O Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante – Sindmar informa, com imenso pesar, o falecimento de seu ex-presidente Severino Almeida Filho nesta quarta-feira, 12 de janeiro, aos 67 anos.
Líder sindical marítimo mais representativo do seu tempo, Severino presidiu o Sindmar até março de 2020 e a Conttmaf, até janeiro de 2021.
Deixa o legado de uma vida inteira dedicada à defesa incansável dos direitos, das remunerações e das condições de trabalho dos marítimos brasileiros, com destaque para a criação do Sindmar no ano 2000, a partir da unificação dos sindicatos de oficiais de Náutica e de Máquinas, e com a incorporação, quatro anos depois, dos eletricistas da Marinha Mercante.
Em sua memória, o Sindmar reproduz uma frase representativa do espírito coletivo de Severino Almeida Filho:
– Temos de navegar juntos, para não perdermos o que com muita luta conquistamos. Um Sindmar forte, eficiente e reconhecido externamente é a única garantia que nos restou diante da sanha patronal de desmantelamento dos direitos e da própria noção e do valor do trabalho e do emprego. O Sindicato é um patrimônio de cada um de nós e de todos os oficiais e eletricistas mercantes. Unidade e luta!
Atendendo à vontade do próprio Severino, não haverá velório. A cremação será amanhã, dia 13 de janeiro, na parte da manhã, restrita aos familiares apenas. Agradecemos a compreensão e o respeito de todos a essa determinação.
Por Portal da Navegação, via SINDMAR.
Notícias relacionadas
-
Boa notícia, Petrobras investirá em estaleiros locais.
-
Petrobras investe R$ 2,8 bi em frota que beneficiará Belém e outros polos estratégicos.
-
Cultura ribeirinha é reconhecida como patrimônio vivo do Pará.
-
Empresa com histórico no DNIT recebe novo contrato milionário para operação de portos na Região Norte.
-
Marinha do Brasil intensifica patrulha no Rio Madeira contra pirataria fluvial e reforça segurança da navegação e do abastecimento na Amazônia.

