CONVÉS PRINCIPAL – Palestra sobre Segurança Cibernética é ministrada para Alunos da EFOMM no CIABA.

O “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), formadora e aperfeiçoadora da mão de obra para Marinha Mercante Brasileira, sempre vem contribuindo na especialização e atualização daqueles que passam pela “Universidade do Mar”. Tanto é que no dia 27 de Abril, os Alunos da EFOMM (Escola de formação de Oficiais da Marinha Mercante) assistiram à importante palestra.
Com o tema “Segurança Cibernética”, o Sr. Rodrigo Assumpção Victorio, que atualmente trabalha como Consultor da Transpetro, transmitiu conhecimentos aos futuros Oficiais de um dos assuntos que vem chamando a atenção mundial.
O entendimento do assunto serve para a proteção contra as várias ameaças existentes, atingindo a disponibilidade, a integridade e a confidencialidade do ambiente, uma vez que a bordo e nas empresas de navegação e offshore estão sujeitas a esses tipos de ataques.
O atual Comandante-Aluno Douglas Vasconcelos, do 3º Ano do curso de Máquinas, agradeceu ao palestrante os ensinamentos e sua presença, interagindo com o Corpo de Alunos. O tema discutido foi de extrema importância, servindo para agregar conhecimentos que garantam a segurança de dados, visto que diferentes tipos de sistemas virtuais estão presentes no cotidiano profissional e pessoal.
Parabéns ao CIABA pela importante palestra!

Reunião da ABRAMMIL no Clube de Aeronáutica no Centro do Rio de Janeiro

A Abrammil participou da Reunião, juntamente com os Presidentes do Clube de Aeronáutica e TVbomrio.

No dia 19 de Abril ocorreu importante Reunião da “Academia Brasileira de Medalhística Militar” (Abrammil), no Cube de Aeronáutica, localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Na ocasião, estiveram presentes os Presidentes Brigadeiro Peres (Clube de Aeronáutica), Coronel Regis Lermen (Abrammil) e Sr. Paulo César (Tvbomrio), debatendo vários assuntos da Academia e realizando matéria do evento.
“A verdadeira motivação vem de realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento”.

Operação Conjunta apreende embarcação com drogas na costa do Rio de Janeiro

Navio “Apa” realiza a abordagem do rebocador com sua lancha orgânica, a 220 milhas náuticas da costa.

Uma Operação conjunta entre a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal apreendeu embarcação que transportava drogas, de forma ilegal, no litoral do Rio de Janeiro.
A operação ocorreu entre os dias 28 de Abril e 1º de Maio, tendo o Navio-Patrulha Oceânico “Apa” sido destacado pelo Comando do 1º Distrito Naval, contando com o apoio da aeronave P-3AM “Orion” do 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação da FAB.
O rebocador, de bandeira brasileira, teve 7 pessoas apreendidas por homens da Polícia Federal, trazidos ao porto do Rio de Janeiro e que estará conduzindo as investigações. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Por Imediato Ricardo Mendonça: A expressão de estado de “Flow” (1)

Imediato Mendonça em estado de Flow.

A expressão “estado de flow” surgiu por volta da década de 70. O psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi passou a ouvir as pessoas para identificar o que seria uma experiência ótima. No estudo, ele resolveu investigar esse estado em diferentes áreas com pessoas que passavam o tempo nas atividades que gostavam.
Assim, ouviu músicos, atletas, artistas e cirurgiões. Nesse sentido, essas diferentes pessoas responderam em que momento estavam bem mais felizes. Logo, a partir de suas ocupações, elas disseram quando sentiam a felicidade plena.
Os oito componentes do estado de flow:

  1. Finalizar tarefas que exigem habilidades.
  2. Fundir ação e consciência.
  3. Fazer metas claras.
  4. Obter feedback imediato.
  5. Ter concentração na tarefa do momento: foco.
  6. Controlar as ações.
  7. Perder a autoconsciência.
  8. Perceber a transformação do tempo.
    Na próxima edição, o Imediato Ricardo Mendonça, que aplica esse processo em sua embarcação, estará explicando os oito componentes para os nossos leitores.

RUMO CERTO

Agradecimentos a toda equipe do “Alerta Pará” da “Rede TV”, em Belém, que apresentaram matéria da tripulação do navio do colunista, na última quarta-feira (04).

O programa teve como apresentador o jornalista Valter Lobato e foi assistido a bordo pela tripulação, em horário nobre jornalístico da tarde.

O abraço especial ao jornalista e comentarista Cattete Fonseca, amigo do colunista, que tornou possível a matéria, com palavras do Comandante a bordo, em frente a Ilha Bela (SP).

O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar assistiu a matéria, elogiando como ótima a iniciativa, tendo grande repercussão em nossa Marinha.

No próximo dia 20 de Maio estará ocorrendo o “10º Encontro de Autoridades”, em Duque de Caxias (RJ), que será promovido pela AIEB-Brasil.

Na ocasião, Oficiais da Marinha Mercante estarão sendo homenageados e condecorados. Voltaremos com o assunto em matéria especial.

Entre os homenageados estará o grande amigo do colunista Major PMPA Juniel Costa Maciel, cuja família ficou alegre com o reconhecimento.

O grande “Portal da Navegação” está a cada dia melhor, com matérias sobre o nosso setor na Região Amazônica, no Brasil e no mundo. O Editor-Chefe é o amigo Edson Sabbá, filho do querido mestre Alyrio.

O colunista teve a honra de conhecer o classificador “ABS” (America Bureau Shipping) André Carvalho, que realizou ótimo e cordial atendimento a bordo. Agora amigo.

Também temos outros classificadores amigos como o Adriano Quinatanilha (colega de turma), Bruno, Heitor e Pacheco, que atendem na área sul e sudeste.

NAVEGANDO

Termo de intenções para estudos sobre aplicação de soluções para atividade foi assinado entre a Comitiva da Agência Espacial Brasileira e a Praticagem, que visitou as instalações da categoria em Santos, considerado o maior porto da América Latina. Os Sistemas disponíveis podem contribuir com medição dos calados nos canais de acessos.

O porto de Paranaguá (PR) recebeu no dia 26 de Abril o navio MV “Afros”, de bandeira das Ilhas Marshall, procedente do porto de Klaipeda, na Lituânia, transportando 48 mil toneladas de cloreto de potássio. A embarcação chamou a atenção no cais, pelas suas velas rotatórias que reduzem o consumo de combustível e permite mais velocidade de navegação. É um navio com tecnologia sustentável inovadora.

Já o porto de Itaqui (MA) recebeu um super-navio de grãos. Trata-se do MV “Kydonia”, cuja capacidade chega a 80 mil toneladas de carga, o maior já realizado pelo Tegram. Recebeu o carregamento de soja, com destino a Espanha.

A “A. P. Maersk”, uma das maiores em logística do transporte marítimo mundial, anunciou recorde no primeiro trimestre de 2022, em todos os seus negócios, com receita aumentada em 55%, impulsionados por níveis de fretes mais elevados e parcerias de longo prazo. Muitos Oficiais de nossa Marinha Mercante trabalham nessa grande empresa.

A produção de petróleo no Brasil atingiu o valor de 2,981 MMbbl/d (milhões de barris diários) em Março de 2022, considerado um aumentos de 2,2% em comparação ao mesmo anterior e 4,8 em relação ao ano passado. Por isso a importância de termos uma Marinha Mercante Brasileira forte para fazer escoar o produto e garantir a soberania do país em momentos difíceis.

A Marinha do Brasil sempre participando de ações sociais, mesmo nos lugares distantes do país. No dia 27 de Abril, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano”, subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, realizou atendimento de emergência na comunidade Cuiabá Mirim, em Barão de Melgaço (MT), onde uma criança de 9 anos passou por procedimento médico.

De forma conjunta com a Marinha e a Polícia Federal, a Força Aérea Brasileira ajudou a interceptar uma embarcação que navegava na costa, com suspeita de tráfico de drogas. Para isso utilizou a aeronave P-3 AM Orion, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7 GAV).

O “Diário Oficial da União” (DOU) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em sua publicação de 03 de Maio, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança em reserva indígena Parakanã, no Pará, em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai). Os militares atuarão por 15 dias na região

Comitiva da “Escola Superior de Guerra” (ESG), composta por 95 integrantes, entre estagiários, alunos e corpo permanente, visitaram no dia 20 de Abril a “Academia Militar das Agulhas Negras” (AMAN), localizada em Resende (RJ). Trata-se de uma instituição de ensino superior do Exército Brasileiro.

No próximo domingo será comemorado o “Dia das Mães”. A bordo do navio do colunista, três tripulantes serão homenageadas com almoço festivo. Elas que deixaram seus filhos e filhas em suas residências, para contribuir com o progresso da nação brasileira. São verdadeiras heroínas, assim como todas as mães. Parabéns as mães. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next