O presidente da companhia, Edival Tork, recepcionou os visitantes e apresentou a estrutura portuária.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Embaixador de Ruanda visita as instalações da CDSA.

Na última quinta-feira (21), a Companhia Docas de Santana (CDSA) recebeu a visita de uma comitiva composta por autoridades, entre elas o embaixador de Ruanda, Lawrence Manzi, membros do governo estadual e representantes da empresa Teconap.
Estiveram presentes Euridice Pacheco, secretária Extraordinária de Representação do Governo do Amapá (Seab), e Melissa Favacho, diretora da Teconap, que acompanharam o embaixador em sua passagem por outros municípios amapaenses.
Embora Ruanda não possua portos de alto calado, o país desenvolve atividades alfandegárias por meio de ferrovias, com conexões logísticas estratégicas com países como Tanzânia e Moçambique.
Em busca de parceiros comerciais, Ruanda vê nos portos de Nacala (Moçambique) e de Kigali (interior do país) peças-chave para o fortalecimento do comércio intra-africano. O objetivo é facilitar a exportação de produtos tradicionais como café, chá e minério.

Ministro do Turismo prestigia 26º Festival do Açaí em Inhangapi.

Pará recebeu no último domingo (24) a visita do ministro do Turismo, Celso Sabino, em uma agenda marcada por eventos culturais que celebram a identidade e o potencial turístico do estado. O ministro participou da abertura oficial do 26º Festival do Açaí 2025, em Inhangapi, município que também teve garantido o repasse de R$ 3,8 milhões para a urbanização da orla do Rio Inhangapi.
O ministro Celso Sabino também participou da programação de abertura da 56ª Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac), evento tradicional que atrai milhares de pessoas todos os anos e também recebeu apoio do Ministério do Turismo para a realização. Pela manhã, Sabino acompanhou a cavalgada que percorreu as ruas de Castanhal e reuniu centenas de cavaleiros e amazonas.
O ministro Celso Sabino destacou a importância da festa: “O açaí é parte da vida do povo paraense e, hoje, também é reconhecido no mundo inteiro. Esse festival valoriza os produtores, fortalece a economia e atrai turistas que vêm conhecer de perto a riqueza da nossa Amazônia.”
Na manhã de domingo (24), o ministro participou da tradicional Cavalgada da Expofac, em Castanhal, que marcou a abertura da 56ª edição da feira. O cortejo de cavaleiros e amazonas reuniu famílias inteiras, reforçando uma tradição que atravessa gerações.

MARES & RIOS

CARAVANA – O projeto franco-brasileiro denominado “Iaraçu – Ciência e Vozes da Amazônia” foi lançado nesta semana, em coletiva com a imprensa, no auditório da Universidade Federal do Pará. A iniciativa tem missão científico-social pelos rios dos estados do Amazonas, Amapá e Pará, no contexto da COP 30, que será realizada em Belém, no mês de novembro. A caravana fluvial terá a bordo pesquisadores e educadores, simbolizando a cooperação entre os dois países, dialogando com as comunidades ribeirinhas sobre biodiversidade, ciclo das águas, bioeconomia e saberes tradicionais.
Os principais objetivos são: coletar relatos e iniciativas de moradores, como os povos da floresta; documentar as estratégias de adaptação às mudanças climáticas; levar ciência até essas populações, por meio das universidades e escolas da região; e promover atividades científicas com a sociedade civil. A embarcação deverá zarpar de Manaus no dia 27 de outubro e fará várias paradas ao longo do caminho, aportando em Belém durante o evento da COP 30.

MESTRE DAMASCENO FOI CARIMBOLAR NO CÉU – No ano passado, a página Navegação em Foco publicou ampla reportagem com o nosso cancioneiro marajoara, mestre Damasceno Gregório dos Santos, onde ele falava de sua infância nos campos do Marajó, caçando e compondo seus primeiros versos com temas bem regionais. Autor de centenas de músicas e ícone da cultura marajoara, mestre Damasceno nos deixou aos 71 anos, com um acervo cultural que ele lamentava não receber o devido interesse das autoridades para sua preservação.
Digno de muitas honrarias por parte da mídia e de artistas, coube ao deputado federal Airton Faleiro, em pronunciamento na Câmara dos Deputados, registrar a perda do poeta e músico e destacar sua relevância na cultura popular do Pará e do Brasil.

PARCERIA – Com o objetivo de alinhar diretrizes e fortalecer a parceria institucional entre o Porto do Itaqui e a Marinha do Brasil, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) realizou uma reunião com o Comandante do 4º Distrito Naval, Almirante Batista. Durante o encontro, foram discutidos posicionamentos convergentes para a formalização de Acordos de Cooperação Técnica, voltados ao fortalecimento da segurança da navegação e ao desenvolvimento estratégico do estado do Maranhão. Representando a Emap, participaram da reunião o diretor de Engenharia e Manutenção, Marcel Santos, e o gerente do Vessel Traffic Service (VTS), Alexandre Gomes (foto).

AMPORT – A Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT) anuncia a entrada do Terminal de Granéis Sólidos Agrícolas (TGSA) como seu mais novo associado. Localizado em Itacoatiara (AM), na margem esquerda do Rio Amazonas, o terminal está operante desde fevereiro de 2023 e é autorizado para funcionar como TUP (Terminal de Uso Privado).
Especializado em serviços de recebimento, armazenamento e embarque de grãos, o TGSA atua com foco no segmento do agronegócio e contribui diretamente para o fortalecimento da infraestrutura logística na região.
Com essa nova adesão, a associação amplia sua representatividade e capacidade de atuação estratégica, contribuindo com a expansão do modal hidroviário como alternativa eficiente e competitiva ao modal terrestre. Agora, a AMPORT conta com 16 empresas associadas, fortalecendo ainda mais sua atuação no setor portuário amazônico.

EXÉRCITO – O Comando Militar do Norte (CMN) realiza um exercício de Simulação Viva, empregando a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, no âmbito do seu Programa de Adestramento Avançado e da certificação como Força de Prontidão pelo Comando de Operações Terrestres.
A atividade acontece em Marabá (PA), Novo Repartimento (PA), Tucuruí (PA) e Breu Branco (Vila Moru – PA), desde o dia 22 até o dia 29 de agosto.
A aplicação do exercício militar, baseado na Simulação Viva, tem por finalidade realizar um treinamento em condições o mais próximas possível da realidade de combate, empregando a tropa em terreno real, com aplicação da doutrina militar.