NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comando Militar do Norte celebra o Dia do Exército em Belém

Tropa desfila em continência ao Comandante Militar do Norte

O Comando Militar do Norte (CMN) celebrou nesta terça-feira, 19, o Dia do Exército, uma das datas mais importantes da Força Terrestre, com solenidade presidida pelo Comandante Militar do Norte, general de Exército João Chalella Júnior, na Praça da Bandeira, em Belém.
Na ocasião, 20 autoridades civis e militares foram condecoradas por reconhecimento aos serviços prestados ao Exército Brasileiro e à sociedade paraense, com as medalhas “Ordem do Mérito Militar” (OMM), “Exército Brasileiro” (MEB) e “Serviço Amazônico” (MSA). Ao final da cerimônia, houve desfile da tropa das guarnições de Belém em continência ao Comandante Militar do Norte, general de Exército, João Chalella Júnior.
Com a presença de um grande público, a tradicional solenidade cívico-militar foi retomada após dois anos de pandemia. Dentre as 15 Organizações Militares que participam da formatura em frente ao Quartel General Integrada (QGI), no bairro da Campina, estão o 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS); a 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª Cia PE) e o Colégio Militar de Belém (CMBel).
O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no Estado de Pernambuco. Foram as principais ações bélicas ocorridas no nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região.

Abertura do ano cultural no CIABA

O contra-almirante Carlos Alberto, o capitão-de-mar-e-guerra Enes, o vice-almirante Edgar e o capitão de fragata Albernaz prestigiaram o evento.
Alunos do CIABA garantiram o espetáculo em noite memorável.

Memorável. É assim que se pode resumir a noite da última terça-feira (19), que celebrou a abertura do Ano Cultural do Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), comandado pelo capitão-de-mar-e-guerra Enes. A solenidade foi organizada pela Sociedade Acadêmica Viking (SAV), formada pelo corpo de alunos, que tem como presidente o aluno Hoffman, contou com a presença do comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edgar e do contra-almirante Carlos Alberto.
Os mestres de cerimônia foram os alunos do 3º ano, Osvaldo e Ealenete, que conduziram a cerimônia em alto padrão. Na abertura do evento, a banda formada pelos alunos Abraão, Costa, Ariel, Aires, Gabriele e pelo cantor Cunha, interpretou a linda canção “Fly me to the moon”, de Frank Sinatra. Em seguida foi realizado um concurso de poesia, com a participação de oito inscritos, sendo a vencedora a poesia “Mentaliberdade” de autoria do aluno Felipe Nascimento. A grande noite marcou o retorno das atividades que não acontecia há dois anos por causa da pandemia. O encerramento ficou por conta da banda Georocks que levou a plateia ao delírio pelos rocks interpretados pelo cantor Luciano.

Porto de Belém – volta a exportar madeira

O diretor de operações do Grupo Atlântica Matapi, Carlos Pinto conversou com a jornalista Mônica Chagas, da TV Liberal, afiliada Globo no Pará, sobre a retomada da operação no Porto de Belém.

A operação, que não acontecia há cerca de 20 anos no porto da capital, ganhou força. Com as soluções encontradas pela Matapi, Caribbean Line & Soreidom e a Companhia Docas do Pará, outras duas novas operações estão agendadas (10 e 30 de maio) para movimentar o tradicional Porto.

Mares & Rios

Na última terça-feira(19), em comemoração à 30ª edição da Corrida do SESI, o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, e o superintendente do SESI Pará, Dário Lemos, promoveram, no auditório Albano Franco, a cerimônia de homenagem a corredores e parceiros que contribuem para o sucesso das três décadas do evento esportivo.

O Hospital Naval de Belém (HNBe) foi homenageado pela FIEPA por ser uma instituição parceira da Corrida do SESI. O HNBe foi representado pela vice-diretora Beatriz Campos. A prova voltará a ser realizada após dois anos de pandemia. No dia primeiro de maio, são aguardados mais de 4 mil participantes na corrida (10km) e a caminhada (4km). As inscrições podem ser feitas pelo site sesipa.org.br ou na sede da FIEPA, na Quintino Bocaiúva, 1588, em Belém.

A Força Aérea Brasileira deve realizar, na próxima sexta-feira, a incorporação de caças F-39 Gripen à frota dela. A solenidade acontece na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), durante as comemorações do Dia da Aviação de Caça. A solenidade marca a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura. Está prevista a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro. O dia 22 de abril é marcado como Dia da Aviação de Caça por conta das ações da FAB nesta data durante a II Guerra Mundial, em 1945.

A Serveporto, em Macapá, já está tomando as providências para operação portuária para embarque de soja no quinto navio da temporada, no porto da Companhia Docas de Santana, no próximo dia 28.

O Grupo Atlântica Matapi concluiu, na madrugada de ontem, a operação portuária do navio “MV HERBEIRA”, do armador Caribbean Line & Soreidom. Os trabalhos que começaram sábado, no Porto de Belém, embarcaram 6,3 mil toneladas de madeira serrada produzida em Icoaraci e Ananindeua. A carga partiu para portos europeus, como Amsterdam, na Holanda, e Honfleur, na França. (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next