Neste mês, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) realizou palestra para os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), com o tema: “Conflito na Ucrânia e a Geopolítica Internacional”. Na ocasião, foi proferida palestra por videoconferência pelo Capitão de Mar e Guerra (RM1) Leonardo Faria de Mattos, Encarregado da Seção de Geopolítica da Escola de Guerra Naval.
A preleção, que atraiu a atenção de todos os presentes ao abordar assunto de relevância internacional, foi dividida em dois blocos, o primeiro foi a explicação histórica, política e econômica das causas e origens do conflito entre Rússia x Ucrânia e no segundo bloco, os alunos tiveram a oportunidade de realizar perguntas, sanando assim dúvidas sobre o tema.
Para o Comandante-Aluno, Douglas Vasconcelos, aluno do 3º ano do curso de Máquinas, o tema discutido foi de extrema importância para entender os impactos da guerra nos setores socioeconômicos dos países e como o conflito na Ucrânia pode afetar o Brasil.
Por Portal da Navegação, via 1º Ten (RM2-T) Layza Assessora de Comunicação Social
Notícias relacionadas
-
Transpetro lança licitação para aquisição de barcaças e empurradores.
-
Transporte de passageiros em barcos do Amazonas está à beira do colapso.
-
No Norte do país, a fé move mais que montanhas: impulsiona a economia e fortalece identidades.
-
Governo de RO mantém 63 rotas fluviais no coração da Amazônia que levam estudantes até escolas.
-
Temporada de cruzeiros 2025/2026 tem início no Porto do Rio de Janeiro.