NAVEGAÇÃO EM FOCO – Macapá inaugura Terminal de Contêineres

Aproveitando o bom momento que atravessa os portos da região conhecida como “Arco Amazônico”, Santana, no Amapá, vai receber, nos próximos dias, o primeiro terminal privado de contêineres do Estado. Administrado pela TECONAP S/A, pode viabilizar rotas marítimas internacionais através do Porto de Santana. O Amapá era o único Estado do País com porto em Zona Primária que não operava no mercado de contêineres. Com a chegada da TECONAP S/A, o estado volta ao circuito de operação da atividade que movimenta em torno de 10 milhões de contêineres por ano.
Em setembro de 2021, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) conferiu à TECONAP S/A a concessão para construir e operar um novo terminal de contêiner alfandegado na poligonal organizada no Porto de Santana. A TECONAP S/A possui cadastro como operador portuário junto à Companhia Docas de Santana (CDSA). A TECONAP S/A possui um pátio de 18.000 m² com capacidade para armazenar 1.300 containers estáticos, além de armazém para cargas fracionadas com 1.500 m².
Com previsão para início das operações ainda este mês, a TECONAP S/A vai operar com capacidade inicial para três mil contêineres por mês. Além da grande vantagem geográfica do Porto de Santana, o novo terminal de contêineres será competitivo no cenário nacional porque os grandes portos do país operam próximo ao limite da capacidade, capacidade elevada, tardando o período entre chegada do navio e efetivo descarregamento e desembaraço das cargas.

Porto de Outeiro entra na rota internacional da madeira

O diretor de exportações da Floraplac, Nevton Almeida, visitou a estrutura do Porto de Outeiro, em Belém
Glayson Andree, gerente de operações, Vanessa Araújo, coordenadora de operações, e Jaqueline Parente, líder operacional do Grupo Atlântica Matapi; Nevton Almeida, diretor de exportação Floraplac; Dario Santos, supervisor de operações do Porto de Outeiro; Carlos Pinto Jr., diretor de operações do Grupo Atlântica Matapi.

O Grupo Atlântica Matapi fechou uma parceria inédita com a Floraplac e a Expama, empresas do grupo Concrem, que produz “Medium Density Fiberboard” (MDF), na Amazônia, desde 2010. Com as soluções apresentadas pelo operador portuário, pela primeira vez na história, o Porto de Outeiro vai embarcar MDF, a exemplo do que tem acontecido no Porto de Belém.
A Matapi vem oferecendo opções ao mercado que ainda encontra dificuldades logísticas com a alta no preço nos contêineres e a guerra na Ucrânia. “É importante pensarmos em soluções para utilizarmos cada vez mais a infraestrutura disponível na região. Estamos apostando neste modal diante do cenário internacional para garantir a exportação e reduzir custos”, afirma o diretor de operações do Grupo Atlântica Matapi, Carlos Pinto.
A partir desta parceria, estima-se que o Porto de Outeiro movimente até 25 mil toneladas de MDF. Inicialmente, as empresas do grupo Concrem devem exportar 7 mil toneladas, todo mês, a partir de junho. “Vamos começar com Houston e Baltimore (Estados Unidos), e Valência (Espanha)”, projeta o diretor de exportações da Floraplac, Nevton Almeida, que visitou o porto no fim de semana.

Mares & Rios

Glayson Andree, gerente de operações, Vanessa Araújo, coordenadora de operações, e Jaqueline Parente, líder operacional do Grupo Atlântica Matapi; Nevton Almeida, diretor de exportação Floraplac; Dario Santos, supervisor de operações do Porto de Outeiro; Carlos Pinto Jr., diretor de operações do Grupo Atlântica Matapi.

A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) vai inaugurar, no dia 12 de maio, um monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré, na orla da Ponta Verde, em Maceió (AL). A ação faz parte de uma série de atividades promovidas pela Marinha do Brasil para comemorar o Bicentenário da Independência. A inauguração do monumento do Almirante Tamandaré, será presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.

O navio de ação humanitária M/V “Pacific Hope” deixa Macapá (AP), com destino a Manaus (AM), hoje à tarde. A tripulação vai prestar assistência médico-hospitalar e odontológica, além de promover ações sócio-educativas. A Cooperativa Unipilot, que congrega os práticos da Bacia Amazônica, estará atendendo o navio sem a cobrança dos serviços de praticagem.

Encontra-se operando no Terminal da Jari Celulose o navio M/V “Yu Peng”, de bandeira Chinesa, que irá carregar 10 mil toneladas de celulose solúvel. A Jari Celulose já está planejando receber, no próximo dia 10 de junho, o primeiro navio de 201.80 metros para operar no terminal e embarcar 20 mil toneladas de celulose solúvel. O navio “Yu Peng” será tema da coluna na próxima quinta.

No dia 4 de maio, o Aviso Auxiliar “Breves”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, que tem a frente o capitão-de-mar-e-guerra Imamura, realizou ação de conscientização voltada para a segurança do transporte aquaviário, em apoio à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Na ocasião, foi ministrada uma palestra sobre ações realizadas pela Marinha do Brasil para a promoção da segurança do tráfego aquaviário e prevenção ao escalpelamento

As mamães presenteadas: Daiane Lavigne (taifeira), Suenia da Silva (cozinheira) e Jessica Coelho (1º oficial de naútica)

No domingo, no navio N/T “André Rebouças”, comandado pelo capitão de longo curso Ricardo Monteiro, foi realizado o almoço de confraternização em homenagem ao Dia das Mães. Como o navio está fundeado no Porto de São Sebastião (SP), em frente à famosa Ilha Grande, somente uma parte da tripulação participou do evento. Na oportunidade, tripulantes que não puderam comemorar a data com os filhos, receberam presentes.

O desembargador Mairton Carneiro, o jornalista Beto Messias,
a agente distrital e aniversariante Vanessa Egla, a deputada estadual Marinor Brito, a magistrada Graça Alfaia e o magistrado José Torquato

A “bucólica” Ilha de Mosqueiro esteve em festa no sábado passado. A agente distrital Vanessa Egla completou idade nova. O evento foi comemorado com um almoço de longo curso na paradisíaca praia do Farol e contou com a presença de amigos e autoridades locais.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next