A travessia de balsa entre Araguacema (TO) e Santa Maria das Barreiras (PA) voltou a funcionar normalmente após ter sido suspensa por irregularidade na habilitação do condutor. O serviço, essencial para o transporte de pessoas e cargas entre os dois estados, havia sido interrompido na última segunda-feira (29), quando uma fiscalização da Marinha do Brasil identificou que o responsável pela embarcação não possuía habilitação compatível com o tipo de balsa.
Segundo a Marinha, o condutor apresentava habilitação de Marinheiro Fluvial de Convés Nível 1, enquanto a legislação exige, no mínimo, Nível 3 para a operação da embarcação específica. Com a constatação da irregularidade, o serviço foi interrompido até a regularização da situação.
A empresa Pipe, responsável pela operação da balsa, precisou designar um novo condutor devidamente habilitado para retomar os serviços. A embarcação voltou a operar nesta quarta-feira (1º), seguindo o horário habitual das 6h às 18h. Em situações emergenciais e serviços essenciais, a travessia poderá funcionar 24 horas.
A empresa informou ainda que solicitou à Marinha a realização de novos cursos de capacitação para ampliar o número de profissionais habilitados no Nível 3. Atualmente, a formação é oferecida uma vez ao ano e tem duração de três meses.
Tem algo para contar? Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (91) 9 8301-8007 ou envie um e-mail para contato@portaldanavegacao.com
Notícias relacionadas
-
Marinha realiza levantamentos hidrográficos para garantir navegação segura na Amazônia Ocidental.
-
No Amapá, Funai entrega equipamentos ao povo Waiãpi para facilitar transporte fluvial e acesso a serviços.
-
Hidrovias se tornam corredores estratégicos para exportação de grãos.
-
CDP põe em ação plano de contingência à segurança portuária.
-
Comissão aprova programa ‘Rios Livres da Amazônia’ para impulsionar transporte fluvial.