
Em bela Cerimônia realizada na cidade de Toledo, no Paraná, em dia 23 de Agosto de 2025, foram homenageados e condecorados pela Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil (AMCMB) os Capitães Fluviais da Marinha Mercante Brasileira Joelma Martins e Eladir Castro.
Também foi o marco inicial do lançamento da Medalha da Ordem do Mérito “Comandante Joelma”, destinada a reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade e ao exemplo de integridade, liderança e compromisso humano.
A Medalha leva o nome da Comandante Joelma, primeira mulher Capitã Fluvial no Brasil, cuja trajetória histórica rompeu barreiras e abriu caminhos, tonando-se símbolo de coragem e competência.
Na ocasião, diversas personalidades civis e militares foram condecoradas com as Medalhas da ACMBM. Por problemas de saúde e impossibilitado de viajar, o colunista não pôde comparecer ao evento, porém acompanhou pelas mídias sociais e agradeceu o honroso convite.
Ainda sobre a Sessão Solene do Jubileu de Prata na ALEPA.


Nessa edição, publicamos mais fotos da Sessão Solene em Comemoração aos 25 Anos do Ingresso das Primeiras Mulheres Oficiais nas Fileiras da Marinha Mercante Brasileira.
Conforme noticiamos, o evento aconteceu no último dia 25 de Agosto de 2025, data esta que representa o “Jubileu de Prata” (25), no Auditório “João Batista” da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) sob a regência do Deputado Estadual Fábio Freitas e o Grupo de Mulheres Aquaviárias.
Por problemas de saúde, que impossibilitou a presença, o colunista foi homenageado pela ALEPA, em virtude de participar das primeiras instruções e aprendizados militar durante o Período de Adaptação, que aconteceu em Janeiro de 1997, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), que fica em Belém do Pará.
Os agradecimentos a ALEPA (Deputado Fábio Freitas) e as mulheres pioneiras pelo reconhecimento!
Navegando.
O Diretor do Centro de Hidrografia da Marinha, Capitão de Mar e Guerra Daniel Peixoto de Carvalho, ministrou importante palestra com o tema “A Próxima Fronteira da Produção Cartográfica Náutica Mundial: O Modelo Universal de Dados Hidrográficos S-100”. O evento foi capitaneado pelo Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro), no dia 27 de Agosto de 2025.
Se tudo der certo, na próxima sexta-feira (29/08), o colunista se fará presente na Feira das Profissões, como Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante Brasileira, ministrando palestra para os Alunos do Ensino Médio do “Colégio Paulista”. Será uma boa oportunidade para falar sobre as funções no mar e retirar todas as dúvidas dos presentes.
Hoje acontecerá no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), a Cerimônia de Comemoração dos 80 Anos do Término da 2ª Guerra Mundial. O evento contará com os Acadêmicos da Academia Brasileira de Medalhística Militar do Brasil (ABRAMMIL), tendo a presença de seu Presidente, Acadêmico Benemérito Regis Lermen, e o Presidente da Associação Pró-Reunificação Pacífica da China do Rio de Janeiro, Sr. Roberto Lin. Com certeza será uma excelente celebração.
O colunista recomenda a todos os Capitães de Longo Curso e Capitães de Cabotagem a fazerem parte do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM), cujo Presidente é o Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo. O Centro representa os Capitães junto a Autoridade Marítima Brasileira, que é a Marinha do Brasil, e outras autoridades.
Nos dias atuais já não existem as Cartas Náuticas de papel a bordo da maioria das embarcações nacionais e internacionais. Foram substituídos pelo chamado ECDIS (Eletronic Chart Display and Information System), que é um sistema eletrônico de informação e exibição de cartas eletrônicas denominadas ENCs. O equipamento é integrado com o GPS, Radar e outros sensores de auxílio a navegação.
Correção: o evento nacional de concessão e condecoração de medalhas da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) acontecerá no dia 29 de Setembro e não no dia 28 de Agosto como noticiamos. Feita a correta informação.
As presenças dos Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) abrilhantou a Sessão Solene do Jubileu de Prata na ALEPA. Conforme informações recebidas na coluna, a Cerimônia ocorrerá anualmente, fortalecendo a Marinha Mercante Brasileira no norte do Brasil, tal qual acontece no Rio de Janeiro.
Mexendo e remexendo fotos do passado, o colunista encontrou o registro com o então Vice-Almirante (na época) Alípio Jorge Rodrigues da Silva, então Comandante do 4º Distrito Naval, durante a Passagem de Comando da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental. Hoje, na reserva da Marinha do Brasil, chegando ao posto máximo de Almirante de Esquadra, é muito querido pela sociedade paraense. Saudades do amigo.
Excelente iniciativa do Navio-Auxiliar (NA) “Pará” em proporcionar experiência única para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), acompanhados pela Associação de Crianças Atípicas do Coletivo “TEAcolhe”, em Porto de Moz, no Oeste do Pará, em 20 de Agosto de 2025. Com certeza os visitantes levarão uma grande lembrança desse dia.
Os Armadores, Sindicatos e Agentes Setoriais vêm debatendo junto a Autoridade Marítima Brasileira sobre a necessidade de ampliar a formação de Oficiais no setor marítimo junto a EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) e dos Cursos de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica e de Máquinas (ASON e ASOM). Estudos preveem déficit que chega a 500 Oficiais mercantes em cinco anos. (RM).
Notícias relacionadas
-
Falta menos de um mês para o Portos & Costas Brasil 2025, um dos eventos técnicos setorizados mais importantes do país.
-
Após duas décadas de espera, Barcelos ganha novo porto com investimento de R$ 20 milhões.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Jubileu de Prata do Ingresso das Primeiras Oficiais Mulheres na Marinha Mercante Brasileira.
-
Crescimento de 288% na movimentação de soja e milho fortalece o Arco Amazônico como corredor logístico.
-
Barco com cerca de 50 pessoas naufraga no Rio Tapajós, em Itaituba.