CLC José Menezes e CLC Gondar ao lado dos Alunos da EFOMM-CIAGA.

CONVÉS PRINCIPAL – Cerimônia em Memória aos Mortos da Marinha em Guerra.

No dia 18 de Agosto de 2025, a Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 1º Distrito Naval, juntamente com a Marinha Mercante Brasileira, realizou esplêndida Cerimônia em Memória aos Mortos da Marinha em Guerra.
O evento ocorreu no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, que fica localizado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ). Foram homenageados os marinheiros brasileiros vitimados durante os conflitos ao longo da história.
O Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida, presidiu a Cerimônia, que teve Aposições Florais para as duas Marinhas, descargas de fuzilaria pela guarda fúnebre, toque de silêncio e continências individuais em sinal de respeito e homenagem aos nossos marinheiros.
A Marinha Mercante foi representada pelos Comandantes pertencentes ao Centro dos Capitães da Marinha Mercante e Comunidade Marítima.

Almoço de 100 Dias da Turma XXIII da EFOMM-CIAGA.

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), realizou no dia 23 de Agosto o tradicional Almoço de 100 dias da Turma XXIII – Capitão de Longo Curso “Eurico Gomes de Souza”.
A marca dos 100 dias para a Declaração de Praticantes Oficiais da Turma do 3º Ano contou com as presenças do Contra-Almirante Álvaro Lemos, do Cônsul do Panamá, Sr. Ruben Arguelle, dos Oficiais da instituição, além de amigos e familiares dos Alunos.
A Paraninfa da Turma é a 1ª Tenente Jacqueline Macharete, símbolo de representatividade e profissionalismo para os Alunos.
Foram 958 dias que se passaram, desde o Período de Adaptação iniciado em 09 de Janeiro de 2023. A coluna parabeniza os futuros formando e desde já deseja boa sorte e sucessos nas respectivas carreiras. (Fotos: Jornal Pelicano).

NAVEGANDO.

O segundo semestre de 2025 se manteve estável em relação à Frota de Apoio Marítimo. Num comparativo com o mês de Julho de 2024, foram incorporadas 15 unidades. Atualmente 83% do total navegam com bandeira brasileira, segundo recente relatório da Syndarma/Abeam. Estamos na torcida para que a exploração da Zona Equatorial traga mais embarcações para o país.

Nos dias 30 e 31 de Agosto de 2025, o Exército Brasileiro realizou exposição de armamentos e equipamentos utilizados no dia a dia da força na Praça da Batista Campos, em Belém do Pará. Foi grande momento para a sociedade interagir com os militares e tirar suas dúvidas de como entrada na instituição.

Já no dia 1º de Setembro teve início a Semana da Pátria. Durante os próximos dias ocorrerão desfiles estudantis, palestras e exposições em comemoração ao 203º Aniversário da Independência do Brasil, que se encerrará em 07 de Setembro com o tradicional Desfile Cívico-Militar em todo o país. Se tudo der certo, o colunista assistirá a Cerimônia em Belém/PA.

Ainda repercute nas mídias sociais e jornalísticas a Sessão Solene pela Comemoração do Jubileu de Prata do ingresso das primeiras mulheres Oficiais nas fileiras da Marinha Mercante Brasileira. Os (as) Organizadores (as) estão com a sensação de dever cumprido por essa grande Cerimônia realizada pela Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).

O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar representou com honra a Marinha Mercante Brasileira na Cerimônia de Homenagem aos Combatentes Mortos em Guerra realizada no dia 18 de Agosto de 2025 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Lembrando que a Marinha Mercante teve muitas baixas durante a 2ª Guerra Mundial.

A matéria do Almoço dos 100 Dias dos Alunos da EFOMM-CIAGA fez o colunista relembrar quando foi Patrono da Turma “Atlante” formada no Ano 2000. Na época enfrentávamos a pandemia de Covid-19 e com certeza essa turma foi um marco de superação. Lembranças a serem guardadas e recordadas.

Ainda repercute, positivamente, a Cerimônia da Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil (AMCMB) realizada no último dia 23 de Agosto de 2025 na Cidade de Toledo, no Paraná, onde diversas personalidades civis e militares foram condecoradas com as mais diversas medalhas da instituição.

O colunista agradece ao Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Carvalho, um dos grandes Comandantes da nossa Marinha Mercante Brasileira, pela especial mensagem enviada, tecendo elogios pela participação na Feira das Profissões de uma instituição de ensino. “Essa depois eu conto”.

Os Capitães Fluviais Joelma Martins e Eladir Castro receberam lembranças das mãos do Dr. Sávio Barreto, que atualmente é o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará (OAB/PA) e do Dr. Murilo Jatahy, que é o Presidente de Direito Militar da OAB/PA. Com certeza nossa Marinha Mercante bem representada.

Ainda sobre os dois Comandantes Fluviais, chega informações à nossa coluna que os mesmos foram convidados para fazer parte da Comissão Estadual de Direito Militar da OAB no Pará como Membros Consultores. Mais um ganho para nossa instituição. Parabéns! (RM).