta final

O Terminal da Atem, em Santarém, pretende inovar a logística de distribuição de combustíveis na Amazônia.

A Base de Petróleo da Atem, em Santarém, está em fase de conclusão. Em uma área de 22 mil, às margens do Rio Amazonas, os tanques para armazenagem de produtos já estão prontos e o píer de atracação está devidamente posicionado no local determinado, com as bóias de amarração prontas. O espaço possui moderna estrutura para abastecer o mercado da região.
Os investimentos realizados no projeto, com porto próprio, tem como objetivo inovar a logística de distribuição de combustíveis na Amazônia. O TUP Atem de Santarém será um terminal para operar com navios petroleiros Tanker Handymax de até 186 metros de comprimento e 11,50 de calado, e com barcaças petroleiras de 103 metros.
Como o terminal já está com as obras na reta final, reina grande expectativa para que, ainda este ano, as primeiras manobras com navios petroleiros sejam realizadas. Assim, Santarém vai se estruturando para desenvolver ainda mais a região. Como noticiamos na edição passada, o Governo do Pará vai entregar o novo terminal de cargas e passageiros da cidade. O governador Helder Barbalho Governo anunciou a cerimônia de inauguração para o próximo dia 20 de abril.

Porto de Santana/AP entra na rota da soja

Navios operando, simultanea-mente, no Porto de Santana, no Amapá (AP). A cidade está na rota da soja.

O Porto da Companhia Docas de Santana, que vem em um movimento crescente no volume de toneladas embarcadas de minério de ferro e farelo de soja, entrou na rota de embarque de soja em grãos este ano. As experiências de 2021 durante dois embarques de farelo de soja da Caramuru serviram de base para que este ano fosse dado início a operação de embarque de soja.
Até o momento, dois embarques já foram realizados. Esta semana, pela primeira vez, está ocorrendo o embarque de dois navios simultaneamente, nos píeres 1 e 2. A Companhia Norte de Navegação e Portos (CIANPORT) é a responsável pela operação, porém, como a Serveporto tem participado de todas as operações, foi subcontratada para participar da operação portuária dos navios CS Jaden e Leni Selmer, que vão transportar, cada, 40 mil toneladas de soja.
A operação no píer 1 está acontecendo pelas esteiras de carregamento já existentes no porto e a do píer 2 através de transbordo de cargas de barcaças para o navio. Toda operação está sendo coordenada por Rubem Rocha Pinto, gerente-geral da Serveporto, em Macapá.

Grupo Atlântica Matapi qualificando colaboradores

Colaboradores do Grupo Atlântica Matapi receberam da professora Maria Lucia Martins os certificados da Formação em Liderança e Alta Performance

O Grupo Atlântica Matapi segue investindo na qualificação da equipe de colaboradores. No último sábado, 15 profissionais participaram da Formação em Liderança e Alta Performance promovido pela Talent, empresa especializada em treinamentos de pessoas e empresas, em Vila dos Cabanos, Barcarena. O vice-presidente do grupo, Tiago Pinto, espera que os líderes possam desenvolver e aprimorar habilidades, criando um ambiente de alta performance.

Diretoria da FETRANSPA recebida por Helder Barbalho

Diretoria da FETRANSPA com o Governador Helder Barbalho.

O presidente Kleber Campos e a diretoria da FETRANSPA foram recebidos pelo Governador Helder Barbalho, na sede do governo, no último dia 7. O objetivo foi apresentar pautas relacionadas ao desenvolvimento dos modais de transporte no Pará.

Mares & Rios

Duas cerimônias militares acontecem hoje, em Belém: na Base Naval de Val-de-Cães, alusiva ao 132º aniversário do Corpo de Engenheiros da Marinha, será presidida pelo Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira, Comandante do 4º Distrito Naval. No Exército, alusiva ao dia do Serviço de Intendência do Exército brasileiro, será presidida pelo General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, Comandante da 8ª Região Militar.

O Departamento do Abrigo do Marinheiro em Belém (DRAMNBe), em conjunto com as voluntárias “Cisne Branco”, lideradas pela diretora Geórgia Barbosa, realizou, no último sábado, a celebração da Páscoa. A atividade fez parte do Projeto “Integração”, que tem como objetivo promover a integração da família naval a partir da realização de atividades lúdicas, como contação de histórias, confeitaria do coelho, a origem do chocolate e caça aos ovos.

Em meio a diversas conquistas recentes, o Projeto Paralímpico da Marinha (PARAPROLIM) completa um ano de existência. Ao longo destes doze meses, foram muitos treinos, competições, medalhas e homenagens. O Projeto esteve presente nos Jogos Paralímpicos em Tóquio com Tayana Medeiros, do Halterofilismo, que fez história ao atingir a marca de 121 kg levantados, a melhor da carreira, que rendeu o quinto lugar na competição. (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next