Atendimentos serão realizados na próxima quarta-feira (20) e vai até a próxima semana (27), em Mazagão.
A partir desta quarta-feira (20) inicia a primeira ação de 2024 do Programa ‘Mais Sorrisos’ do Governo do estado. Essa edição vai acontecer na comunidade ribeirinha de Vila Maranata, às margens do Rio Ajuruxi, no município de Mazagão, distante 70 quilômetros de Macapá.
A expectativa é que mais de 700 moradores sejam atendidos. Na manhã desta segunda-feira (18), as equipes iniciaram a triagem de pacientes e os atendimentos prévios de saúde bucal, que seguem até terça-feira (19).
No período de 20 a 27 de março, ocorrem os atendimentos de maior complexidade. Além dos serviços de saúde, também será realizada a emissão de RG. Serão realizados diferentes atendimentos odontológicos, como tratamento de canal, colocação de pino e coroa.
Também serão realizados exames laboratoriais, como triagem clínica, atendimento pediátrico, nutricional e farmacêutico. O projeto conta com emenda de R$ 4 milhões do Senador Randolfe Rodrigues.
A ação está em execução desde o mês passado, equipes técnicas estiveram na região e definiram a logística e a estrutura necessária para os serviços. Além da Vila Maranata, comunidades próximas à foz do Rio Ajuruxi também receberão os serviços de saúde.
As equipes estarão em dois ambientes, na Unidade Básica de Saúde Fluvial, cedida pela prefeitura de Mazagão e a Escola Municipal Comunidade Maranata. A ação ainda conta com a participação do projeto “32 Amazônia”, que reúne atendimentos especializados.
Entenda o Programa ‘Mais Sorrisos’:
É uma iniciativa do Governo do Amapá voltada às pessoas que vivem nas regiões mais distantes. As ações iniciaram em 2023, com 40 atendimentos na aldeia Aramirã, onde vive parte do povo Waiãpi, no município de Pedra Branca do Amapari.
Os atendimentos também incluem serviços de assistência médica, farmacêutica, ginecológica e pediátrica, exames laboratoriais, fisioterapia, psicologia e enfermagem, entrega de óculos de grau, inscrição no Cadastro Único (CaÚnico) e no programa Renda pra Viver Melhor.
Por Portal da Navegação, via g1 AP — Macapá.
Notícias relacionadas
-
Temporada de cruzeiros 2025/2026 tem início no Porto do Rio de Janeiro.
-
Marinha realiza levantamentos hidrográficos para garantir navegação segura na Amazônia Ocidental.
-
No Amapá, Funai entrega equipamentos ao povo Waiãpi para facilitar transporte fluvial e acesso a serviços.
-
Hidrovias se tornam corredores estratégicos para exportação de grãos.
-
CDP põe em ação plano de contingência à segurança portuária.