
A Capitão Fluvial Joelma hoje é um dos grandes exemplos do empoderamento feminino no setor aquaviário da nossa Marinha Mercante Brasileira. Nessa matéria, colocamos algumas das suas principais funções e homenagens recebidas.
Títulos e Atribuições atualmente:
- Primeira Capitão Fluvial do Brasil.
- Símbolo do Empoderamento Feminino na área Marítima no Brasil.
- Correspondente do programa “Amigos do Mar”, atuando em diversas regiões, inclusive no meio internacional.
- Presidente do Instituto Comandante Joelma.
- Presidente Regional dos Estados de Brasília, Pará, Amazonas e Amapá da “AMCMB” (Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil) com jurisdição Internacional.
- Chanceler da AIEB (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil) com jurisdição Internacional.
Possui as seguintes Condecorações: - Pin da IMO (Organização Marítima Internacional) referente ao Empoderamento Feminino.
- Medalha da Ordem do Mérito Naval.
- Medalha Mérito Tamandaré.
- Medalha Mérito Diplomático.
- Honra ao Mérito de Serviços Meritórios Honra e Distinção.
- Diploma de Honra ao Mérito Profissional.
- Medalha Mérito das Forças de Paz no Brasil – Grau Cavaleiro
- Medalha Mérito da Atividade de Inteligência.
- Medalha Mérito Marechal Rondon.
- Medalha Mérito Embaixador internacional da Paz no Brasil.
- Medalha Mérito Jurídico.
- Medalha Mérito Policial do Ano.
- Medalha Mérito Dr. Pedro Ernesto.
Condecorações a receber:- Medalha da Ordem do Mérito Comandante Joelma.
- Colar Mérito Duque de Caxias Grau Comendador.
- Medalha Mérito de Proteção a Crianças e Adolescentes.
Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar participa da 28ª Feira Pan-Amazônica.

A 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada em Belém entre os dias 16 e 22 de Agosto de 2025, terá a participação como convidado uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira: o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar.
O autor marcará presença em um dos estandes da Feira nos dias 17, 18 e 21 de Agosto de 2025. Serão apresentados os livros “Águas Salobras – Um Poeta Controverso”, “Entre Cristas e Cavados – Lições ao Nível do Mar” e “Marinheiras e Brejeiras IV – Mais de Uma em Cada Porto”.
O Comandante Gondar esteve por longos anos nos Comandos dos navios, realizando viagens nacionais e internacionais pela empresa “Aliança Navegação”. É detentor das mais altas comendas das Forças Armadas e Associações representantes dos diversos segmentos e esferas da sociedade civil.
Se tudo der certo, o colunista visitará o grande amigo no seu estande. Parabéns por mais essa conquista, Comandante Gondar.
Dificuldades na Comunicação.
Psicanalista Ricardo Mendonça.

Quem tem dificuldade em se comunicar tende a ver qualquer divergência como um confronto; quem foge da responsabilidade interpreta todo feedback como um ataque e; quem ainda não desenvolveu autoconhecimento costuma encarar limites como traição.
A verdade é que na maioria das vezes o comportamento das pessoas é um reflexo das batalhas que enfrentam internamente. E quer saber, tudo bem, porque isso não se aplica só aos outros, mas a todos nós. Cada um carrega sua própria história, os seus mecanismos de defesa e os seus desafios pessoais, mas no fim do dia o crescimento é uma jornada individual.
Ninguém pode forçar o amadurecimento de alguém. Ele acontece quando a pessoa decide que é hora de evoluir. Então escolha crescer. Escolha ser alguém que te encha de orgulha. Mantenha o diálogo aberto. Assuma responsabilidade pelas suas atitudes e respeite os seus limites.
NAVEGANDO.
No último dia 14 de Agosto de 2025, a ABRAMMIL (Academia Brasileira de Medalhística Militar) realizou sua 48ª Reunião da Diretoria, debatendo assuntos para o ano atual e 2026. O próximo evento da Academia acontecerá no próximo dia 10 de Setembro de 2025 com a 24ª Reunião Literária tendo uma Programação que se assemelha a Cerimônia de Honra.
O Grupo de Mulheres Aquaviárias e o Deputado Estadual Dr. Fábio Freitas tem a honra de convidar todos os Aquaviários para a “Sessão Solene em Comemoração ao Jubileu de Prata (25 Anos) de Ingresso das Primeiras Mulheres Oficiais da Marinha Mercante Brasileira”, a realizar-se na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) – Auditório João Batista.
O evento na ALEPA ocorrerá às 10 horas do dia 25 de Agosto de 2025. Vamos participar e demonstrar que a Marinha Mercante Brasileira é unida e contribui para o desenvolvimento da nação. É uma forma de mostrarmos nossa importância para os Deputados paraenses, onde temos uma grande Escola de Formação que é o CIABA.
No próximo dia 25 de Agosto, o Exército Brasileiro comemorará o Dia do Soldado com Cerimônia nas Organizações Militares em todo o Brasil, com as entregas das Comendas para personalidades civis e militares que tenham se destacados e prestados relevantes serviços a Força Terrestre. Também ocorrerão palestras e exposições como forma de abrilhantar a semana que antecede o evento.
Quanta saudade se tem, aos dias de hoje, do colunista Alyrio Sabbá. Sua coluna no jornal “O Liberal” era bastante prestigiada pela sociedade, com notícias nacionais e internacionais do nosso setor aquaviário. Ele que deixou um grande legado. Suas notícias fazem faltas, uma vez que não tomava partido e era sempre a favor do correto, sem deixar margem para críticas.
O próprio colunista, na função de Comandante de navios gaseiros e petroleiros, sempre lembrado na coluna do Alyrio Sabbá, onde fazia questão de acompanhar as grandes viagens e os momentos importantes do Capitão de Longo Curso Ricardo Monteiro. Uma saudade e chama que nunca se extinguirão. Onde o amigo estiver, ficam as saudades e lembranças.
No próximo dia 23 de Agosto de 2025, acontecerá no Teatro Municipal de Toledo, no Paraná, a Sessão Solene de Lançamento e Outorga da Ordem do Mérito Comandante Joelma, da Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil (AMCMB). O colunista foi um dos agraciados, porém devido problemas de saúde receberá em outro momento oportuno.
A Medalha leva o nome da Comandante Joelma, primeira Mulher Capitão Fluvial no Brasil, cuja sua trajetória histórica rompeu barreiras e abriu caminhos, tornando-se símbolo de coragem e competência. Esta honraria é concedida a aqueles que, por suas ações e conduta, refletem os ideais de justiça social, solidariedade, ética e dedicação ao bem comum.
A Medalha de Mérito do Ex-Combatente da Marinha Mercante “Capitão de Longo Curso José Moreira Pequeno” pertence à Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, Seção Rio de Janeiro. O Comandante Pequeno é natural do Ceará, nascido em 20 de Agosto de 1885. Seu último Comando foi no navio “Cairú”, torpedeado por submarino alemão.
O nosso amigo e colega de colunista Luís Celso Borges recebeu a Medalha Embaixador Internacional da Paz da AIEB-Brasil (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz). Ele que completou aniversário no último dia 12 de Agosto de 2025. Mesmo com alguns dias de atrasos vão os parabéns para um dos grandes escritores. (RM).
Notícias relacionadas
-
Comandante Dan defende a criação de policiamento aquaviário no Amazonas.
-
PrevBarco retoma atendimentos a ribeirinhos do Amazonas com novos serviços.
-
Exercício inédito fortalece capacidade de salvamento da Marinha na Região Norte.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – CPAOR, CIABA e CHN-4 recebem Visita do Almirantado Programada.
-
Sebrae/RO e Semtel impulsionam turismo fluvial em Porto Velho.