

O Desfile Cívico-Militar de 07 de Setembro de 2025 teve a participação da Marinha Mercante Brasileira através dos Destacamentos Escolar dos Alunos das Escolas de Formações de Oficiais do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA).
No Rio de Janeiro (RJ) a EFOMM-CIAGA fez parte dos desfiles das Escolas Militares representada pela sua Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais, Guarda-Bandeira, que incluiu a Bandeira da Marinha Mercante, e uma companhia de Alunos.
Já em Belém do Pará, a companhia de Alunos da EFOMM-CIABA fez parte do Grupamento da Marinha, com militares pertencentes ao Comando do 4º Distrito Naval. Também uma companhia de Alunas se fizeram presentes no destacamento feminino.
Ambas as Cerimônias contaram com as presenças de autoridades civis e militares, membros da Comunidade Marítima e a população em geral que prestigiaram as comemorações do 203º Aniversário da Independência do Brasil.
Comando do 4º Distrito Naval participa do tradicional Desfile de 07 de Setembro de 2025.


A Marinha do Brasil, representadas por tropas do Comando do 4º Distrito Naval, participou da tradicional celebração do 203º Aniversário da Independência do Brasil realizada na Avenida Presidente Vargas, em Belém (PA).
O numeroso público presente pôde acompanhar a passagem da briosa força naval que contou com a Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais, Estado-Maior e Guarda-Bandeira, Destacamento Feminino, Companhia de Alunos da EFOMM-CIABA, uma Companhia de Marinheiros, uma companhia do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, uma companhia de Fuzileiros Navais e o seu Grupamento Motorizado.
Várias autoridades civis e militares, entre elas o Governador do Estado do Pará, Sr. Helder Barbalho, acompanhado de sua esposa, fizeram-se presentes ao Desfile.
O atual Comandante do 4º Distrito Naval é o Vice-Almirante Adriano Marcelino Batista.
Psicanalista Ricardo Mendonça – Aquilo que treinamos o cérebro para ver, ele passa a enxergar em toda parte.
O “Efeito Tetris” vem de uma pesquisa curiosa: pessoas que jogavam o jogo Tetris por horas seguidas começavam a ver o mundo como peças que precisavam ser encaixadas. O cérebro cria padrões de percepção baseados no que repetimos.
Se treinarmos o cérebro para ver problemas, veremos problemas em todo lugar. Se treinarmos para ver oportunidades e coisas positivas, nosso cérebro passa a reconhecer essas chances automaticamente.
Aplicação prática para sua vida
- Como Líder: se você se acostuma a procurar só o que está errado (limpeza mal feita, atraso, desobediência, falhas), viverá preso à irritação. Mas se também treinar para enxergar esforços e boas práticas, terá material para motivar e reforçar disciplina sem só criticar.
- Na ansiedade: pessoas ansiosas têm um “efeito Tetris negativo”: veem só riscos e cenários de desastre. Treinar o cérebro para reconhecer conquistas e pontos fortes quebra esse ciclo.
No convívio a bordo, você pode escolher qual “Tetris mental” praticar: - Só caçar falhas: tripulação desanima, clima fica pesado.
- Caçar falhas + reconhecer acertos: tripulação cresce, moral sobe e o padrão da embarcação se fortalece.
NAVEGANDO.
No desfile estudantil de 05 de Setembro de 2025, onde a Escola Aureliana Monteiro homenageou a Comandante Sra. Joelma Martins, primeira Capitão Fluvial do Brasil, filha do Município e as embarcações que fazem história em Ponta de Pedras (PA), incluindo a embarcação “Atlântica III” de propriedade da empresa “Atlântica”, que foi a primeira Ambulancha dessa cidade, salvando vidas no período de 8 anos de bons serviços prestados a população.
A Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL) realizará no próximo dia 10 de Setembro de 2025, como parte de seu calendário, a 24ª Reunião Literária, no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ). Diversas personalidades civis e militares serão agraciadas com as condecorações da instituição. Também haverá a apresentação da Academia Infanto Juvenil de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro.
A Polícia Militar do Estado do Pará tem novo Comandante Geral. Trata-se do Coronel Sérgio Neves, que já atuou como Diretor de Operações da PMPA e desde Dezembro de 2024 era Secretário Adjunto de Gestão Operacional da SEGUP. O Coronel Ariel continua na função de Chefe do Estado Maior Geral da PMPA e o Coronel Mariúba passa a ser o Chefe do Departamento de Operações. Sucessos a todos.
Chega a informação que somente quatro Oficiais da Marinha Mercante foram condecorados, ao longo da existência, com a “Medalha de Mérito General Plínio Pitaluga” da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, Seção Valença (RJ). Entre eles, dois são conhecidos dos leitores: o colunista e o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar. Os outros não sabemos precisamente seus nomes.
No último dia 06 de Setembro de 2025, o colunista acompanhou a Abertura dos Jogos do Colégio “Paulista”, onde a filha estuda. Foi uma bela Cerimônia realizada no Ginásio da UEPA, localizada na esquina da Avenida Almirante Barroso com a travessa Perebebuí. Mais um dever cumprido na Semana da Pátria.
Por problemas de saúde, o colunista não pôde comparecer ao Desfile Cívico-Militar de 07 de Setembro de 2025 em Belém (PA), agradecendo o atencioso convite. Porém, pôde acompanhar pelas redes sociais e aplaudiu as passagens das tropas, esse ano sob responsabilidade do Exército Brasileiro, representado pelo Comando Militar do Norte e 8ª Região Militar. Parabéns aos organizadores. Missão cumprida.
Porém um representante da nossa Marinha Mercante Brasileira se fez presente, para não deixar passar em branco. Trata-se do Prático da Zona de Praticagem ZP-1 Luíz Omar Pinheiro, que já foi presidente do Paysandu e tem bons relacionamentos com as Forças Armadas e Forças de Segurança Pública.
A coluna agradece ao Capitão de Longo Curso Alla Moreira por ser um leitor assíduo e grande divulgador, inclusive da Marinha Mercante. Ele que comanda os navios da Possidônia e atualmente reside em Brasília, onde está costumeiramente ministrando palestras nas Organizações Militares da Marinha do Brasil.
A coluna entrará de recesso e voltará em Outubro. (RM).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – 4ª maior jazida de bauxita é descoberta no Pará.
-
Sindarma alerta para custos e segurança com a concessão do Rio Madeira.
-
Aprovada frente parlamentar para fortalecer navegação no Brasil.
-
Barcos elétricos prometem transporte limpo e barato para ribeirinhos da Amazônia.
-
Simulador de Manobras de Navios reforça segurança e eficiência nos portos brasileiros.