Cerimônia a bordo do NA “Pará”.

CONVÉS PRINCIPAL – Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte nos anos de 2023 à 2025 recebeu homenagens.

Neste ano de 2025, o Navio Auxiliar “Pará” realizou a bordo Cerimônia de homenagens e condecorações ao Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, quando ainda estava à frente dessa Organização Militar subordinado ao 4º Distrito Naval.
Na ocasião, o Comandante recebeu o Colar Mérito Diplomático, imposta pela AMCMB (Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil) e de Embaixador da Paz, da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB), sendo entregues pela Capitão Fluvial Joelma Martins.
O evento ocorreu a bordo do Navio Auxiliar (NA) “Pará”, que também recebeu o Colar Mérito Diplomático. A embarcação atua nos atendimentos às comunidades ribeirinhas e população carente em geral na área sob o Comando do 4º Distrito Naval. Foi construída no estaleiro “Mac Laren” e é carinhosamente chamado de “Tracajá da Amazônia” desde os tempo em que pertencia a extinta Empresa de Navegação da Amazônia (ENASA), realizado a linha Belém-Manaus-Belém para até 138 passageiros.

18 de Maio – Dia Internacional da Mulher Marítima.

No dia 18 de Maio foi celebrada a força, coragem e liderança das mulheres que desbravam os mares e rios do mundo!
A coluna e a primeira Comandante Fluvial do Brasil, Capitão Joelma Martins, pioneira que abriu nas águas e corações, com dedicação, firmeza e um espírito de serviço inspirador, desejam a todas as mulheres marítimas, que continuem guiando novas gerações de mulheres rumo à igualdade e ao protagonismo nos transportes aquaviários.

NAVEGANDO.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) completou 179 anos de existência no último dia 19 de Maio. Essa importante Organização Militar sob jurisdição do Comando do 4º Distrito é responsável em manter a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a preservação dos rios. Parabéns, CPAOR. Vida longa!

O Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar viveu no mar por 43 anos, sendo 39 anos no Longo Curso e 4 anos na Cabotagem. Parou aos 65 anos, mas até hoje mantém estreitos laços com a Marinha do Brasil e com a Marinha Mercante Brasileira. Esse é dos melhores e também especial!

No próximo dia 23 de Maio ocorrerá a Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional dos Alunos do 1º Ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). O Capitão de Longo Curso Jackson Lage é um dos presentes que representará a Marinha Mercante Brasileira, a convite do próprio Almirante.

O colunista agradece pelas mensagens enviadas de agradecimentos e superação por seu afastamento das atividades de navegação por 2 anos devido problemas de saúde. Metade do ano já passou. Que o outro ano e meio também passe correndo e voltamos às grandes aventuras e operações.

Continuam abertas as inscrições do Concurso de Seleção para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) iniciada no dia 20 de Maio até 02 de Junho de 2025. As datas das provas ocorrerão nos dias 02 e 03 de Agosto. A idade mínima é de 17 anos e máxima de 23 anos até 1º de Janeiro de 2026. Serão 210 vagas para o CIAGA, no Rio de Janeiro, e 164 vagas para o CIABA, em Belém. (RM).