SEST SENAT fortalece a presença do Brasil na formação em transporte aquaviário, com apoio da STC NEXT
Em uma parceria que impulsiona a qualificação técnica do transporte aquaviário brasileiro com referência internacional, o SEST SENAT e a STC NEXT lançaram, nesta semana, o curso Gestão e Orientação em Vias Navegáveis Interiores, realizado presencialmente em Belém (PA).
A formação reúne mais de 30 profissionais de 15 empresas em uma semana imersiva voltada a operação, planejamento e sustentabilidade das vias navegáveis, fortalecendo a formação de lideranças no setor de transporte.
O curso é ministrado por um especialista da STC NEXT, instituição holandesa especializada em formação profissional para os segmentos marítimo, logístico, offshore e de transporte por vias navegáveis interiores, e conta com tradução simultânea para facilitar a comunicação entre os participantes. A programação combina exposições teóricas, estudos de caso e oficinas práticas abordando temas como gestão de operações hidroviárias, infraestrutura de terminais, logística portuária, integração multimodal e práticas internacionais de navegação interior.
Voltado para gestores, coordenadores, supervisores e profissionais ligados ao transporte multimodal, o curso foi desenvolvido para quem já atua ou pretende atuar no segmento de navegação interior. A proposta é alinhar práticas de gerenciamento, planejamento e supervisão com foco em eficiência, segurança e conformidade com a legislação brasileira.
“A adesão das empresas nos proporcionou maior diversidade de participantes e um rico compartilhamento de experiências. A possibilidade de conhecer práticas consolidadas em outros contextos internacionais e compará-las com a nossa realidade, especialmente na região Norte do Brasil, tem sido extremamente enriquecedora. Sem dúvida, uma experiência excepcional”, afirmou Nelson Saenz, gerente corporativo de Navegação da Empresa Bertolini.
Ao avaliar o curso, a supervisora de frota fluvial da Louis Dreyfus Company Brasil, Melissa Simon Maders, elogiou a iniciativa. “Primeiramente, porque nos faz comparar as metodologias de gestão exterior com a brasileira, nos mostrando quais são as oportunidades que nós, no Brasil, temos de melhoria da navegação interior. Segundo, porque tem sido uma excelente oportunidade de networking. Certamente os profissionais da turma sairão do treinamento com uma visão diferente sobre gestão na navegação interior e entendendo onde é que nós precisamos atuar para elevar o nível da nossa navegação no país”, disse.
Para diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, contar com um instrutor de uma instituição de referência mundial, como a STC NEXT, eleva a qualidade do curso e o torna uma experiência inédita no Brasil. “Há outras formações voltadas ao transporte aquaviário no país, mas essa se diferencia pelo formato imersivo, pela abordagem internacional e pelo conteúdo técnico inspirado em modelos europeus”, destaca.
Treinamento com simulador
As aulas são realizadas no Centro de Treinamento Aquaviário do SEST SENAT, localizado na unidade de Belém. Inaugurado em agosto de 2024, o espaço é equipado com um simulador de última geração que reproduz, de forma realista, a cabine de comando de embarcações em diferentes cenários de navegação. A estrutura permite experiências imersivas e práticas, elevando o padrão de capacitação técnica dos profissionais do setor e consolidando o centro como referência para o transporte aquaviário na região Norte.
Notícias relacionadas
-
Seca no Norte do país desafia logística em 2025.
-
Mais de 26 kg de drogas são apreendidos em operações distintas no transporte fluvial.
-
Porto Sudeste renova selo ouro do Programa Brasileiro GHG e reforça compromisso com redução de gases estufa.
-
Com estrutura recorde, Navalshore 2025 anuncia edição histórica para o setor naval.
-
Isenção de taxa de navegação de cargas no Norte e Nordeste segue para sanção.