NAVEGAÇÃO EM FOCO – Guarnição de Aeronáutica de Belém forma novos aspirantes da Força Aérea

Em cerimônia militar realizada na manhã da última quarta-feira (20), no Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), em Belém, 38 novos aspirantes a oficial prestaram compromisso à Bandeira Nacional. A solenidade foi presidida pelo Comandante do I COMAR e Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), major brigadeiro do ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.
A cerimônia marcou a conclusão da primeira fase dos Estágios de Adaptação e Serviço e de Adaptação Técnica (EAS/EAT), da primeira turma de 2022, denominada “Parabellum”. Os novos militares são das especialidades de Medicina, Administração, Engenharia Mecânica, Fonoaudiologia, Nutrição, Magistério, Arquitetura, Pedagogia e Biblioteconomia. O curso foi coordenado pelo Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Belém (SEREP-BE).
O Comandante do SEREP-BE, coronel de infantaria Fábio Silveira de Lima, destacou os desafios e compromissos da carreira militar e incentivou os novos aspirantes a oficial incorporados à Força Aérea Brasileira. Durante a solenidade, os primeiros colocados do Estágio de Adaptação e Serviço, aspirante a oficial médico Wanderson Maia da Silva, e do Estágio de Adaptação Técnico, aspirante a oficial pedagoga Fernanda Tavares Girard, receberam os prêmios de recolhimento das mãos do comandante do SEREP-BE.
Após prestarem o compromisso à Bandeira Nacional e receberem as platinas de aspirante a oficial da Força Aérea das mãos dos familiares, os novos oficiais procederam ao desfile militar incorporados à tropa e, por fim, procederam ao fora de forma.

Transbordo de grãos em Santarém começa em breve

Representação da área delimitada para operação de transbordo de grãos no rio Tapajós, no Porto de Santarém.

A Companhia Docas do Pará (CDP) convida os interessados na movimentação de granéis sólidos para uma nova modalidade de operação no Porto de Santarém, no Oeste do Pará. A operação de transbordo poderá ser realizada com o navio fundeado (ancorado) em coordenada geográfica (foto) estabelecida com barcaças amarradas a contrabordo, seja por meio de equipamentos do próprio navio, ou por intermédio de outra embarcação-grua.
A CDP está obtendo as anuências junto aos demais órgãos, bem como deu início ao processo de licenciamento ambiental da área afeta à operação.
A chegada do transbordo de grãos a Santarém é um trabalho conjunto do 4º Distrito Naval, através da Capitania dos Portos de Santarém, Cooperativa Unipilot, Mega Logística Serviços Portuários, que vai permitir a operação de até cinco navios na área do porto de Santarém. O início dos trabalhos ainda aguarda autorização da Autoridade Marítima, mas já se sabe que haverá um aumento expressivo no volume de grãos embarcados fazendo com que o porto da região se torne o principal do Arco Amazônico, atrás somente do porto da Madeira, no Maranhão.

General

O general O’ de Almeida ao lado da esposa Lia e dos filhos Marcelo e Rafaela.

O general de brigada Jorge Luiz Abreu do O’de Almeida Filho, após deixar a chefia do Estado Maior do Comando Militar do Norte, onde foi substituído pelo também general de brigada Francisco Wellington Franco de Souza, assumiu, em Brasília (DF) a diretoria de patrimônio imobiliário e meio ambiente do Exército Brasileiro. O’ de Almeida Filho já está na Capital Federal, acompanhado da família, onde deve permanecer nos próximos dois anos.

Mares & Rios

É lamentável que voltaram a ocorrer ataques de piratas aos navios fundeados em frente à Macapá (AP), com mais frequência e violência. As tripulações dos navios estão apavoradas. A coluna “Navegação em Foco” já havia denunciado estes ataques, mas nenhuma atitude foi tomada pelas autoridades. Voltaremos a cobrar mais segurança na próxima edição.

Por ocasião da passagem do Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi” pela Guiana Francesa, durante a comissão CARIBEX-2022, uma delegação composta por militares do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN), que tem como comandante o capitão-de-mar-e-guerra Imamura, e do NApOc “Iguatemi”, subordinados ao Comando do 4° Distrito Naval (Com4°DN), realizou, em 15 de abril, uma visita protocolar à Base Naval de Caiena e ao Navio-Patrulha “La Confiance”.

O Aviso-Auxiliar “Soure”, com apoio de uma Lancha de Ação Rápida do Grupo de Embarcações Operações Ribeirinhas do Norte, ambos subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, intensificou as ações de Inspeção Naval e a campanha de prevenção e de conscientização sobre segurança da navegação junto às comunidades aquaviárias e ribeirinhas de Abaetetuba, no Baixo Tocantins. Com o propósito de prevenir e reprimir delitos na região da Amazônia Legal, foram inspecionadas 65 embarcações. Dessas, 22 notificadas e 22 apreendidas.

A Jari Celulose já está nos preparativos para a primeira viagem teste com o navio de 201,80 metros para operar no terminal no porto Munguba, as margens direita do rio Jari.

Regressou do Canadá o oficial da Marinha Mercante Edael Júnior, filho de Rizomar e Edael Batista, de onde recebeu o certificado de conclusão do curso de idiomas pela escola “Language Across Borders” na cidade de Vancouver. (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next