CONVÉS PRINCIPAL – Ceia de Páscoa a bordo com o colunista e sua tripulação

Almoço festivo da tripulação com os representantes do Terminal
O colunista ao lado dos representantes do Terminal de São Sebastião.
Representantes do Terminal participaram da Páscoa a bordo

No último dia 27 de Abril, a tripulação do NT “André Rebouças” comemorou a Páscoa de Ressurreição de Jesus Cristo, celebrada no dia 17 de Abril.
Devido o navio se encontrar em viagem nessa data especial, com um pouco de atraso, a tripulação participou de evento a bordo, com direito a almoço especial e ovos de Páscoa.
Na ocasião, o colunista recebeu a bordo os representantes do Terminal de São Sebastião (SP), que fazem parte da Logística de Materiais, participando também da Cerimônia e conhecendo as instalações do navio: Sr. Édio Silva Lapas (Gerente Setorial), Sr. Marcos Alexandre da Costa Pereira (Fiscal de Contrato), Sr. Sidney Gomes da Silva (Auxiliar de Logística) e Sra. Viviane Peixoto de Oliveira (Auxiliar de Logística).

Capitão de Longo Curso muito querido pelos Alunos do CIAGA e CIABA

Comandante Menezes ao lado do ComCA, colunista e Alunos do CIAGA.
O colunista conheceu o simulador do Grêmio Náutico do CIAGA.

Hoje, os Alunos da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), tanto do CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha), quanto do CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar), tem como referência e pessoa querida uma das maiores expressões da Marinha Mercante Brasileira: Capitão de Longo José Menezes Filho.
A explicação, todos sabem: não só interage com os Alunos, incentivando-os para carreira, como se faz presente junto deles, há décadas, passando conhecimentos de Astronomia, plicados à Navegação.
Os astros, desde a antiguidade, sempre despertaram interesses em todas as civilizações. Logo, faz sentido os nautas das EFOMM aproveitarem para aprender um pouco dessa disciplina, com quem conhece um pouco da mesma.
Na sua última passagem pelo Rio de Janeiro (RJ), em Novembro de 2021, o CLC Menezes levou o colunista para conhecer as dependências do Grêmio de Náutica dos Alunos do CIAGA, ocasião em que pôde conversar com o Comandante do Corpo de Alunos e com os futuros Oficiais.

ABRAMMIL homenageia policiais da 23º Delegacia de Polícia Civil no Méier (RJ)

Presidente Régis Lermen ao lado do Delegado Deoclécio, Acadêmicos da Abrammil e Policiais da 23ª DP.
Delegado Deoclécio foi condecorado com a Medalha Cívico Militar da Abrammil.
Presidente Régis Lermen ao lado dos Policiais homenageados e Acadêmicos da Abrammil.

No dia 27 de Abril, a “Academia Brasileira de Medalhística Militar” (Abrammil), tendo à frente o Presidente, Coronel Regis Lermen, e Acadêmicos, realizaram as entregas de condecorações na 23º Delegacia de Polícia Civil, localizada no bairro do Méier, cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Foram homenageados os seguintes policiais: Sr. Deoclécio Francisco Assis Filho (Delegado), Sr. Durval Oliveira Goes (Comissário), Sr. Nelson Roberto Pereira de Araújo (Comissário), Sr. Maurício de Abreu Lourenzo (Comissário) e Sr. Carlos Eduardo Salbego da Costa (Inspetor).

Túnel do Tempo – Visitas ilustres no NT “Araxá”, no porto de Belém (PA)

Sra. Sylvia ao lado do CMG Beganger. Ao fundo, o CCB Menezes.

A foto do “Túnel do Tempo” faz referência às visitas da Sra. Sylvia Helena Tocantins, no mesmo dia em que o Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra Beranger esteve a bordo do NT “Araxá”, sob o Comando do Capitão de Cabotagem José Menezes Filho.
A Sra. Sylvia é romancista, contista e cronista e poeta, membro da Academia Paraense de Letras (Cadeira nº 12), da Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni (RJ), da Academia Barbacenense (MG), da Academia Castro Alves de Letras (BA), da Academia Internacional de Ciências, Letras, Artes e Filosofia, filiada a Asociación Mundial de Mujeres Periodistas e Escritoras (AMMPE/México) e à União Brasileira de Escritores (UBE/SP).
Também consta no seu currículo a diretoria Biblioteca “Acylino Leão” (APL) entre 1989 e 1993; presidiu a Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil e a AJEB/Pará; fundou as coordenadorias das AJEB do Pará Rio Grande do Norte e da Bahia; premiada em vários concursos literários. É autora de “Respingos da Maresia” (1982 – Poemas).

RUMO CERTO.

  • O CLC Ricardo Alfredo Pereira da Cruz recebeu várias mensagens de seus colegas e amigos pela matéria publicada em sua homenagem.
  • Ele fez do NT “Itaituba” o melhor da empresa em performance, mesmo sendo um navio antigo, deixando um legado de grandes Oficiais sob seu Comando.
  • O colunista manteve cordial contato com o 1º Oficial de Náutica Anselmo, cujo navio também se encontra no porto de São Sebastião (SP).
  • O 2º Oficial de Máquinas Jaime da Silva Teixeira, que a bem pouco tempo esteve numa empresa estatal, assumiu na função de Sub-Chefe de Máquinas na embarcação “Baru Gorgona”. Boa sorte na nova missão.
  • Ele esteve a bordo com o colunista no NT “Abdias Nascimento”, que sem desmerecer ninguém, tinha uma das melhores tripulações. Tanto é que foi o segundo melhor navio da empresa. Moralmente o primeiro.
  • Hoje, o CIAGA e o CIABA contam com dois grandes Comandantes: o Vice-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva e o Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio.
  • O Capitão de Longo Curso Garcia sempre lendo nossa coluna e enviando valiosos comentários. Foi mestre do colunista durante o tempo na EFOMM, nos anos 90.
  • O Auxiliar de Saúde Cassiano sempre promovendo grandes eventos a bordo do NT “Castro Alves”. A Cerimônia de Páscoa foi um sucesso. Parabéns ao amigo!
  • Conhecimentos da Normams é com o Imediato Allan Moreira. Ontem não esqueceu o Embandeiramento de Pequena Gala em homenagem ao Dia do Trabalho.
  • O Capitão de Mar e Guerra André Luiz Martini Vieira vem realizando excelente administração à frente da “Capitania dos Portos da Amazônia Oriental” (CPAOR). Nota 10!

NAVEGANDO

Hoje estará acontecendo a webinar da NAC e Alumni PPGEM com o tema “A Política de Segurança Marítima do Reino Unido: respostas para um espaço em transformação”, que será ministrada pelo Dr. Scott Edwards, pós doutorando na University of Bristol. O evento ocorrerá das 10:00 às 12:30 hs.

A Marinha Mercante Brasileira dando uma respirada em relação à procura e oferta de empregos. Muitas empresas de navegação e de apoio offshore estão chamando para embarque os marítimos de diversas categorias, principalmente os Oficiais. Para quem teve escassez alguns anos atrás, o mercado hoje tem boas expectativas.

Tem muitos Praticantes que estão realizando os estágios de 2 a 3 anos após suas formaturas. Muito disso se deve a pandemia de Covid, iniciada em 2020, que fez com que os futuros Oficiais aguardassem os chamados das empresas para embarques. Para ter ideia, tem Praticantes da Turma de 2019 que somente agora estão realizando seu 2º Período de embarque.

Praticantes a bordo é sinônimo de ajuda e aperfeiçoamento. Nos seus aprendizados do dia a dia, contribuem para que os Oficiais tenham atualização nos procedimentos, realizando e aprendendo as manutenções e operações, em todas as seções de bordo.

A Marinha do Brasil realizou entre os dias 25 e 29 de Abril a Demonstração Operativa da Tropa de Nível 3 da ONU, conforme comentado na coluna. O treinamento “Força de Paz e Emprego Rápido”, realizado pela Força de Fuzileiros da Esquadra, visou manter as capacidade necessárias ao emprego dos Grupamentos Operativos em missões de paz.

No dia 26 de Abril, quatro tripulantes de uma embarcação de pesca foram resgatados por militares da “Capitania dos Portos do Ceará” (CPCE). Após falhas mecânicas, estando a 11 quilômetros da costa de Fortaleza, os pescadores foram trazidos de volta pela equipe da Marinha, estando todos com boa saúde.

Emocionante Cerimônia foi realizada no monumento “Votivo Militar”, antigo Cemitério Militar Brasileiro de Pistoia, na Itália. Relembrado os 77 Anos da Campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. Embaixadores, Comandantes das Forças Armadas do Brasil, aém de diversas autoridades civis e militares, brasileiras e italianas, estiveram presentes ao evento.

O 2º Batalhão de Infantaria Pára-quedista realizou exercícios de saltos, onde os recrutas tiveram a oportunidade de participar, pela primeira vez, a bordo das aeronaves militares C-10 e C-130, na Zona de Lançamento dos Afonsos. O estágio tem a duração de três semanas e servirá para renovar o efetivo de paraquedistas do Exército Brasileiro.

A “Escola Superior de Guerra” (ESG) agora tem novo Comandante. No dia 29 de Abril. O Tenente-Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço transmitiu o Comando ao General de Divisão Adilson Carlos Karibe. O evento foi prestigiado pelo Ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

A semana estará sendo de várias atividades a bordo com a tripulação do colunista, onde começou a substituição de algumas categorias, obedecendo as normas em vigor para o combate e prevenção da Covid. Em breve estaremos também passando o Comando, após três meses de embarque. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next