
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) entregou, no dia 27 de setembro, voadeiras (embarcações) e motores ao povo indígena Waiãpi, do Amapá. O objetivo da ação é possibilitar às comunidades o transporte por meio das águas do território, em especial para o acesso a serviços de saúde.
Oito aldeias centrais da Terra Indígena (TI) Waiãpi, território tradicional do povo Waiãpi, receberam os equipamentos: Akaju, Aramirã, Aruwaíty, Jakareakãgoka, Mariry, Ytape, Ytuwasu e Yvyrareta. O cacique Kumare Waiãpi agradeceu a iniciativa. “É muito importante esse apoio, porque nosso acesso pelo rio é muito difícil”, contou a liderança.
A chegada de motores de popa e de voadeiras não representa apenas a entrega de bens materiais, mas simboliza a concretização de um compromisso da nova gestão da Funai com a vida, a saúde e a dignidade dos povos indígenas.
Priscila Karipuna, coordenadora regional da Funai
A entrega foi realizada pela Coordenação Regional do Amapá e Norte do Pará (CR-ANP) da Funai, em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Amapá e Norte do Pará. A CR-ANP adquiriu os equipamentos a partir de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues (AP).
De acordo com a coordenadora regional da Funai, Priscila Karipuna, os equipamentos vão fortalecer o atendimento às demandas de saúde, assegurando maior rapidez nos deslocamentos e no acesso a serviços indispensáveis. “A chegada de motores de popa e de voadeiras não representa apenas a entrega de bens materiais, mas simboliza a concretização de um compromisso da nova gestão da Funai com a vida, a saúde e a dignidade dos povos indígenas”, destacou a coordenadora.
Priscila Karipuna também reforçou a importância do Parlamento na construção de políticas públicas que promovam a proteção e a valorização dos direitos dos povos indígenas. “Este avanço se torna realidade graças à parceria e ao apoio fundamental do senador Randolfe, cuja atuação firme em defesa dos povos indígenas têm possibilitado conquistas concretas como esta”, pontuou.
A entrega dos equipamentos reforça o compromisso da Funai com a promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas. Outras entregas estão agendadas para comunidades indígenas do Amapá e Norte do Pará e devem acontecer ainda em outubro.
CR Amapá e Norte do Pará
A Coordenação Regional do Amapá e Norte do Pará está localizada no município de Macapá (AP) e atua junto aos povos indígenas das etnias Galibi Kali’na, Karipuna, Galibi Marworno, Tiriyó, Katxuyana, Waiana, Apalai, Palikur e Wajãpi. Criada em 1987, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de povos indígenas nos estados do Amapá e Norte do Pará.
A área de atuação da CR Amapá e Norte do Pará abrange os municípios de Oiapoque (AP), Laranjal do Jari (AP), Pedra Branca do Amapari (AP), Monte Alegre (PA), Alenquer (PA), Almeirim (PA), Óbidos (PA) e Oriximiná(PA), onde vivem aproximadamente 13 mil indígenas.
À CR são vinculadas as Unidades Técnicas Locais (UTLs) Oiapoque I, Oiapoque II, Oiapoque III e Pedra Branca do Amapari. As UTLs têm como atribuições fazer a interlocução com instâncias governamentais locais para o acesso dos povos indígenas a direitos sociais; implementar ações de promoção e proteção dos direitos sociais, de etnodesenvolvimento e de proteção territorial; implementar ações para a preservação e a proteção do patrimônio cultural indígena.
É por meio das CRs e UTLs que a Funai se faz presente nas terras indígenas e planeja a implementação de ações em diálogo e consulta prévia às comunidades.
Por Portal da Navegação, via gov.br
Notícias relacionadas
-
Hidrovias se tornam corredores estratégicos para exportação de grãos.
-
CDP põe em ação plano de contingência à segurança portuária.
-
Comissão aprova programa ‘Rios Livres da Amazônia’ para impulsionar transporte fluvial.
-
Amazonas receberá R$ 1,7 bilhão para construção de 188 embarcações.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha incorpora o Navio de Assistência Hospitalar “Sargento Lima” na região Norte.