NAVEGAÇÃO EM FOCO – Pará poderá firmar-se como grande exportador de commodities

Situado praticamente na linha do Equador, estrategicamente mais bem colocado que os portos do sul do país, Vila do Conde, em Barcarena, poderá ser, em alguns anos, um dos maiores exportadores de grãos e minérios do Brasil.
O Governo do Estado vem fazendo sua parte e os estudos técnicos que terão início nos canais do Quiriri e Espadarte são claras demonstrações do interesse em melhorar a navegabilidade para navios acima de 80 mil toneladas. Hoje já é possível navegar com o calado de 13.20 metros. Segundo o experiente prático Miguel Salgado, em condições normais, é possível chegar a 14.30 metros. Com os estudos, este calado poderá atingir a meta de até 20 metros.
Com isto, o Pará deverá desenvolver seu intermodal ferroviário, rodoviário e aquaviário em menos de 10 anos quando estaremos produzindo cerca de 10 milhões de toneladas de soja, milho, arroz, sorgo e outros produtos destinados ao mercado externo. Inclusive, podemos pensar em dividir com o Porto da Ponta da Madeira (MA) o embarque de minério de ferro produzido na região de Carajás.

Exército Brasileiro Comemora o Dia da Vitória

Major Brigadeiro Nogueira e General de Divisão Miranda Filho durante solenidade do dia da vitória.

O Comando Militar do Norte (CMN) na sexta-feira passada(6), realizou uma formatura alusiva ao Dia da Vitória. A data é uma reverência à bravura das Forças Armadas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial.
O local escolhido para a cerimônia militar foi o 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém, onde está o recém-inaugurado monumento “Lembrai-vos da Guerra”, homenagem aos Pracinhas da Amazônia que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra.
Com a presença de autoridades civis e militares, a solenidade foi presidida pelo comandante da 8ª Região Militar, general de divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho. O comandante destacou o sacrifício e a coragem dos combatentes.
“Hoje é dia de rememorar e homenagear todos os brasileiros que tenham participado da Segunda Guerra, para que o Brasil se fizesse presente nos campos de batalha”, afirmou o Comandante.
O eterno integrante da FEB, José Santana Baltazar, abrilhantou a solenidade recebendo as previstas honras militares. Aos 97 anos, o pracinha é símbolo de bravura e glória na defesa dos ideias de liberdade e democracia.

Posse da nova diretoria do SINDOPAR

Eduardo Carvalho, José Maria Mendonça, José Fernando Gomes Júnior, Rui Lourenço, Sérgio Ventura, Sérgio Aquino, Alexandre Ernesto e Paulo César Ribeiro

Na última sexta feira, dia 06, aconteceu o coquetel de posse da diretoria colegiada do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Pará (Sindopar) para o triênio 2022/2025, entidade de relevante importância do setor portuário paraense.
Esta diretoria executiva foi reconduzida por aclamação para este novo mandato e está composta pelo presidente Rui Lourenço, executivo da Santos Brasil; vice-presidente Ruy Zanardi, executivo do Grupo OCRIM; diretor financeiro Renato Freitas, executivo da Bf Fortship e da Global.
A diretoria é a mesma, porém os desafios são cada dia maiores para o setor, haja vista a grande procura pelos portos paraenses para escoamento da produção seja do Pará, seja de outros estados.
O evento contou com o prestigio de autoridades de todos os poderes do Estado. Aqui encaminho meus votos de uma gestão profícua, saúde e sorte para toda a diretoria e para a instituição comum todo. Meu respeito e admiração.

Mares & Rios

O dia 6 de maio foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Cartografia, após as devidas correções para o atual calendário gregoriano, para homenagear o mais antigo trabalho cartográfico realizado no Brasil. Com um astrolábio de madeira, foi determinada a latitude da Baía de Cabrália, na Bahia, no dia 27 de abril de 1500, pelo Mestre João, astrônomo pertencente à frota de Pedro Álvares Cabral. Fica o nosso reconhecimento ao trabalho do Engenheiro Cartógrafo.

O Navio-Auxiliar (NA) “Pará”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN), que tem a frente o comandante-de-mar-e-guerra Imamura, concluiu a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA), retomando a capacidade de operar com aeronaves. A vistoria foi conduzida nas proximidades da Ilha de Cotijuba, em Belém, pela Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando do 4º Distrito Naval.

A Wilson Sons, maior operador integrado de logística portuária e marítima do Brasil, divulgou, na quinta passada, o primeiro relatório integralmente dedicado às ações de sustentabilidade da companhia que tem mais de 180 anos de atuação no mercado. A companhia tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 2 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de óleo e gás, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia.

Representados e representadas do Sindmar aprovaram, em assembleia geral extraordinária realizada no último dia (2), proposta que reforça a posição de que a negociação de acordos coletivos de trabalho. Oficiais e eletricistas definem condições mínimas para novos acordos, com aprovação unânime pela assembleia, também decidiram que nas discussões visando à celebração de acordos coletivos, as condições mínimas deverão ser as já existentes e predominantes nas cláusulas dos acordos vigentes, que representam direitos conquistados pela categoria, ficando rejeitada, de plano, a possibilidade de negociar.

A banda de música de Fuzileiros Navais do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realizou, nos dias 29 e 30 de abril, apresentações públicas e gratuitas para a população amapaense. Os eventos ocorreram no Amapá Garden Shopping, em Macapá (AP), e na Praça do Fórum, em Santana (AP). Os espetáculos musicais fazem parte dos eventos comemorativos alusivos ao Bicentenário da Independência do Brasil e aos 90 anos de criação do 2°BtlOpRib, celebrados neste ano. (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next