CONVÉS PRINCIPAL – Cozinheiro da Marinha Mercante é destaque com suas obras de homenagem à Páscoa

As imagens simbólicas de nosso Senhor Jesus Cristo e a Virgem Maria esculpidas em melancias.
Cozinheiro Alécio e o espetáculo da Ceia de Páscoa do NT “Flumar Brasil”.

No domingo de Páscoa, a tripulação do NT “Flumar Brasil” foi agraciada com um verdadeiro espetáculo proporcionado pelo Cozinheiro Alécio Jonathan Souza da Silva.
Além da belíssima Ceia, o tripulante usou seus dons artísticos e esculpiu, em três melancias, as imagens de nosso Senhor Jesus Cristo, da Virgem Maria e de uma flor com a palavra “Feliz Páscoa”.
O colunista pôde comprovar a eficiência e profissionalismo com que o Cozinheiro desempenha as suas funções, além de se sentir importante em uma das seções que merecem destaques numa tripulação.
Ele esteve a bordo do NT “Oscar Niemeyer”, no ano de 2016, quando o colunista Comandou, sendo considerado um dos melhores navios de uma empresa estatal.
Parabéns, Alécio! Sentimo-nos felizes com pessoas como você!

Curso Especial para Condução de Embarcações do Estado no Serviço Público é realizado no CIABA

CMG Enes, Comandante do CIABA, interagindo com os Alunos do curso ECSP.

O “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar”, concluiu no dia 08 de Abril, o Curso Especial para Condução de Embarcações do Estado no Serviço Público (ECSP), aprovando com êxito os 14 Alunos participantes.
Dez militares da Polícia Militar do Pará e quatro do Grupamento Marítimo Fluvial do Corpo de Bombeiro Militar do Pará agora estão habilitados para conduzir embarcações do Sistema de Segurança Pública.
O curso teve a carga horária de 52 horas, distribuídas nas disciplinas de Manobra de Embarcações II, Navegação, Navegação Eletrônica e Comunicações.
O objetivo é capacitar o aluno para patroar embarcações de Órgãos Públicos (extra-Marinha do Brasil), dentro dos limites da navegação interior. (Fotos e colaboração: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

“Academia Brasileira de Medalhística Militar” realiza Almoço de Confraternização

Almoço de Confraternização dos Acadêmicos, amigos e homenageados da Abrammil.
Presidente Regis Lermen e Acadêmicos da Abrammil.

No dia 14 de Abril, a “Academia Brasileira de Medalhística Militar” realizou tradicional Almoço de Confraternização dos Acadêmicos, amigos e homenageados da Abrammil.
Fazendo parte do Calendário de Eventos 2022 dessa instituição, o almoço foi realizado no Clube da Aeronáutica, localizado no Centro da Cidade do Rio de Janeiro (RJ).
O Presidente da Abrammil, Coronel Regis Lermen, esteve presente no evento: “Todos os dias é dia de comemorar! Que nos próximos dias, em todos eles, busquemos a confraternização diária! Que todo mês seja oportunidade de se reunir em família e amigos! Que todos os dias sejam dias de festa e que a comemoração seja em agradecimento a Deus por mais uma chance!” (Fotos e colaboração: Abrammil).

Primeiro navio automático de carga do mundo é colocado em operação pelo Japão

Amarração do navio autônomo “Mikage”.

Dois navios porta-contenêires totalmente autônomos do mundo começaram a operar no Japão. As empresas responsáveis pelos testes são formadas pela parceria entre a Nippon Foundation, Mitsui Lines e Japan Railway Construction.
O “Mikage” foi o primeiro navio de carga automático a ser testado, saindo do porto de Tsuruga, no Mar do Japão até o porto de Osaka, percorrendo a distância de 161 milhas náuticas. Esse navio chegou a ancorar sozinho no fim de sua viagem, usando drones para lançar os cabos aos amarradores do porto.
O segundo navio a ser testado, pela Mitsui Lines, com o nome de “Suzaku”, realizou a viagem da Baía de Tóquio até a Baía de Ise.
Ao contrário de testes realizados anteriormente com embarcações automáticas, as japonesas são as primeiras a serem consideradas totalmente automáticas.

RUMO CERTO

  • Nossa amiga Capitã de Cabotagem Roberta já nos preparativos para assumir a função de Imediata a bordo de um grande suezmax de empresa estatal. Bom embarque para ela.
  • O Capitão de Longo Curso Luiz Otávio Virgens da Silva teve seu primeiro Comando no NT “Grajaú”, com o colunista como 1º Oficial de Náutica. Não esquecemos a saída de Bahia Blanca (ARG) com tempo adverso.
  • O colunista manteve fraternal contato com o Comendador Rodrigo Agostini, Presidente da AIEB-Brasil, que realizará o 10º encontro de Autoridades. Vêm novidades por aí.
  • O Prático Marcelo Salgado, sempre leitor de nossa coluna, prestigia os eventos da Marinha do Brasil.
  • O Capitão de Longo Curso Luiz Otávio de Miranda, curtindo seu repouso ao lado da família, após uma docagem extensa de seu navio na Europa. Merecido.
  • Já o Capitão de Longo Curso Marco Antônio Panda Carvalho, mesmo ao lado da família, acompanha na íntegra as rotas dos navios. Esse gosta!
  • Em breve o colunista terá o prazer de revê o amigo Capitão de Longo Curso Ferruso, que atua como Assessor Náutico em São Sebastião (SP). Também espera rever o Gerente Maia, que trabalha nesse porto.
  • O Prático Luiz Omar e o Oficial Superior de Máquinas Costeira estão felicíssimos com a vitória acachapante do Paysandu na estreia da 3ª Divisão. Vamos subir! Tá na hora.
  • O Condutor-Bombeador Humberto Lopes da Silva, já aposentado algum tempo, com certeza tem saudades dos navios. Ele que por muito tempo operou nos gaseiros NT “Grajaú” e por último o NT “Oscar Niemeyer”.

NAVEGANDO

Vários navios da nossa frota mercante brasileira realizaram a tradicional “Ceia do Domingo de Páscoa”. A coluna postará algumas fotos desses eventos ao longo da semana, que muito sensibiliza as tripulações para o lado espiritual. Parabéns aos homens e mulheres do mar pelas digníssimas celebrações.

Quando você for criticado, pois sabemos que em todos os meios existem as vaidades e invejas, lembre-se da frase de Steve Jobs: “Você nunca será criticado por alguém que esteja fazendo mais do que você. Você só será criticado por alguém que esteja fazendo menos”. Aí a dica.

Os lockdowns que atualmente ocorre na China vêm impactando a logística, principalmente em Xangai. Com isso já existe uma longa de fila de navios à espera para operar no país, que não verá tão cedo a normalização na cadeia. A logística terrestre, no modal rodoviário, também está sendo bastante atingida.

O Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz) participou de importante reunião no período de 28 de Março a 1º de Abril, denominada “Busca e Salvamento Aeronáutico” (REUSAR). Esse evento ocorreu na Base Aérea de Campo Grande (BACG), na cidade de Campo Grande (MS).

No dia 11 de Abril, a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) apreendeu cinco embarcações que estavam transportando, de maneira irregular, mais de 500 dúzias de madeira serrada (virola, pracuúba e andiroba). A abordagem ocorreu nas proximidades do Canal das Pedrinhas, em Macapá (AP). O IBAMA foi acionado e a madeira doada para ICMBio.

O evento “Velas Latinoamérica”, que nesse ano está sendo coordenado pela Marinha do Brasil, entrou oficialmente para o Roteiro Turístico do município do Rio de Janeiro. Esse evento ocorre de 4 em 4 anos. Atualmente os veleiros se destinam a cidade de Callao, no Perú, com previsão de chegada para 22 de Abril.

Hoje se comemora o Dia do Exército Brasileiro, força terrestre de nossa nação, que tem como Patrono o “Duque de Caxias” (Luís Alves de Lima e Silva), também conhecido como “O Pacificador” ou o “Duque de Ferro”, herói de várias batalhas como a Guerra do Paraguai. Foi Mestre de Armas e amigo do Imperador D. Pedro II. Parabéns, glorioso Exército Brasileiro.

A “Operação Acolhida”, coordenada pelo Exército Brasileiro, já superou 72,6 mil venezuelanos no Brasil. Só no mês de março foram 2.268 interiorizados. Essa operação também tem o apoio da Agência da ONU para refugiados (Acnur), da Organização Internacional para as Imigrações (OIM), Unicef, Unfpa e Padenf, além de diversas organizações da sociedade civil.

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no dia 15 de Abril um emocionante resgate a bordo do navio português NT “Harbour Progress”, quando um homem foi vítima de ataques convulsivos. A embarcação estava navegando a 380 milhas a nordeste de Fernando de Noronha e se destinava a Trinidade e Tobago, procedente da Nigéria.

A FAB assinou contrato para aquisição de duas aeronaves A330-200 que cumprirão missões estratégicas, tais como Reabastecimento em Voo (REVO), Apoio Logístico, Ações Humanitárias e Evacuações Aeromédicas (EVAM). Em toda a história da Aeronáutica, somente um vetor foi capaz de cumprir essa variedade de missões estratégicas: o Boeing KC-137.

Amanhã, o colunista e sua tripulação estarão chegando na cidade de São Sebastião (SP), após 18 dias de viagem procedente de Galveston (Estados Unidos). (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next