CONVÉS PRINCIPAL – Turma “Professor Ivanildo Alves” de 2003 completa 21 anos de serviço na Polícia Militar do Pará

A amizade é um dos símbolos da Turma Professor Ivanildo Alves.
Na foto, o então 2º Tenente Juniel Maciel que amanhã completa 21 anos de serviços ativos.

Amanhã (16), uma das valorosas Turmas formadas pela “Academia Polícia Militar do Pará” (APM), estará completando 21 anos bons de serviços prestados à nossa sociedade e nosso Estado de ricas florestas, contando também o tempo de escola.
A Turma de Aspirantes 2003, que recebeu e homenageou o Professor Ivanildo Alves, vem desde então trabalhando no policiamento da capital e do interior, exercendo funções de Comando e Líderes na secular Polícia Militar.
São homens e mulheres que dia a dia arriscam suas vidas em prol do cidadão de bem, combatendo o crime, tráfico de drogas e mantendo a ordem pública, seja pela terra, céu e mar. É uma profissão que merece nosso respeito e que podemos contar a qualquer hora, independente do local.
Dessa turma, faz parte o ilustre amigo Major PMPA Juniel Costa Maciel, que em breve estará assumindo nova função na Polícia Militar.
Atualmente o Comandante Geral da Polícia Militar é o Coronel PM José Dilson Melo de Souza Júnior.
Parabéns, Turma Ivanildo Alves. Sucessos nas carreiras!

Navio-Patrulha “Bocaina” aborda embarcação suspeita próximo à costa do Amapá

NPa “Bocaina” rebocando a embarcação pesqueira.
Materiais irregulares encontrados na embarcação.

No dia 11 de Abril, conforme informado pela Marinha do Brasil, através da assessoria do Comando do 4º Distrito Naval, o Navio-Patrulha (NPa) “Bocaina”, durante suas atividades de patrulha naval, abordou uma embarcação pesqueira, próximo à costa marítima do Amapá.
Durante a inspeção, foram constatadas diversas irregularidades contra a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, como a não inscrição da embarcação perante a Autoridade Marítima Brasileira e não possuir tripulação habilitada.
A embarcação foi escoltada até Belém (PA). Agentes da Polícia Federal foram acionados para prestar apoio, sendo encontrados 15 volumes de materiais no fundo falso existente no porão da embarcação. Cinco tripulantes foram conduzidos pela PF a fim de serem adotadas as medidas cabíveis. (Fotos e colaboração: Assessoria de Comunicação Social – 4DN).

Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro” chega a Marechal Thaumaturgo (AC)

NAsH “Doutor Montenegro” navegando pelo Rio Juruá.

Fazendo parte da “Operação Acre 2022”, o NAsH “Doutor Montenegro”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, cruzou a Ponte União, no Vale do Juruá”, chegando à cidade de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, no Estado do Acre.
No mês de Março, o navio realizou atendimentos médicos e odontológicos, totalizando 4.160 atendimentos, além de exames laboratoriais e palestras educativas. (Foto e contribuição: Marinha do Brasil).

Marinha resgata náufragos da embarcação “Bom Jesus” no Pará

Vice-Almirante Edgar, ao lado dos náufragos e das equipes de resgate e atendimento.

Quem já viu o filme “Náufrago” com Tom Hanks, pode ter uma noção das dificuldades que é tentar sobreviver. No dia 13 de Abril, seis pessoas a bordo da embarcação “Bom Jesus” passaram por problemas semelhantes, quando saíram de Santarém, com destino a Chaves, no Pará, e vieram a pegar temporal.
Houve fogo na cozinha e os tripulantes arribaram a embarcação para uma praia, vindo a naufragar. Na Ilha das Flechas, os seis náufragos passaram 17 dias. Dois deles tiveram a ideia de escrever um bilhete, colocaram dentro de uma garrafa e amarraram numa boia, que foi jogada ao mar. Parece coisa de cinema.
Para felicidade e sorte dessas pessoas, pescadores encontraram a boia com o bilhete, indicando o local do naufrágio. Imediatamente as autoridades locais e a Marinha do Brasil realizaram o resgate, com um helicóptero “Super Cougar” trazendo os náufragos para atendimento em Belém. (Fotos e contribuição: assessoria de Comunicação Social- 4DN).

RUMO CERTO.

  • O Comendador Rodrigo Agostini já realizando os preparativos do 10º Encontro de Autoridades que será realizado em 20 de Maio, na cidade de Duque de Caxias. Diversas personalidades civis e militares serão agraciadas.
  • A Tenente (T) Ohana vem se destacando na Assessoria de Comunicação Social do Comando do 4º Distrito. Na semana, várias notícias envolvendo as ações da Marinha na região Norte foram divulgadas.
  • O amigo de mocidade, Capitão de Fragata (EN) Carlos Evandro da Cunha Bezerra, foi condecorado com importante Comenda. Voltaremos com matéria sobre esse evento que homenageou os Engenheiros.
  • O colunista, em alto mar, enviou significativa mensagem ao Capitão de Mar e Guerra (T) Otávio Henrique Paiva Martins Fontes pelo transcurso do Dia da Engenharia, recebendo os agradecimentos.
  • Hoje, às 20 horas, nossa querida Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia estará participando da “Entrevista da Semana” do “Canal de Papo pro Mar” do youtube.
  • Nossa amiga Suely Saad, companheira de Abrammil, sempre nos animando com suas canções e poesias. Ela que faz parte do mundo cigano, ensinando sempre a arte e cultura.
  • O Vice-Almirante Lima Filho enviou fraternal mensagem ao colunista, agradecendo a matéria de sua indicação e por estarmos na torcida. Gente fina é outra coisa, como dizia o mestre Alyrio.
  • O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, sempre interagindo com as turmas do CIAGA e CIABA. Os futuros Oficiais o consideram como um grande mestre de Navegação Astronômica.
  • O Capitão de Longo Curso Fábio Guilherme Lima Torres, depois da carreira no mar, agora atua como Assessor Náutico em Suape (PE), sempre ao lado dos navios. Boa sorte ao amigo!
  • O Capitão de Longo Curso Gilberto Maciel parabeniza a coluna, que segundo ele, sempre rica em informações, buscando sempre enaltecer a atividade mercante, além de dicas e conselhos. O colunista agradece as palavras do amigo.

NAVEGANDO

O Comendador Rodrigo Agostini, Presidente da “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil), vem realizando a “Páscoa Solidária”, com o objetivo de ajudar famílias carentes a terem uma comemoração digna da ressurreição de Cristo. Vários órgãos, instituições e pessoas físicas participaram das doações. Nota 1000 para o Comendador.

Tem gente, a bordo e em terra, afirmando que uso de uniforme na Marinha Mercante é coisa do passado e que hoje o foco é trabalho, usando sempre o macacão. Cabe ressaltar que não é isso o que a “Normam 21” descreve. Apresentação pessoal também faz parte da atividade marítima. O colunista e sua tripulação pôde comprovar o uso de uniformes pelas diversas marinhas mercantes mundo afora.

Fundo de Marinha Mercante aponta 10 contratações de financiamento com os recursos no ano de 2021. Ao todo foram R$ 570 milhões que se destinaram a docagens, reparos, conversões e construção de embarcações de apoio portuário e apoio marítimo, além de suplementação para ampliação de estaleiro.

A “Escola de Guerra Naval” (EGN) promoveu no último dia 08 importante Simpósio tendo como tema “A Segurança Cibernética e seus Desafios”. O evento ainda teve parceria com o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CPEP-MB), Comando Naval de Operações Especiais e Comando Conjunto de Defesa Cibernética.

O Exército Brasileiro também comemorou o Dia da Engenharia em 10 de Abril. Essa data marca o falecimento do Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita em combate. Ele foi herói da Guerra da Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai) contra as forças lopistas do Paraguai.

O Comandante Militar do Norte, General de Exército João Chalella Júnior visitou, entre os dias 04 e 06 de Abril, a estrutura da “Operação Acolhida”, que é uma Força-Tarefa Humanitária de apoio aos refugiados e imigrantes venezuelanos, no Estado de Roraima. As visitas ocorreram nas cidades de Boa Vista e Paracaima.

Duas crianças, uma de nove e outra de sete anos, foram homenageadas pelo Exército Brasileiro, onde ficaram 27 dias perdidas na Floresta Amazônica, em condição de isolamento. O Comando Militar do Norte homenageou os pequenos heróis com diplomas e distintivos semicirculares de Selva, devido suas bravuras e resiliências.

O colunista e sua tripulação desejam a todos uma ótima Semana Santa e Feliz Páscoa no domingo. Deus está presente em todos nós. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next